sexta-feira, 1 de julho de 2011

Que time é o teu ?

Amigos do Buteco, continuamos a nossa saga de “vencer e não convencer (by Gustavo) , pelo menos pelo tom dos comentários que tenho lido aqui e em outros blogs. Vamos pesar um pouco os prós e os contras. A nossa zaga, principalmente nas jogadas aéreas, está virando motivo de piada. Nesta empolgante luta contra o coelhinho mineiro, foram dois gols iniciados em bola parada ! No jogo anterior, apesar da vitória, quem abusou de errar foi o David Brás. Nesta quarta, a estrela da vez foi o Welington. Eu sempre achei que um zagueiro bom ajuda um zagueiro mediano a jogar melhor. Foi assim com o Fabio Luciano e existem muitos outros exemplos. Talvez a salvação para o Wellington venha de seu companheiro de zaga. Mas já vimos que nesse caso não adianta o David, certo ?

No ataque, eu continuo achando que devíamos ter pelo menos um atacante de área, de ofício e que não tenha esquecido como se joga. Mas como tenho recebido como resposta que o Flamengo é o ataque mais positivo e Ronaldinho é o artilheiro, fico com menos argumentos. Na minha escalação, mais a frente, explico melhor. Mas o cérebro de todo o time é o meio campo. É ele que faz a ligação da defesa ao ataque, que cadencia ou acelera o jogo, enfim, é o meio campo que diz como o time joga. O meio campo tem funços defensivas e ofensivas. Nas funções defensivas, meu sonho é um time de um volante só. Se do meio para a frente funcionar bem, não me incomodo de ganhar de 5 a 4. Na minha cabeça, isto é Flamengo : Um time criativo, que ataca o tempo todo, ao embalo de sua torcida. Chega de Jóeis e Muricys ! Podem obter resultados e serem campeões de alguma coisa. Mas não é o DNA rubro-negro.

O Luxemburgo tem a rara oportunidade de preparar um time extremamente técnico e poderoso. A geração que está chegando tem no meio campo grandes valores (Muralha, Lorran, Luiz Antonio, Vitor Hugo) e outros jogadores mais rodados, mas de grande qualidade : Thiago Neves, Ronaldinho, Vander (ainda preciso ver mais, mas me agradou quando entrou, pena que se machucou), Bottineli (eu gosto do gringo, ainda está sem ritmo de jogo mas é corajoso, habilidoso e finalizador, ainda que tenha entrado para o clube dos “ganho cartão em todos os jogos”). Ainda tem o Fierro, que eu não acho craque, mas que pode ser um bom banco e é taticamente bem educado.

No gol, vi que começaram a duvidar do Felipe. Cada um com a sua opinião. Ele tem feito grandes defesas e eu não trocaria por quase nenhum dos goleiros em atividade no futebol brasileiro. Acho que ele é um grande goleiro, e como tal, sujeito a falhas. Mas tem um saldo muito positivo, não acho que ele só sirva para agarrar pênaltis não.

Assim, aí vai meu time (para depois das Copas, porque nesse período vamos sofrer ainda mais) :

Na defesa, Felipe, Léo Moura, Aírton, David e JR Cesar.

No meio, Luiz Antonio e Muralha como volantes, Thiago Neves e Ronaldinho mais a frente. Na vaga dos atacantes, Negueba e Diego Maurício. Do meio para a frente, eu acho uma seleção. E um banco com Willians, Renato, e Bottineli permite muitas variações táticas e adaptações a diferentes tipos de adversários.

E o seu time ? Convido aos amigos que façam suas escalações e apostem quanto tempo ainda vai levar para o Luxa se convencer que não adianta roubar bola e perder ou fazer falta em seguida, que não adianta ter o Renatão “distribuindo o jogo” e que mesmo os volantes precisam ter qualidade técnica para jogar no Flamengo. Eu continuo querendo o Luxa como técnico e acho que um dia a “ficha cai”. Mas ele precisa dar o braço a torcer de vez em quando. Ficou claro como o time se acertou contra o Atlético Mineiro, porque mexer em quem está ganhando? Ele deve ter informações de treinos que eu não tenho. É a única explicação que eu acho válida. Vale lembrar que, por mais que eu aposte nos nossos moleques, é preciso um certo cuidado. Outros times que resolveram apostar tudo nos moleques estão sofrendo as consequências. Imagino que esse seja o risco que o Luxa não quer correr.