sábado, 3 de setembro de 2011

Paciência e Fé


Bom Dia, Buteco!

Sem euforia ou desespero: o que de fato precisamos? Faltam 18 jogos para que o Flamengo mesmo com todas as adversidades seja campeão brasileiro. Campeão não! Hepta Campeão! Já é sabido que temos limitações e também virtudes. Teremos é que lidar com a impaciência e a expectativa desse novo caneco para nossa galeria. Não vou falar sobre esquemas táticos, desempenho técnico, rendimento da equipe e etc.. Vou tentar com calma analisar o que precisamos para sermos os vencedores no dia 04/12/2011.

Desde a instituição dos pontos corridos em 2003 o campeão do segundo turno é o campeão brasileiro. Exceto com os clubes gaúchos, o Internacional de 2005 e o Grêmio de 2010. para o caso do Inter ocorreu o caso Edilson da manipulação de resultados e no caso do Grêmio uma figura histórica lá, Renato Portaluppi, o Gaúcho, levou o time de rebaixado a libertadores. Partindo de 2006 quando o campeonato assume sua forma atual com 20 clubes, o campeão do segundo turno faz aproximadamente 40 pontos em média e é o campeão do campeonato. Com um cálculo raso o Flamengo precisaria de 12 vitórias e 4 empates ao menos, ou até menos do que isso. Tudo vai depender se o campeonato vai se manter equilibrado ou se haverá uma escapada de dois ou três times.

Duvido muito que a nossa equipe tenha mais do que 5 derrotas nesse segundo turno. O campeão em média obtém 21 vitórias, no minimo 19 (Flamengo em 2009), ou seja, um turno. Com mais 10 vitórias chegaremos a 19 somadas aos 9 empates de hoje 66 pontos. Temos que diminuir a margem dos empates por que é possível que se empate mais 5 ou 6 jogos. Isso parece danoso para nós, mas os empates do primeiro turno podem ter sido benéficos. Prevenindo vai ser melhor perder pouco e ganhar os jogos chaves como Corinthians e São Paulo fora e Cruzeiro, Santos e Inter em casa porque estes, mesmo que não briguem pelo título irão tirar pontos do bloco da frente. Ainda teremos os clássicos e o Palmeiras em casa.

Pode ser absurdo o que vou falar, mas se formos derrotados é melhor que seja para os times que estão brigando para não cair e fora de casa. Nesta situação estão somente o Avaí, ultimo jogo, Atlético-Mg, Atlético-GO e Ceará. Os outros são: Bahia amanhã, América-MG, Atlético-PR, e Grêmio, nestes não podemos dar mole, pois jogaremos em casa. É passar o carro por cima (o bonde). Com segurança mais 12 vitórias seria o ideal para vencer o turno e o campeonato porque não perderemos 6 partidas se mantivermos o desempenho. Caso não fiquemos muito desconfigurados (Ronaldinho não joga amanhã) podemos vencer qualquer time dentro e fora de casa porque Flamengo é Flamengo!

Todo jogo é difícil, todo jogo é final. Com 3 clássicos, 4 partidas do pessoal de baixo em casa, 3 partidas contra grandes que vão tirar pontos dos outros também em casa demonstra a dificuldade que vai ser. Quem não aguenta bebe água! A tabela nos favorece sairemos de casa apenas para jogar contra Corinthians, Atlético-MG, Grêmio e São Paulo, clássicos. O resto podemos vencer fora de casa, inclusive o Coritiba. Esse é o ano da quebra dos tabus.

Se fizermos os mesmos pontos de hoje (36) chegaremos com segurança ao título. O cálculo da distância para os nossos adversários é o seguinte: Se o Corinthians fizer 40 chega a 77, se Vasco ou São Paulo fizerem chegam a 75, Botafogo 74, Palmeiras 72. A minha lista de para o título é essa. Num returno com 40 pontos ficariam abaixo dos 71 pontos Cruzeiro, Internacional e Fluminense. Isso não os tira da briga pela libertadores. Se o Corinthians fizer 40 teremos de fazer 42 é o ponto fora da curva, caso seja São Paulo ou Vasco 39, Botafogo 38 e Palmeiras 36. Como numa regata olímpica quem perder menos pontos leva.

As estimativas hoje ficam sobre 71 pontos para o campeão, pelo equilíbrio que se apresentou no fim do primeiro turno. Com muita segurança o nosso concorrente “marcado” (regata) que vai fazer menos pontos (estimativa minha) é o Palmeiras, no caso 72. Esse parece ser de fato o campeonato brasileiro mais disputado de todos os tempos, não pelo numero de times na disputa no final, mas pela qualidade e peso dos que podem tirar pontos uns dos outros.

Vamos apoiar gente! Empurrar até o fim para que o nosso Flamengão esteja brigando pelo título! Temos de ir ao Engenhão ou seja onde for e ganhar no grito, no acolhimento. Somos a maior do mundo, o maior do mundo e, portanto faremos a diferença a nosso favor. Devemos ter paciência e Fé. Paciência não é muito nossa praia, mas fé nós temos de sobra!


Somos Flamengo, Vamos Flamengo!