domingo, 25 de março de 2012

preparação? hein?


Boa Tarde, galera do Buteco!

Chegamos ao segundo turno da fase de grupos da Libertadores e encontramos nosso Mengão numa situação pouco confortável. Creio que isso pode acabar sendo positivo pois vai demandar do time uma união e comprometimento que ainda não vimos esse ano, exceto no jogo que serviria para detonar o Luxemburgo. Esperamos que os jogadores tenham aprendido lições do último confronto e não entrem acreditando serem inferiores aos paraguaios. Mas que também saibam que mesmo sendo bons o bastante para vencê-los lá, vão enfrentar um time aguerrido e que não vai desistir até o apito final nem deixar de apelar para quaisquer recursos como violência, catimba, sumiço de gandulas, etc. Cabeça no lugar e concentração são as chaves para um bom resultado no Defesores del Chaco.

Nesta semana que passou, tivemos o desprazer de observar mais uma ação incrivelmente amadora da diretoria do Flamengo. A carta-súplica entregue aos jogadores foi de um ridículo poucas vezes visto mesmo no Flamengo que é expert nesse assunto. Pior do que a esposição clara de inaptidão para uma função de chefia, o gerente de futebol, Jairo dos Santos demonstrou inocência pueril. Pior, perdeu completamente qualquer possibilidade de ter moral com um elenco experiente e que sabe ter poder para derrubar qualquer funcionário do clube abaixo da presidência. Que tal se, ao invés de ficar escrevendo cartinhas, o gerente de futebol estivesse se preocupando em fazer algo para cobrar as faltas e os excessos fora de campo do craque-estrela do time? Ou se preocupasse em gerenciar junto com a comissão técnica, os fisiologistas e o corpo médico os recursos humanos para os jogos que realmente importam dentro da sequência que vem por aí?

Quarta-feira, teremos um jogo duríssimo contra um adversário empolgado, vindo de vitória mesmo usando time misto, casa cheia e uma torcida que pressiona o jogo todo. Nossa "preparação" para esse jogo foi usarmos a maioria dos titulares numa partida irrelevante onde jogamos - novamente - quase todo o 2o tempo com um a menos. Qual vai ser a desculpa se estivermos vencendo e o time levar o empate ou uma virada por causa de cansaço? Será que dessa vez nosso treinador vai usar as substituições de maneira inteligente ou só para gastar tempo depois dos 43 minutos?
...

Peço licença ao Gustavo, pois sei que ele vai abordar a partida de ontem na coluna de amanhã, para comentar o que considero ser a melhor coisa que aconteceu em Votla Redonda: Parece que o Diego Maurício realmente acordou depois de um ano inteiro achando que era um craque injustiçado por não ter sido vendido ao glorioso futebol da Ucrânia. Se movimentou bem, ajudou na marcação pelo lado direito, correu bastante e fez uma excelente dupla de ataque com o Vágner Love. Se continuar assim, pode ser que mereça ser incluído na relação da Libertadores na próxima fase, de preferência no lugar do Galhardo.

abs e SRN!