sábado, 10 de dezembro de 2011

Silly Season!




Esta talvez seja uma das partes da temporada que eu mais gosto, a das especulações. Elas sempre trazem a esperança de jogar fora o que é ruim e atrair algo melhor para o futuro. Acho que aí está o principal motivo de eu gostar da festa de ano novo e odiar o natal e o que ele representa (para mim). Cada um faz sua lista e vou tentar analisar alguns casos mais friamente, pensando no que o Flamengo poderia fazer, já que logicamente, não irá dispensar 19, 20 atletas.

Pensando como dirigente, tentarei “buscar” os reforços para que o time tenha uma boa temporada e tente chegar a mais uma decisão de Libertadores. A ideia é de um time forte com reservas que podem a qualquer momentos transformar-se em titular e as promessas do clube para reposição durante a temporada. Assim entram gradualmente e a transição é natural. Já mudei de ideia mais de vinte vezes, mas vou pensar que alguns farão em 2012 temporada melhor. Popularmente falando, a barca zarparia assim:

Goleiro: Vinicius (fim de contrato), Marcelo Lomba (empréstimo ou venda)
Lateral: Galhardo (empréstimo), Rodrigo Alvim (dispensa ou troca)
Zaga: Angelim (já anunciada, fim de contrato), Gustavo (dispensa ou troca)
Volantes: Maldonado (dispensa ou troca), Fernando (já anunciada, fim de contrato)
Meia: Fierro (dispensa ou troca), Renato (fim de contrato), Vander (fim de contrato)
Ataque: Jael (dispensa ou troca), Negueba (empréstimo)

Galhardo e Negueba seriam os únicos jogadores da base a ser emprestados para pegar experiência em outro clube da série A ou B. David Brás e Diego Maurício podem ser moeda de troca, caso venham outros jogadores para suas posições ou seja um bom negócio para o clube. Não reaproveitaria nenhum dos jogadores que retornam de empréstimo, exceto Guilherme Camacho, os demais seriam emprestados, trocados, vendidos ou dispensados. O elenco-base ficaria assim:

Goleiros: Felipe (compra), Paulo Vítor, César
Laterais: Léo Moura, Jr. César e Egídio
Zaga: Alex Silva, Wellington, David Brás, Frauches e Marllon (bom e sobe pela idade)
Volantes: Airton, Willians (mais uma chance), Luiz Antônio, Muralha
Meias: Thiago Neves (compra), Bottinelli, Thomaz, Camacho
Atacantes: Ronaldinho, Deivid (caro, mas melhorou muito no final), Diego Maurício

Todos, exceto César, Marllon, Frauches e Camacho foram titulares este ano e podem ser em algumas partidas da temporada. São 21 atletas de bom nível, um bom elenco-base. Os reforços seriam pontuais e de qualidade, pois temos uma base forte e excelentes opções de “pratas-da-casa”. Seriam: Émerson, Coritiba; Bruno Vieira, Figueirense; Aranguíz, Universidad de Chile; Osvaldo, Ceará; Vagner Love, CSKA. Um lateral para cada lado, um zagueiro, um volante muito moderno e excelente, dita o ritmo, e dois atacantes, sem contar a compra do Felipe e do Thiago Neves.

Meu time titular no começo da temporada seria: Felipe, Léo Moura, Émerson, Alex Silva, Mena; Willians, Aránguiz, Thiago Neves, Ronaldinho; Deivid e Love. Seria ou não equipe para vencer Libertadores? E o elenco? Na equipe reserva estaria: Paulo Vitor, Bruno Vieira, Wellington, David Brás, Jr. César; Airton, Muralha, Luiz Antônio, Botinelli; Osvaldo e Diego Maurício. Não dá para começar o carioca com este time? Dá até para jogar o carioca, deixando a equipe principal para os clássicos e poupar jogadores importantes durante a temporada, inclusive o Ronaldinho. Sem a responsabilidade de decidir, jogadores como Thomaz, Camacho, Frauches, Marllon, e outros seriam bem mais uteis e fariam uma transição mais tranquila.

Como saldo geral 10 dispensas, 3 empréstimos e 6 contratações e 1 retorno (Camacho). Tentando comparar as contratações com as dispensas, Vinicius, Rodrigo Alvim, Angelim, Gustavo, Maldonado, Fernando, Fierro, Renato, Vander e Jael custam algo em torno de $ 1,1 Milhão de Reais mensais e os seis possíveis contratados custariam aproximadamente $ 1 Milhão de Reais mensais. Aumentaria assim a qualidade e a competitividade deste elenco para a temporada 2012. 

Chegou um lateral-esquerdo, desconhecido da maioria, Magal do Americana, a imprensa do interior de São Paulo diz que foi um dos destaques na equipe na segundona, mas para jogar no Flamengo é preciso muito mais, esperemos. Pelas especulações será montado um supertime, e nem são os que citei acima em maioria, mas quem dera todos os reforços jogassem no clube, inclusive os que a imprensa espqcula. É aí que está o encanto da silly season, o problema que esse mesmo encanto pode virar decepção rapidamente!

Somos Flamengo, Vamos Flamengo!