quinta-feira, 14 de julho de 2011

Será Que Ele Dá Conta?

Buon Giorno, Buteco! Estamos a uma semana do fechamento da janela de transferências para o exterior, principalmente as europeias, e até agora o Flamengo, no saldo, tem como centroavante o Deivid, considerando que o Luxemburgo não admite utilizar o Diego Maurício na posição. Levando em consideração que ainda temos a disputar 29 partidas do Campeonato Brasileiro e pelo menos duas, podendo chegar até dez, da Copa Sul-Americana, convenhamos que dá um frio na espinha pensar na hipótese de disputar essa verdadeira maratona de partidas com apenas um centroavante: o nosso bravo Deivid! E aqui deixo claro que não se trata de uma análise da qualidade técnica ou da fase pela qual ele passa e sim de que não é possível que um clube que disputa o título da Série A tenha apenas um centroavante em seu elenco.

A diretoria acenou com Vagner Love, o qual a imprensa relata, hoje, não contar com a simpatia de Luxemburgo; simpatia que André "Menino da Vila" conta, apesar de não haver um só clube da Europa interessado em seu futebol, já que não marca gols há mais de vinte jogos, a qual porém acaba por não ajudar em muita coisa a partir do momento em que o Dínamo de Kiev recusou todas as propostas feitas por sua contratação, a exemplo do russo CSKA em relação a Vagner Love. Sobrou Kleber, o "Gladiador", talvez a melhor opção em nível técnico, porém a pior em nível disciplinar, o qual, contudo, contam, não leu o que assinou - um contrato que prevê uma multa a qual, dizem, orbita a astronômica cifra de R$ 143 milhões, o que inviabilizou a (por ele) desejada transferência para o Flamengo.


Nós, torcedores, sofremos; sofremos pela aparente ausência de um "Plano B"; sofremos pelo aparente abandono da estratégia tão bem utilizada nas negociações de Ronaldinho Gaúcho e Dario "El Pollo" Bottinelli no início da temporada - "O Silêncio", tão valoroso, valorizado pelos sábios, tema de premiado filme de Ingmar Bergman.


Ficam as perguntas: em menos de sete dias é possível resolver algo? Refiro-me agora a contratar um centroavante que não tenha todo o "status" de um Vagner Love ou de um "Gladiador", mas que possa dar conta do recado! Uma contratação feita agora, às pressas, teria a qualidade que o Flamengo precisa ou seria algo do tipo Wanderley/Who Revisited? Valeria a pena tentar o mercado sul-americano? O Deivid aguenta de 29 (vinte e nove) a 39 (trinta e nove) jogos até o final da temporada? Os amigos têm por acaso alguma sugestão?



Eu acho que, se o Luxemburgo abandonasse o defenestrável esquema de três volantes, o time deslancharia e o Deivid marcaria os gols dele, mas ainda assim não haveria como cogitar que fosse o único centroavante do elenco. É preciso ter alguém no mínimo no nível que ele tem mostrado nesses jogos nos quais ele marcou gols no Brasileiro, ou seja, de nível mediano. Se viesse um centroavante de ponta seria o ideal, mas esse sonho parece cada vez mais improvável.

Secadores ligados


Hoje à noite é dia de jogo adiantado da 12ª Rodada: Corinthians x Internacional. Não é fácil direcionar o secador, já que uma vitória do Inter fará com que os gaúchos fiquem a um ponto do Mais Querido. Porém, essa alternativa sem dúvida ainda é melhor do que o Corinthians aumentar sua vantagem. Então, é melhor secar os gambás.

Bom dia e SRN a todos.