segunda-feira, 16 de maio de 2011

Um elenco desequilibrado e que precisa contratar já... mas com que dinheiro?

A frase é mais do que conhecida e verdadeira: pra ganhar um brasileirão de pontos corridos não basta ter um bom time, é preciso ter um bom elenco. Pois pra mim o elenco de Flamengo, apesar de contar com jogadores de ótimo nível, é desequilibrado e, sem contratações de ponta, infelizmente não tem condições de disputar o título.

. Temos um dos melhores goleiros do Brasil e, ao mesmo tempo, talvez o pior 2o goleiro entre todos os grandes. Resta torcer para que o Felipe jamais se machuque e dispute os 38 jogos. Se assim o fizer, estamos muito bem servidos nesta posição.

. O lateral-direito Leonardo Moura é um dos 3 melhores do Brasil, mas a idade pode pesar num campeonato tão longo. Mais uma posição na qual temos que rezar para que o titular jamais fique de fora, pois por enquanto o Galhardo não é nada confiável.

. Hoje temos uma zaga de série B. Vejo ótimas qualidades no Wellinton, que é um zagueiro rápido, que tem bom posicionamento e que antecipa bem ao adversário. Em compensação ele é estabanado demais e não passa nenhuma confiança pro resto do time e pra torcida. E é uma pena mas não vejo como corrigir no curto prazo esses defeitos que tornam o time muito vulnerável. Ao lado dele o David, apesar de contar com boa vontade da mídia e da massa, é do mesmo nível, pois apesar de mais técnico, falha demais principalmente em jogadas aéreas. Além deles temos o veterano Angelim, o inexplicável Jean e o tal Gustavo que aos 25 anos, após rodar o Brasil inteiro, parece ter se transformado num zagueiraço segundo as palavras do competentíssimo sei-la-o-que do futebol Luiz Augusto Velloso.

. Vou desconsiderar os nossos laterais-esquerdos. Os 2 são horrorosos, terríveis, patéticos, os piores entre os 12 grandes.

. Vejam vocês que o Flamengo começará a disputa do campeonato mais difícil do mundo com apenas 1, repito, 1 volante confiável em seu elenco, o antes tão criticado Willians. Eu até tenho gostado das atuações do Renato como 2o volante, mas alguém aqui pode garantir que ele suportará aos 32 anos jogos mais duros contra Santos, Cruzeiro ou Inter? Além deles temos o Fernando que é uma grande piada e os meninos Muralha, Lorran e Victor Hugo que nunca foram realmente testados entre os adultos como deveriam ter sido no 1o semestre. Torço por eles, acho que têm grande futuro, mas ninguém tem condições de garantir como eles se sairão jogando neste momento entre os profissionais.

. Do meio pra frente, até o camisa 9, a meu ver não temos com que nos preocupar. Se não temos um Ganso, temos uma série de bons ou ótimos jogadores que podem formar um time insinuante, rápido e que incomodará muito ao adversário. Bottinelli, Ronaldinho, Thiago Neves, Vander, Marquinhos, Negueba, Diego Mauricio... eu diria que nosso elenco do meio pra frente, sempre ressaltando a falta de um camisa 9, é um dos melhores, senão o melhor do Brasil.

. Mas sem centroavante não dá. A solução mais simples seria colocar o Diego Mauricio mais avançado e atuando como ele sempre o fez nas categorias de base, mas isso eu já desisti, a sensação é de que o Luxemburgo jamais o fará, sabe-se lá porque. Sendo assim, não dá pra começar a disputa do brasileirão com o Wanderley como titular. Sério, esqueçam a volta olímpica que ele dá quando faz um gol, apaguem da mente apenas por alguns segundos os vários carrinhos que ele dá por jogo ou aquela reza que ele faz ajoelhado antes de começar a partida e se concentrem no jogo de futebol dentro das 4 lnhas. Apesar da boa vontade de todos, um jogador que tem extrema dificuldade em dominar a bola, que mata a bola na canela e perde gols sem goleiro não pode ser o centroavante titular do Flamengo. Até acho que ele pode fazer parte do elenco, pode entrar em um jogo ou outro, mas titular não dá. "Prefiro ele do que o Deivid" é o que mais se ouve por aí. Eu prefiro um outro jogador e acho que seja com Wanderley, seja com Deivid, com que já perdi a paciência, o Flamengo não irá muito longe não.

****************************************************************************************************

Resumindo, temos ótimos jogadores do meio pra frente (até o 9), temos peças que impõe respeito ao adversário, mas temos problemas seríssimos de desequilibrio no elenco que impedem um sonho maior. Infelizmente é preferível no brasileiro ter um time sem tantos destaques mas equilibrado do que o que temos hoje no Flamengo.

Por outro lado contratações certeiras podem SIM tornar o clube um dos favoritos ao título. Se vierem 2 zagueiros de bom nível, 1 lateral-esquerdo que componha bem por ali e 1 volante que faça o time jogar com velocidade, além de um atacante de respeito, muda tudo e o Flamengo passa a ser o time a ser batido. Mas estes jogadores existem no mercado? E adianta contratar quem vem de fora e só poderia estrear na 16a rodada?

****************************************************************************************************

Como eu acho que precisamos de contratações pra agora e não pra agosto, olhando o mercado atual eu tentaria o lateral Kleber do Inter (por eliminação), o zagueiro Alex Silva (Hamburgo/SP) e o volante Rodrigo Souto do São Paulo. Não que eu considere o Rodrigo Souto essa bola toda, mas acgho que ele pode dar um suporte ao grupo caso os meninos não consigam segurar a posição. Ataque é mais difícil... talvez a única aposta disponível hoje seria o Keirrison, que vem de temporadas horrorosas, mas que atuo bem demais com o Luxemburgo no Palmeiras. Mas esse podemos esquecer pois o jogador foi o responsável pela saída do pofexô do clube paulista.

Acho que estas contratações equilibrariam o elenco rubro-negro e, com a provável vinda em agosto do Juan e do Vagner Love, nos tornariam um dos favoritos ao hepta campeonato. Ainda pra agosto eu ficaria de olho no mercado sul-americano já que podemos ter 3 estrangeiros jogando em cada time e contamos de verdade apenas com o Bottinelli. Quanto aos outros não acredito que o Maldonado volte bem este ano e o Fierro já demonstrou que não tem futebol pra ocupar uma das poucas vagas destinadas a jogadores de outros países.

Mas a pergunta que não quer calar: vai contratar com que dinheiro? Muita gente fala do dinheiro da TV mas vocês têm idéia que em 2010 o Flamengo deixou de pagar mais de 50 milhões de reais em impostos? Que a dívida de curto prazo do clube, aquele que deve ser paga até dezembro deste ano, subiu de 150 pra 225 milhões de reais? vai contratar como, com que dinheiro?

****************************************************************************************************

Boa semana.