segunda-feira, 18 de julho de 2011

Para Calar a Pelancuda!

Buon Giorno, Buteco! Estamos a pouco mais de quarenta e oito horas de um aguardado confronto contra o Palmeiras, pela 10ª Rodada do Campeonato Brasileiro - Série A/2011, bem como do fechamento da "janela de transferências" de atletas para e vindos do exterior. Esses são, por enquanto, os dois principais temas desse início de semana. Começo pelo confronto contra o Palmeiras, que vem de 100% de aproveitamento em jogos com mando de campo - 1x0 Botafogo, 1x0 Atlético/PR, 5x0 Avaí, 2x0 Atlético/GO e 3x0 Santos. Um retrospecto e tanto, com nada menos do que onze gols marcados e nenhum sofrido (!). O desempenho do Palmeiras como mandante contrasta com o de visitante, condição na qual ainda não conseguiu vencer. Como a partida ocorrerá em São Paulo, no Pacaembu, é fácil concluir, então, que será um senhor adversário; na minha opinião, o maior teste que o Flamengo enfrentará neste Brasileiro até o momento.


A partida será o melhor parâmetro, ao meu ver, para, isoladamente, em uma só partida, analisar o desempenho do esquema de três volantes contra um adversário ofensivo, que se impõe em seus domínios. Será interessante observar se o Flamengo conseguirá ter o domínio do meio de campo ou mesmo de igual para igual e grande percentual de posse de bola, ou mesmo se conseguirá contra-atacar em velocidade tendo como jogadores mais avançados Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves e Deivd. Será também um bom teste para ver se os três volantes conseguirão finalmente proteger com mais eficiência a zaga, o que não tem ocorrido desde que foram escalados, e se essa proteção se dará sem prejuízo da articulação ofensiva do time. E mais: qual alternativa o Luxemburgo sacará, acaso necessário, para melhorar o time, o que tem sido uma necessidade recorrente desde que optou por voltar a jogar com três volantes, por não contar com o Negueba no banco (cedido que está à Seleção Brasileira Sub-20)?

Espero que as respostas para todas essas indagações sejam positivas na quarta-feira. Tudo o que quero é calar a "Bicha-Velha Pelancuda". Otimismo não me falta. Por quê? Ora, acessem o vídeo de 2004, que postei ontem, e vejam a vibração daquele time que, inferiorizado no campeonato, venceu um Palmeiras muito superior naquele momento do campeonato (em 2004). A despeito do impressionante retrospecto do Palmeiras como mandante neste atual campeonato, a posição do Flamengo na tabela não permite acovardamento ou o menor temor. A Nação Rubro-Negra quer o coração na ponta da chuteira e futebol ofensivo na quarta-feira, mais três pontos no bolso e a perseguição ao Corinthians mantida com eficiência.


Ah, já ia me esquecendo: ganhar do Palmeiras em São Paulo é sinal de boa sorte para o Flamengo: nos anos dos dois últimos títulos brasileiros, ganhamos; nos anos de fuga do rebaixamento, idem. Esse ano, pelo jeito de disputa de título, uma boa vitória que acabasse com a sequência de vitórias do Palmeiras como mandante e ainda por cima calasse a boca da "Bicha-Velha Pelancuda" não seria nada mal, concordam?


E Fecha-se a Janela...


Enquanto a Diretoria mantém na imprensa um interesse um tanto obsessivo no centroavante André, do Dínamo de Kiev, "aquele" que não marca gols há mais de vinte e tantos jogos, e enquanto o Luxemburgo impões suas restrições ao Vagner Love, outros nomes surgem faltando quarenta e oito horas para o fechamento da janela. São eles o argentino Ariel, do Racing Santander e ex-Coritiba, e o brasileiro naturalizado italiano Amauri, atualmente na Juventus/ITA, o qual porém não será aproveitado pela "Velha Senhora".

Nenhum dos dois me empolga, mas também não encontro motivos para me opor à contratação de qualquer um dos dois, desde que isso não signifique embarcar em outra aventura financeira irresponsável e inconsequente. Em tempo, não sei se as cifras são parecidas, se é possível fazer a comparação, mas o Vagner Love a gente conhece e sabe o que rende dentro de campo. Fica o registro.


Bom dia e SRN a todos.