segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

No Topo do Mundo Futebolístico e Na Berlinda

Buongiorno, Buteco! Começamos a semana na ansiedade do confronto de estreia do Mais Querido na Pré-Libertadores, logo no "Topo do Mundo Futebolístico", pois, afinal de contas, não se sabe de outro lugar no planeta em que se dispute futebol profissional a uma altitude maior do que na rústica (e, na minha opinião, bela) cidade boliviana de Potosí, de passado rico e mineração, porém de presente modesto em termos econômicos. O adversário, o Real Potosí, segundo informações que circularam recentemente na Internet, tem folha salarial que não chega a R$ 100.000,00 (cem mil reais), ou seja, algo que se compara a um time mediano ou pequeno do interior do Estado do Rio de Janeiro, Minas Gerais ou São Paulo nos dias de hoje. Mas nos 4.000 metros de Potosí o ar rarefeito e, os Deuses rubro-negros queiram que não, eventual chuva e vento, além do frio, tornam as condições ambientais um tanto extremas e podem efetivamente nivelar tecnicamente a partida. Resta torcer para que a preparação em Sucre e agora em Potosí venha de fato produzir os efeitos desejados.

Medo de hostilidade da torcida boliviana por conta da campanha contra jogos na altitude? Não. Trata-se de um povo pacato, ordeiro e educado, feliz, pelo que se lê nos jornais, pela presença de Ronaldinho Gaúcho em sua cidade. Se receio pode haver para essa partida, ele tem por nascedouro tudo o que ocorreu esse ano na "pré-temporada" do Mais Querido. Parece que fez-se de tudo para estragar e arruinar a campanha na Libertadores/2012: a) da (boa) lista de reforços apresentada por Luxemburgo, os que realmente faziam a diferença até o momento não foram contratados; b) jogadores com luvas, prêmios ou direitos de imagem atrasados e o Vice-Presidente de Finanças xingando-os via imprensa de "marketeiros", provocando grande insatisfação; c) treinador, Vice-de-Finanças e Ronaldinho travando uma queda-de-braço por poder e controle nos bastidores, que (dizem) gerou um "ou eu ou ele" por parte do atleta recentemente; d) Diretoria aparentemente dando apoio ao atleta a fritando o treinador, deixando vazar à imprensa que ele será demitido, às vésperas do jogo que definirá a entrada do Flamengo na competição mais importante da temporada, numa manobra de deixar o Marcos Braz com inveja tanto pelo destrambelhamento, como pelo caráter espalhafatoso; e) o treinador, também vazando para a imprensa, claro, antes disso resolvera investigar, no melhor estilo "Scotland Yard", uma noite de amor de Ronaldinho com uma mulher no hotel, pedindo a rescisão contratual com o meia; f) a diretoria ainda não se acertou e nem pagou Ronaldinho, e disse que os atrasados são de responsabilidade da empresa parceira que nunca foi e pode nunca ser; g) time titular se arrastando em campo nas partidas amistosas preparatórias, com o mesmo esquema de jogo falido e escalação que quase puseram a perder todo o trabalho do ano no segundo turno do brasileiro do ano passado, enquanto o time reserva, com outros esquema tático e atletas, está voando e impressionando a todos; g) Ninho do Urubu interditado! h) Perda do segundo principal jogador do time para o adversário mais odiado pela torcida por conta de incompetência da diretoria e i) adversários e seus dirigentes debochando o quanto podem da presidente e do clube.

Ufa! Será que eu me esqueci de algo? Bem, pouco importa a essa altura, não é? Os amigos repararam como nos últimos dias o noticiário foi aquecido com notícias de possíveis novas contratações? Pois é. Parece que hoje, inclusive, tem até reunião na Rússia, vejam só!

O certo é que tudo o que podia ser feito para o Flamengo ser eliminado na Pré-Libertadores foi feito.

Agora resta a São Judas Tadeu interceder, não por essa gente que está à frente das decisões do clube, mas pela imensa Nação espalhada pelo mundo e que não merece ser tão mal-tratada.

Quarta-feira estaremos mais uma vez, todos os corações rubro-negros do mundo, juntos e torcendo pelo Mais Querido.

Bom dia e SRN a todos!