sábado, 1 de outubro de 2011

Os Porquês do Flamengo que nos irrita


V(W)anderlei(y) Luxemburgo tem, ainda hoje, características e qualidades que possam levar o Flamengo ao 7º titulo brasileiro de futebol. Ele é trabalhador, disciplinador e ex-boleiro, fala a “língua do jogador”. Alguns aspectos me irritam profundamente quando vejo o time jogar. A repetição dos problemas demonstram que os erros são estruturais. O modo como o treinador pensa a equipe está certa, errada está a montagem, o posicionamento de algumas peças e o que me parece o treinamento. Os atletas parecem não entender o que ele diz e ele tenta tapar o sol com a peneira depois dos jogos. As maiores falhas da equipe são as jogadas ofensivas (falta) e o posicionamento da defesa. A falta de profundidade do ataque, com o agravante dos fundamentos mal executados (movimentação e passe errados) me irritam muito. O time peca nas finalizações e nos passes verticais ou diagonais. Além disso, o time se posiciona mal nos contra-ataques ofensivos e nos adversários também.

1º- O time é estático

Os volantes, que não avançam, esperam a bola não dando opções aos laterais e zagueiros na saída de bola ocasionando os chutões (chutão = erro tático ocasionado pela falta tranquilidade dos zagueiros, de mobilidade e mau posicionamento dos meias e a não aproximação dos laterais e volantes) e com a bola ficam girando sem jogadas diagonais. Os meias devem se movimentar. Renato Abreu ou Botinelli com a bola no pé e dão passes laterais ou para trás e correm com ela. Sinto falta da aproximação para triangulações dos meias-atacantes (Ronaldinho e Thiago Neves no caso) não se deslocam corretamente e não aproximam do centroavante tornando o time imóvel, distante e previsível. Não há assim a possibilidade das jogadas pela entrada dos homens abertos pelas diagonais do ataque para o meio e as triangulações para o “ataque facão e com o falso 9” porque falta um homem centralizado com qualidade no passe, o enganche. A concepção do Luxa está certa a execução do time está errada. A equipe me parece distante, falta compactação, aproximação dos que vem de trás, deixando o centroavante isolado. Este elenco ainda é um dos melhores e mais bem pagos do país, não é a toa, falta é vontade de vencer, sangue nos olhos, querer ser campeão, vencer os jogos, ser FLAMENGO!

2º- O método de treinamento “vicia” os erros táticos e acentua os técnicos

a) Por mim acabava com essa farra de rachão! Rachão seria uma vez por mês. Faria treinos técnicos com bola em campo reduzido para aumentar o posicionamento e rapidez de raciocínio. O rachão (não é o único culpado) seria em dois toques com 13 para cada lado, melhoraria fundamento (passe e movimentação) e aproximação dos jogadores, forçando a compactação;

b) Não se veem jogadas ofensivas com triangulações e ultrapassagens, se são treinadas agente não vê isso em campo. Falta o treinamento com peças novas em situações diversas de jogo, falta também apostar mais na garotada que com certeza vai escutar o experiente treinero e executar as funções pedidas. Falta a movimentação frontal dos volantes e dos laterais e as diagonais dos meias atacantes. Não é correr a esmo (Thiago Neves) deve ser coordenado, sincronizado, abrindo espaço para o outro. Falta treino de contra-ataque;

c) Sempre tomamos gol de bola parada, cruzamento ou ultrapassagem de jogador de defesa (volante ou lateral) que não é acompanhado (não restariam muitas outras opções, reduzindo a possibilidade de sofrer gol). A prioridade deve ser o posicionamento dos volantes e laterais que sobrecarregam os zagueiros. Os meias devem fechar o espaço e acompanhar os laterais até a intermediária de defesa pelo menos, mas deixando sempre dois soltos para preocupar o adversário (Ronaldinho e o centroavante, para mim Diego Maurício). A chave é a compactação do espaço tanto para atacar quanto para defender, aproximação, sincronização, padrão. A marcação, em minha visão, deveria ser de defesa alta com a linha de zagueiros na intermediária empurrando o adversário, mas no Brasil não se utiliza isso. Trabalharia a defesa em 40, 50 metros da intermediária para frente, pressão (em algumas situações se utiliza a zona defensiva em 30 metros, acho arriscado demais, se passa algum jogador na diagonal vai na cara do gol).

3º - Posicionamento e escolha errada de peças para funções determinadas

No esquema utilizado pelo Luxa utilizaria Aírton e/ou Maldonado como 1º volante ou ambos em linha na cobertura dos laterais; o Renato Abreu 2ºvolante, não como meia disputando posição com os dois primeiros e com o Willians abrindo espaço para mais um atacante que fecharia o lado do campo em duas linha de quatro jogadores; o Botinelli como enganche não aberto pela esquerda e reserva do enganche titular Ronaldinho ou Thiago Neves dependendo da situação; pelo chute e rapidez no contra-ataque utilizaria o Thiago Neves como atacante pela esquerda fechando o lado esquerdo sem a bola; Diego Maurício seria o Centroavante, tem força e velocidade para isso ou caindo pelo lado direito abrindo espaço para o Ronaldinho centralizado; Ronaldinho Gaúcho deve ter mais vontade de fazer gols, portanto centralizado deve ser o “arco e a flecha”. As possibilidades são muitas táticas e na própria escalação da equipe titular.

No que eu vejo, leio e ouço Barcelona e Real Madrid são exemplos a ser seguidos. No Barça sempre tem treino técnico e há um revezamento de jogadores durante a temporada, no Real todos os treinos executados com bola, inclusive os físicos. No Flamengo jogam os mesmos fazendo as mesmas coisas erradas e os outros entram no desespero, com a corda no pescoço. Comparando com outros clubes o Flamengo não fica a dever aos atuais lideres. Se faltam um zagueiro e um centroavante acho que pode se resolver com treinamento. Com um sistema defensivo melhor treinado o miolo de zaga ficaria menos exposto e o mesmo pode se dizer do ataque com Diego Maurício e a molecada, treinados, na frente poderiam resolver nossos problemas. Se medalhão não rende, coloca a molecada para ver se eles não vão e lutar pelo lugar no time. Tudo vai depender do jogo de amanhã, mais do comportamento do que pelo resultado em si, ainda acredito em um bom final de ano.

Somos Flamengo, Vamos Flamengo!