quarta-feira, 14 de março de 2012

O Olimpo e o Olimpia


Como a maioria aqui deve saber, o nosso caríssimo amigo Carlos Mouta está passeando em terras chilenas e, por conta disso, me pediu pra escrever a coluna de hoje. Tarefa árdua, posto que o considero insubstituível, obviamente por mérito, ao contrário, claro, do enfastioso Canelada (não perco a oportunidade, né Gustavão kkk).

O assunto do momento é a volta ou não do Adriano, mas prefiro falar do nosso próximo adversário, que enfrentamos já nessa 5a feira.

O Olimpia do Paraguai, diferente do que se pode supor, não é nenhum timequinho exótico que vaga pelo continente Sul Americano. Fundado em 1902, possui em seu cartel de conquistas 3 Taças Libertadores da América (1979, 1990 e 2002), além de uma Copa Intercontinental, uma Supercopa Libertadores e duas Recopas Sul Americanas. Ou seja, parece que sabem jogar campeonatos internacionais e devem vir com time arrumadinho, já que foram campeões do último Apertura, o campeonato nacional deles, além de estarem liderando o atual.

A média de idade do time é de cerca de 26 anos e, no ataque, um nome que nos é familiar, Maxi Biancucchi, o famigerado primo do Messi, que quando cá esteve apelidei de "a coisinha", devido a sua elevadíssima estatura.

Na última 6a feira, o Olimpia derrotou o Libertad fora de casa, com 2 homens a menos. Portanto, nada de salto alto, favoritismo exagerado ou algo do gênero. Respeito, sem medo.

A boa notícia é que no último jogo senti pelo menos a defesa ou ao menos a zaga mais arrumada, passando mais segurança. Li que na 3a feira o time treinou muito bem e devemos ir a campo com Paulo Vitor (Felipe); Galhardo, González, Deivid Brás e Junior Cesar; Muralha, Luiz Antônio, Bottinelli e Thomás; R10 e Love.

Pois é, parece que o Thomás roubou a vaga do Deivid, pelo menos até ir pra Seleção.

Não podemos negar que é um meio de campo bem leve, chega mesmo a surpreender tal escalação com o Joel no comando. A impressão que tenho é que ele está disposto a agradar ou ouvir os anseios da torcida (claro que com o auxílio mediúnico dos desfalques), deixando de lado inclusive o esquema de 3 zagueiros.

Confesso sentir uma certa preocupação quanto à marcação frouxa, o entrosamento ainda é pouco, mas talvez já suficiente pro papai abandonar os 3 zagueiros. Vamos ver se o Bottinelli vai jogar de volante ou de meia.

Enfim, torço demais pra que esse Flamengo rejuvenescido encaixe, que a torcida abrace o time de garotos e que mostremos pros paraguaios do Olimpia que o Deus do Olimpo é um só e veste vermelho e preto.

#vaipracimadelesmengo