sexta-feira, 26 de agosto de 2011

O Flamengo Real x O Flamengo Possível


Qual o Flamengo possível? Em termos administrativos o Flamengo é um clube desorganizado, pequeno pela dimensão nacional de seu quadro de torcedores, e ocupado por uma casta que se reveza no poder amparada por um estatuto antiquado mantido para preservar os poderes do grupo. Este grupo, evidente, mantém sob controle um agrupamento de associados os quais se reúnem periodicamente para votar em candidatos que prometem melhorias na sede e uma suposta "Modernização" administrativa, que invariavelmente é incluída como uma forma cruel de piada nas campanhas dos "presidenciáveis".

Estes associados, em sua maioria, olham para o Futebol do Flamengo, como uma espécie de vizinho indesejável, barulhento. Daqueles que fazem arruaça pela madrugada e mantém 6 poodles dentro de casa latindo alto 24/horas por dia. Não gostam do futebol, querem distância.

E é esta gente que decide sobre o seu, o meu, o nosso Clube do Flamengo. Milhões de torcedores que sofrem, anseiam e também se alegram com as partidas de seu time de coração. Este clube, mal-administrado, devedor compulsivo, gastador desenfreado, com pouquíssimo pessoal qualificado na área executiva, é o suporte em que um orçamento gigantesco vai para um lado e pro outro, invariavelmente gerando balanços inexplicáveis com rombos e contratos mal-feitos os quais preferem silenciar. Este é o Flamengo real administrativamente.

E o Flamengo possível? O Flamengo possível é aquele que aproveita seus milhões de torcedores espalhados em um plano de sócio-torcedor de abrangência nacional, que profissionaliza o Departamento de Futebol para maximizar seu rendimentos e manter uma filosofia de trabalho vencedora à despeito do presidente eleito para cuidar da Sede Social. Que retém os melhores profissionais em marketing, finanças, gestão de contratos, preparação física, treinamentos, aprimoramentos táticos e técnicos. Enfim, que se consolide como uma Estrutura executiva multinacional que lide satisfatoriamente e profissionalmente com os múltiplos recursos financeiros que giram no Universo de futebol.

E quanto ao time? É possível melhorá-lo? O Flamengo Real de hoje tem potencial para aprimorar seu jogo? Sim, mas aí caímos na eterna discussão entre o Flamengo que cada um da torcida deseja e o que o treinador, com sua visão particular, planeja. O que vejo é o treinador insistindo ao menos por enquanto, numa zaga problemática, com um zagueiro inseguro, Wellington. Em um trio de volantes que empaca os homens da frente quando jogam os três: Renato, Williams e Airton. O passe não sai, os atacantes ficam isolados e dependem demais da chegada dos laterais, que demoram ou não vão. Aí temos a genialidade do Ronaldinho. Ele recua, vai pro meio, vai para a lateral, prende a bola para o trem do Flamengo chegar na frente, enfim, dá seu show particular do qual é muito bem (e merecidamente) pago. E temos Thiago Neves que parece que de repente não se encontrou mais no time e Deivid, nosso centroavante Inacreditável, que embora com mais mobilidade hoje não seria o centroavante que precisaríamos para aproveitar os passes do Ronaldinho.

Enfim, o Flamengo Real é uma parcela do que pode ser o Flamengo Possível. Conquistou vários pontos, está em segundo lugar no campeonato brasileiro e é difícil de perder mas ainda tem muito o que aprimorar e melhorar. E por isto que digo: Temos tudo para sermos campeões este ano! Flamengo ainda tem muito pano para manga para crescer. O Futebol vai incomodar os associados de novo!