sexta-feira, 17 de junho de 2011

Tá ficando chato...

(para quem não conhece, este é o Pthirus púbis, o popular “chato”, causador da pediculose luxemburguiana)

A cada semana o drama se repete : O time entra em campo só uma vez por semana, o que pressupõe que teve tempo para treinar o conjunto, apurar o preparo físico, e aí....empata ! Não quero aqui criar intriga entre os “pacientes” e os “desesperados”, porque cada um tem a sua forma e intensidade na hora de torcer para o Mengão. Mas mesmo os mais pacientes, entre os quais eu, modestamente, me incluo, estão chegando ao limite da paciência. Os mais desesperados (e me perdoem a denominação, não quero ofender ninguém) já propõem a troca do técnico, enxergando uma certa semelhança entre o Flamengo de 2011 e o Atlético MG de 2010, que corria em direção ao buraco quando o Luxa saiu do comando da equipe. E a vida continua nessa gangorra em que vínhamos ganhando sem convencer no Carioca, depois perdemos a Copa do Brasil mas começamos a jogar bem, depois estreamos no Brasileirão com a goleada tantas vezes pedida por nós, e depois disso começamos nosso calvário de empates seguidos.

Afinal, qual a culpa do Luxa nisso tudo ? Alguns argumentam que a zaga devia ter sido melhorada no início do ano. Outros, que o time deveria ter contratado um atacante mais efetivo e não apostado no Who, esforçado mas tecnicamente indigente. Outros lembram da grossura do Renato, da pouca efetividade do R10 e da “fomeagem” do Thiago Neves. Como o nosso técnico se arvora na dupla função de técnico e “manager”, formação do elenco é de fato responsabilidade dele.

Mas, mesmo correndo o risco de ser “linchado” pelos colegas do Buteco, defendo a permanência do Luxa no comando do nosso time. Mas acredito que precisamos ter um “milestone”, um marco para reavaliarmos isso, como as 10 rodadas que o nosso amigo Mouta pregava no passado.

Porque essa tolerância com o Luxa, de quem não tenho procuração para defender, nem por quem tampouco tenho simpatia pessoal, como eu tinha, por exemplo, com o Andrade ?

Primeiro porque nenhum time de futebol contrata todos os jogadores que quer. Eu gostaria de ter o David Luiz, da seleção brasileira, na nossa zaga. O Nilmar seria um nome ótimo para o nosso ataque. Mas mesmo nomes “mais baratos” são caros para o Flamengo, principalmente depois de termos contratado alguns medalhões como R10 e Thiago Neves. Assim, é fácil dizer que devíamos ter contratado o Alex Silva, mas não estamos com essa bufunfa toda disponível não.

Segundo porque o time que está sendo escalado, com exceção do ataque, é quase o time que eu mesmo escalaria. Não sei do Gustavo, que se foi trazido nesta gestão é porque interessava ao clube, e se não está jogando é porque não está agradando nos treinos, ou ainda não está no ponto que justifique o técnico mexer na zaga que vem jogando. Eu testaria os jovens volantes do time de base, mas tenho quase certeza de que se isso fosse a solução o Luxa já teria feito isso. A impressão que me dá é que eles estão sendo preparados para 2012. Mesmo o Renato Abreu, a quem tanto combati, tirando este último jogo, onde todos ficaram abaixo da crítica, vinha fazendo partidas razoáveis como segundo volante. Em alguma partidas eu consegui até enxergar “uma certa verticalidade” em seus passes.

E por fim porque tirar o Luxa poderia significar um fim de um projeto (mambembe, imperfeito, mas um projeto) para um início de alguma coisa indefinida. E seria mais um rombo nas nossas já combalidas finanças, com mais um credor de alguns milhões garantindo pagamentos mensais sem contrapartida de trabalho.

Mas mesmo a Universidade da Madre Teresa de Calcutá, pródiga em treinar seus fiéis a terem paciência e serenidade, tem um ditado “acadêmico”: Paciência tem limite, professor ! Põe o Diego para jogar e rearrume este time, senão um dia a casa cai !