sexta-feira, 20 de maio de 2011

Bota as fraldas em campo, professor !



Gostaria de começar o texto pedindo desculpas aos amigos do Buteco pela repetição do tema. Já me disseram que em matéria de interesse pelos garotos da base eu só perco para o Michael Jackson. Mas o fato é que quando vemos o interesse do Flamengo por jogadores medianos (Rodrigo Souto, Junio César) fico pensando se pode ser pior entrar com Frauches, Lorran, Muralha ou Anderson.

Desde já me declaro absolutamente contra trazer jogadores “para compor o elenco”. Tudo bem que na lateral esquerda estamos tão sem opções que poderíamos trazer um jogador para ser titular e outro para completar as opções do técnico. Mas volante ? Nas vezes que entraram, Lorran e Muralha foram bem. Precisamos de Rodrigo Souto ? Ele vai render mais que os nossos jovens jogadores ? No ataque, precisamos de alguém que barre o Who e o Diego Maurício. Se for um meia boca qualquer, coloca o Diego pra jogar... Aliás nessa posição vivemos um problema eterno. Me lembro dos valentes Çousa, Dimba, Edmar... Todos eram jogadores que forma artilheiros no Campeonato Brasileiro e não foram bem no Flamengo.

Na zaga, precisamos de um novo Fábio Luciano. Para quem lembra, além de chegar e jogar bem, o Xerife ajudava os seus companheiros de zaga a jogar bem. Todo zagueiro que jogava ao lado do Fabio Luciano jogava melhor do que quando jogava com outro jogador qualquer. Se não acharmos esse jogador, melhor subir o Frauches, que, a meu ver, teve uma atuação perfeita na Copinha. Tudo bem que a competição era diferente, só tinha garotos de no máximo 18 anos, mas o cara que sabe, sabe. Tirando o Deivid, ninguém desaprende a jogar bola. Imagino e espero que nesses 6 meses, todos estes jogadores da base treinaram, principalmente a parte física, e devem estar melhor preparados do que estavam em janeiro.

A grande pergunta que fica é :Porque o Lucas e o Casemiro vieram da seleção sub-20 e entraram no time titular do tricolor paulista ? Porque Neymar, Ganso, e André fizeram sucesso com 19 anos , e no Flamengo nem o Diego Maurício, que também teve uma boa atuação (nada espetacular, mas boa) na seleção, só entra em campo faltando 10 minutos para acabar o jogo ?

Mas é claro que para se dar bem, ganhar entrosamento e adquirir um bom posicionamento em campo, é preciso treinar junto. E não temos notícia de que isso esteja acontecendo. Logo, apesar de estar bem esperançoso no desempenho do time nesse longo campeonato, principalmente se repetirmos a atuação de alguns momentos dos últimos jogos, ainda entendo que o Flamengo vai brigar entre os 10, apenas. Com seus jovens, poderíamos brigar pelos 4 melhores lugares. E com os jovens (pelo menos Lorran e Muralha) e mais alguns reforços de verdade (Juan para mim é reforço, Wagner Love ou André) , podemos disputar a ponta. Se for para comprar jogadores medíocres, vai valer a piada que ouvi outro dia, de que o Flamengo está montando um segundo time. O primeiro para jogar em casa e o outro para “jogar fora”.....


PS : Pessoal, minhas desculpas a quem já tinha comentado, mas o Blogger deu pau de novo e foi preciso retirar o post e só agora consegui colocar de novo.