sábado, 3 de dezembro de 2011

Rivalidade e respeito

Nesta semana eu ouvi uma coisa que me fez refletir: "o Vasco atual tem a simpatia da maioria porque parece um país libertado de uma ditadura". Coisas de Eu-Rico! Torço para que a instituição de rivalidade mais do que centenária, o Vasco da Gama continue grande, pois sem ele nós também diminuiremos, e nem ligo se vão ser campeões ou não. O que importa mesmo é o Flamengo! Trata-se de uma vaga na taça libertadores e como torço por um Flamengo mais forte, maior, devemos estar na Taça Libertadores da América do ano que vem. Quem sabe um clássico dos milhões na libertadores? Seria ótimo!

Este, o de amanhã, deve ser um clássico, que mais clássico impossível. Com muita História e respeito dentro, e espero eu, fora de campo. O Clube de Regatas do Flamengo é nascido em 1895 e terá em 2012 o centenário do seu futebol. Tem desde os tempos mais remotos o Vasco da Gama como seu rival no esporte mais popular, à época de seus nascimentos, o remo. Hoje a rivalidade é maior no futebol, mas não é exclusiva dele, pois somos poliesportivos, ou seja, o Vasco é nosso rival mais antigo e em qualquer canto.

Nosso rival foi fundado em 1898 e seu nome é uma homenagem ao navegador português de mesmo nome, Vice-Rei do Vice-Reino da Índia Portuguesa. O fundamental aqui não é o passado, sim o jogo. Este jogo deve ser tratado com respeito aos nosso adversários, de bela História. Um clube que elegeu o primeiro presidente de clube não branco, numa época de muito preconceito étnico (não diferente de hoje), o mesmo que formou equipes vencedoras com negros e humildes no inicio de sua história futebolística. O respeito deve ser mutuo, espero que nos respeitem também.

Sempre gostei muito de esportes, desde criança, sempre fui assim e observo algo importante que acontece aos nosso rivais. Como quando o Vasco jogou, e fez, partida parelha contra o San Antônio Spurs da NBA no falecido Mc Donald's Cup de 1999, o mundial de basquete da época, ou quando elege Roberto Dinamite, ídolo maior do futebol deles para a presidência do clube (Alô Zicão!), ao Botafogo quando homenageia (sempre) seus heróis do passado tratando-os com respeito com exemplos como Nilton Santos, Gérson e Jairzinho. Ou ao Fluminense que inacreditavelmente sai de 99% rebaixado em 2009 para campeão brasileiro de 2010. Faz parte do esporte.

É muito engraçada a perseguição da arco-íris contra mim! Desde criança meus amigos mais chegados na escola, no condomínio onde fui criado, e alguns deles na universidade, não torcem para o Flamengo. Por outro lado há algo que me orgulha e incomoda ao mesmo tempo. É a preocupação excessiva de torcedores rivais com o desempenho do Flamengo. Porque nossos rivais não torcem por nós quando estamos em pelejas fora dos domínios estaduais? Medo ou respeito exacerbado? Porque o Vasco, o Botafogo e o Fluminense são o RJ no Brasil (entre si) e o Brasil contra os estrangeiros e o Flamengo tem mais é que se ferrar? Rivalidade é o nome!

Para os outros torcedores a maior rivalidade é com o Flamengo, no meu caso, como torcedor rubro-negro é com o Vasco, pelas memória afetivas em embates que perdi e que venci no Maracanã, só por isso. Seja na terra, seja no mar foram, são e serão nossos maiores rivais, mas nada impede que por razões afetivas, como as minhas, outros escolham Botafogo ou Fluminense. Certamente, todos estarão contra nós. O Vasco pelo título, o Fluminense pela vaga na direta na libertadores e o Botafogo pela vaga na pré-libertadores, mas antes de tudo todos contra a vaga do Flamengo! (no caso do Botafogo ele só irá se o Flamengo for porque não nos alcança mais!) Precisamos de um resultado positivo para carimbar a nossa vaga, empatando ou vencendo, se perdermos provavelmente estaremos fora! Temos que respeitar nossas tradições e fazer valer as tradições deles (repetindo: Vice-Rei do Vice-Reino da Índia Portuguesa), mas sempre na base do respeito. Estádio de futebol é lugar para torcer, fora dele devemos respeitar a sociedade e suas leis, passou dos limites é criminoso e deve ser punido. Chega de briga!

Para concluir vou contar uma passagem: Quando o Vasco caiu para a segunda divisão não zoei nenhum vascaíno naquele momento e explico. Meu sogro é corintiano e vi o quanto sofreu quando seu time caiu. Além disso, perderíamos dinheiro no ano seguinte, sem o clássico e a rivalidade. A instituição se mancha, mas quem sofre são as pessoas. Pensei em meu tio e meu primo vascaínos, que sofriam muito com aquela situação e sempre me trataram com o máximo respeito quando o Flamengo vivia em situações de risco como em 2002, 2004 e 2005 quando ficamos às portas de um rebaixamento. Não assisti ao jogo final contra o Vitória, por que não me interessava, tinha outros a fazeres. Liguei para outro primo, este rubro-negro até a raiz, que estava na casa deste tio vascaíno e disse que também não teve coragem de zoar meu tio, dizendo ser triste ver um cara durão, mas sempre carinhoso conosco chorar aos 55 anos de idade por causa do futebol. Deixou ali de ser apenas esporte, para ser algo pessoal, mas como eles mesmos dizem o sofrimento não pode parar (será que errei?). Deixei passar e só zoei dois meses depois.

Dedico este texto aos quatro! Meu sogro que será campeão (cara sensacional), meu tio que não irá chorar porque o Vasco não vai cair, apenas perder um titulo, meu primo vascaíno (na mesma situação) e meu primo rubro-negro. Temos uma convivência sensacional assim como deve ser o relacionamento entre os clubes. Parceiros fora de campo e adversários dentro dele, não inimigos. Rivais sim, inimigos jamais! Sobre o Flamengo, devemos e vamos jogar a Taça Libertadores de América ano que vem! Sim! Este é o objetivo do centenário do nosso futebol, ainda mais com as dispensas animadoras que estão sendo veiculadas na imprensa. Esse era o pôjeto. Tá xerto?

NO PASSARAN!!!
Flamengo contra todos e contra tudo!
Somos Flamengo, Vamos Flamengo!