sábado, 31 de março de 2012

MEDIOCRIDADE



Mediocridade é a palavra que me vem a mente quando leio manchetes como "Flamengo muda o foco e garante pensamento no Bangu", "Flamengo vai jogar com os titulares contra o Bangu", "Flamengo vai ter força máxima contra o Bangu".

Essa é a palavra que também inunda meus pensamentos quando vejo, leio ou ouço algo relacionado ao nosso atual técnico, Joel Santana. Um profissional medíocre, de conquistas medíocres, com ambições medíocres, com conhecimento tático medíocre, que gosta de fazer com que seus times joguem um futebol medíocre.

Medíocre também vem sendo o futebol e as conquistas do Flamengo. Sim, é difícil reconhecer, é chato pensar, é desanimador encarar, mas a verdade é que levamos 17 longos anos pra conquistar um mísero Campeonato Brasileiro. Pior do que isso, estamos há mais de 30 anos (TRINTA!!!) numa longa e interminável fila pra conquistar uma nova Libertadores.

Enquanto isso vamos colecionando taças do Carioquinha. Um campeonato que já teve sua graça, sua importância, mas que hoje se resume a ganhar dos 3 rivais locais. Muito, muito pouco. Sei que há quem ainda aprecie e goste do Estadual, mas, particularmente, vejo essa taça como um objeto representatativo dessa mentalidade pequena e medíocre que se apossou do CRF nos últimos tempos.

O mais triste é constatar o planejamento que foi feito (engana-se quem acha que não houve um). A Diretoria medíocre contratou um técnico medíocre pra ganhar um campeonato medíocre. Genial e absolutamente lógico e perfeito, não? Sim, diriam os medíocres.

Enquanto isso a tão almejada Libertadores é jogada pra escanteio e o jogo contra o Bangu, em Macaé, ganha contornos de decisão.

Já a partida contra o Emelec, disputada 3 dias depois, fora do país, na prática é tratada como pedra no sapato.

Além do risco de lesão, da falta de treinamento e correção de posicionamento (a verdade é que o Flamengo não treina), os jogadores voltarão de Macaé de avião no domingo a noite e, no dia seguinte, já pegarão o vôo pro Equador. Claro que chegarão todos bem descansados, devidamente treinados e bem preparados pro jogo decisivo. (In) questionável!

E nem como jogo treino a peleja de domingo servirá, uma vez que o Joel vem mandando a campo no Estadual um time misto, que conta com Kleberson e Diego Maurício, jogadores sequer inscritos na Libertadores.

Termino com a seguinte citação:

"Agradeço aos medíocres por terem me ensinado o que os vencedores jamais poderiam me ensinar. Com eles aprendi, exatamente, o que eu não devo fazer para obter o sucesso." Glauco Battista

Melhor seria virar tudo do avesso. Dane-se o Bangu, eu quero ganhar do Emelec e do Lanus.