quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Bye bye, Luxa!

O Flamengo tem, no dia de hoje, a sua primeira partida mais importante do ano, que vale definitivamente a vaga para a fase de grupos na Libertadores e pode representar o momento de despedida de Vanderlei Luxemburgo do cargo de treinador do clube rubro-negro.

As duas hipóteses se complementam, pois, no caso de eliminação do clube ainda na atual fase, a defenestração do técnico será praticamente automática, por justa causíssima, senão trabalhista, porém técnica.Obtendo a classificação e, consequentemente, a participação no mais importante torneio sul-americano, tudo o que tem ocorrido na Gávea leva a crer que Luxa entregará o cargo com o vaidoso discurso de que sai do Flamengo deixando-o dentro da competição internacional de acordo com o planejado no famoso "pojeto".

O fato é que as relações do Luxemburgo com os dirigentes, jogadores e torcida parecem escarçadas como os fios de uma velha corda de varal usada, não deixando de ter a sua importância também que, após quase um ano e meio de trabalho à frente do time, o fracasso é evidente e incontestável. Citei time e alguém pode questionar com razão: que time? Verdade, uma pergunta pertinente. Pode-se falar em elenco, grupo, rapaziada legal, bando de jogadores, mas jamais em um time em qualquer período de sua atual passagem pelo clube. Um time jamais formado no sentido correto da palavra, apesar das boas condições oferecidas e do enorme apoio desfrutado desde a sua chegada à Gávea.

Fico à vontade para reconhecer e concordar que chegou a hora da despedida, ou até passou dela, já que alimentei durante alguns anos o desejo de ver o Luxa de volta ao Flamengo, que iniciou o ano novo com a mesma cara suja de 2011 cujo menu oferece à sua imensa torcida chutões, bicões, passes errados pra frente e pra trás e um chute a gol no 2º tempo do jogo contra o fraco Real Potosí, na semana passada. Assim é o "time" recheado de volantes do professor de plantão.

Por isso, por tudo isso, por causa disso também, a conclusão óbvia da coluna é deixar uma mensagem otimista aos amigos deste famoso Buteco: pelo andar da carruagem, hoje será o último dia de Vanderlei Luxemburgo no Flamengo, pelo menos como treinador. A não ser que aja muita coisa escondida por trás das palavras lidas e ouvidas no mês passado.

Palavras de torcedor, desejos de torcedor para que seja um adeus com vitória, mesmo aos trancos e barrancos com base naquele trio "imexível" de volantes.

Mais à frente a gente vê como é que fica com o novo treinador.


SRN!