segunda-feira, 23 de maio de 2011

Flamengo e Barcelona contra o Muricybol!

O blogueiro Rica Perrone, amante do bom futebol como eu, tem certa implicância com o técnico Muricy Ramalho. Por conta disso resolveu chamar aquilo que é praticado pelos times dirigidos pelo atual treinador do Santos de Muricybol. Muricybol seria aquele jogo bem parecido com o futebol no qual um time joga de forma chatíssima, insuportável de se ver mas, fechado e explorando as falhas dos adversários, vence bastante vezes e conquista títulos.

E porque o Muricy sempre vence no Brasil? Simples: porque esse estilo de jogo utilizado na Europa há 20 anos atrás e vencedor no Brasil desde os tempos do Pareira é utilizado por absolutamente todos os técnicos e times. Ou com 3 volantes, ou com 3 zagueiros, marcando, pegando, marcando, pegando e vencendo num gol de cabeça ou numa boa cobrança de falta. E dentro desse estilo que todos praticam o Muricy é melhor do que todo mundo.

Talvez a única exceção no atual futebol brasileiro sempre foi o Cuca que costuma fazer com que seus times joguem pra frente mas, por problemas pessoais recorrentes e relevantes, nunca consegue completar com conquistas os bons trabalhos que realiza. Mas eis que surge de volta no cenário brasileiro o "velho" Vanderlei Luxemburgo. Aquele treinador que montou uma máquina de jogar futebol no Palmeiras 93/94, aquele que dirigia o ofensivo Corinthians de Rincón, Vampeta, Marcelinho e Ricardinho parecia adormecido desde que voltou da frustrante temporada européia no Real Madrid. Pois será que o grande Vanderlei voltou? Será que o treinador conhecido por conquistar títulos vendo seus times praticarem um bom futebol está de volta?

Uns gostam do Renato como 2o volante, outros enxergam o time vulnerável, nem vou entrar nesse mérito. O fato é que o recuo dele melhorou sem nenhuma dúvida a saída de bola do time e, mais importante do que isso, abriu uma vaga no meio-campo para mais um jogador criativo. O Flamengo atual joga num 4-2-3-1 bonito de se ver. O Luxemburgo conseguiu encaixar o time com 3 meias por trás do atacante: Thiago Neves pela direita, Ronaldinho armando como não fazia há muito tempo pelo meio e o Bottinelli pela esquerda. O time fica exposto? Claro que fica. Mas isso é time grande, isso é Flamengo, isso é futebol!

Faltam muitas peças ainda, jogamos contra o Avaí misto (que é muito melhor do que todos os times cariocas fora os 4 grandes) com uma defesa de série B que falha demais, mas temos sim que comemorar o futebol praticado pela equipe nas 2 últimas partidas. Se o Vanderlei mantiver o esquema mesmo com um eventual revés, e com um pouquinho de esforço da diretoria pra trazer reforços o mais rápido possível, vamos brigar pelo hepta. Mais do que isso, vamos trazer de volta a alegria do verdadeiro futebol brasileiro!

**************************************************************************************************

O time atual do Flamengo tem um problema sério que precisa ser corrigido. Talvez por jogar na base apenas atacando, o Galhardo tem um problema crônico de posicionamento defensivo que pode sim ser corrigido, afinal ele tem 18 ou 19 anos. No jogo de sábado por diversas vezes ele tentou dar o bote na intermediária e tomou a bola nas costas colocando a equipe em perigo. É importante durante esta semana o Vanderlei trabalhar pra que ele marque um pouco mais atrás e deixe a briga na intermediária para os nossos volantes.

**************************************************************************************************

É bom a diretoria atentar para o fato de que o Diego Mauricio, o Negueba e o Galhardo têm boas chances de serem convocados para o mundial sub-20. Se acontecer, eles desfalcarão o time por mais de 1 mês!

**************************************************************************************************

Sábado tem Barcelona x Manchester United na final da UEFA Champions League. As 2 equipes atuaram boa parte da competição ofensivamente, mas o Alex Ferguson é conhecido por recuar suas equipes em jogos decisivos. Sendo assim que vença o Barça pro bem do futebol. Quem diria, é Barcelona e FLAMENGO contra o Muricybol!