quarta-feira, 25 de maio de 2011

"Calmaridade"


Navega o Flamengo em águas tranquilas se preparando para o 2º jogo do Campeonato Brasileiro contra o Bahia, que vem chegando da segundona e perdeu na estreia por 2 a 1 para o América Mineiro. Considero o nosso mais-querido reconhecidamente superior ao time baiano e tem as condições necessárias e suficientes para conquistar a segunda vitória no campeonato, bastando para tal entrar em campo com a indispensável vontade de voltar para o Rio de Janeiro com os três pontos na mochila, botando um ponto final na malfadada tese de que "o empate fora de casa é um bom resultado". Na atual fase não é e nunca foi um bom negócio perder dois pontos (67% do total em disputa) e ganhar um (33%), mesmo no campo do adversário. Evidentemente, admito que pode ser até um resultado excelente nas últimas rodadas para manter uma posição ou se sagrar campeão mas, até chegar lá, empatar fora só é melhor do que perder a partida. Sendo assim, o momento é o de continuar jogando ofensivamente como vem fazendo com Willians na cabeça da área e R11 como segundo volante, com os dois dando suporte para a criação de Bottinelli Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho, além da chegada desses três artistas na área a fim de concluírem em gol.

Após quase meio ano e depois de um Estadual e uma Copa do Brasil, ainda persiste uma vaga de centro-avante no time, perambulando feito cachorro em dia de mudança, a ser preenchida com alguma competência desde que a bola rolou pela primeira vez no amistoso realizado antes do Carioca. Quando Deivid é o escolhido pelo Luxemburgo, durante o jogo a torcida acha que melhor teria sido entrar com o intrépido Wanderley. Quando este é o premiado da vez, a mesma torcida sente saudades daquele primeiro, até constatar que nenhum dos dois é a solução, e volta-se para o garoto Diego Maurício. Mas o Drogbinha, na visão do treinador, não reúne os predicados desejados para jogar enfiado entre os zaqueiros, dentro da grande área, o que robustece a polêmica há quase seis meses de idas e vindas sem a definição sobre quem é o titular. Como sempre acontece no futebol, ganhará a camisa aquele que fizer gols, não importa como eles aconteçam, afinal muito tempo já se passou sem que a pendência seja resolvida. Com exceção para Diego Maurício, as oportunidades de se firmar na posição foram tão fartas quanto fracas foram muitas zagas enfrentadas tanto no Estadual quanto na Copa do Brasil, prato cheio para um centro-avante fazer uma festa de gols. Não há do que reclamarem nem com o bispo, se é que existe um na Gávea, quanto a isso.

Acompanho o Diego Maurício desde a sua estreia no Brasileirão de 2010, logo nas primeiras rodadas num jogo contra o Grêmio Prudente, no Maracanã, e não enxergo nele qualidades de jogador para atuar dentro da área como o Luxa deseja. Trata-se de um atacante que se movimenta muito bem vindo de trás, puxando o contra-ataque ou das laterais para o meio para a conclusão fatal. Daí, a resistência do Luxemburgo, creio, em escalá-lo como um centro-avante tradicional, deslocando-se entre a zaga para receber a bola e dar nela o último toque para dentro do gol. Acho que a solução está em contratar logo algum artilheiro no aproveitamento da janela de transferencias que foi antecipada.

E as boas novas seguem entrando pelo portão da Gávea. Júnior César, lateral esquerdo melhor que Egídio e Alvim, um multiplicado pelo outro com resultado próximo do zero, está chegando para fechar aquela avenida períférica do campo, onde passeiam os quero-queros. É um jogador que oferece a alternativa de boas jogadas pelo lado esquerdo do time e o consequente desvio das atenções concentradas no lado direito, por onde circula o Leo Moura, equilibrando a equipe.

Outra boa notícia da semana está contida na ed. impressa do Lance!, de ontem, segundo a qual é objetivo do clube entregar o núcleo de alto rendimento do CT até fevereiro do ano que vem a fim de que os profissionais nele trabalhem e fiquem hospedados, sendo o custo da primeira fase das obras estimado em R$ 8,5 milhões. Deste total, R$ 4 milhões já foram obtidos com o patrocínio da Ambev e da Campanha "Rubro-Negros para Sempre" (Campanha dos Tijolinhos). Bom, muito bom.

Isto é Flamengo!

SRN!