sexta-feira, 22 de abril de 2011

Pílulas Estatísticas

Talvez por conta dos 6 anos que passei trabalhando com Inteligência de Negócios (apuração, extração e análise de dados voltada para a realização de negócios) eu adoro olhar estatísticas de todos os tipos, inclusive sobre futebol. E hoje em dia os mecanismos para acesso a estes dados estão cada vez mais populares, facilitando a vida de quem gosta do assunto. Assim, fui buscar no IG Futebol todos os números referentes ao Campeonato Carioca até o fim da última rodada da Taça Rio, primeiro dos clubes e depois de alguns jogadores do Mengão., principalmente do nosso ataque. Nem preciso falar que as estatísticas não são verdades absolutas, tenho plena consciência de que muitos fatos reais se escondem ou até são mascarados pelos números frios. Mas quanto mais longa a série analisada, mais chance temos de chegar perto da verdade. Vamos aos principais pontos que consegui apurar, pois uma análise mais completa ocuparia um espaço gigantesco do nosso Buteco. Deixo as conclusões adicionais para os amigos do Buteco colocarem nos comentários.

Gols

O Flamengo foi o time que menos gols fez entre os 4 grandes. O fato de ter sido o time que menos levou gols não indicam uma defesa segura, como todos sabem. Mas é engraçado que nossos 4 atacantes (Wanderley, Deivid, Diego Maurício e Negueba) são responsáveis por apenas 11 gols dos 28 marcados pelo Flamengo. Outra curiosidade é que, considerando o número de partidas de cada um, Wanderley e Thiago Neves praticamente empatam em média de gols (0,4 por partida).

Finalizações

O Flamengo só tem mais finalizações certas do que o Botafogo, já eliminado da competição. Não deve ser por coincidência que nossos 4 atacantes são responsáveis por apenas 24 das conclusões que tomaram o caminho do gol, enquanto Thiago Neves (22) e R10 (16), sozinhos, por mais de 42% das finalizações corretas. O problema é que quando olhamos as finalizações erradas, os dois também se destacam : 25 erros de Thiago Neves e 23 de Ronaldinho.

Dribles

De novo, em percentual de dribles corretos, o Flamengo só ganha do Botafogo eliminado. Quando olhamos os atacantes, descubro que o Deivid não acertou nenhum drible ! E não tentou nada, pois só tem 2 dribles errados. Dos atacantes, Diego Maurício, que só errou 2, tem mais dribles certos (14) do que todos os demais atacantes somados. Thiago Neves acertou 20 e Ronaldinho acertou 28. Neste fundamento, mesmo errando 10 dribles, o R10 é fora de série !

Lançamentos

Por incrível que possa parecer, o Flamengo tem o melhor percentual de acerto de lançamentos entre os 4 times. Como era de se esperar, já que isso não é função de atacantes, nossos atacantes quase não fizeram lançamentos (apenas 9 se somarmos os 4 atacantes, sendo 4 lançamentos errados). R10, novamente, é campeão no quesito, com 25 lançamentos certos e 20 errados. Thiago Neves acertou 12 e errou 4.

Cruzamentos

Perdendo apenas para o Fluminense em percentual de acerto, nossos atacantes, por incrível que pareça, são responsáveis por 36 cruzamentos errados e apenas 9 certos. Ronaldo, que acertou 12 , errou a fantástica quantidade de 42 cruzamentos ! Thiago Neves acertou apenas 3 e errou 12 !

Desarmes

Neste quesito, o Flamengo, com 360 desarmes corretos (imagino que seja quando o jogador consegue passar a bola para um companheiro) é o melhor time entre os 4 grandes. Uma curiosidade : Diego Maurício (6 desarmes) e Ronaldinho (8) não erraram NENHUM desarme. Thiago Neves desarmou 22 vezes, sendo que em 15 ocasiões saiu bem com a bola.

Faltas

Thiago Neves, com 29 faltas recebidas é quem mais apanha, mas fez também 24 faltas. R10 sofreu 28 e cometeu a mesma quantidade. Muito né ? Talvez por isso seja o campeão de cartões amarelos (5). Deivid (11) e Wanderley (12), por sua vez, cometeram muitas faltas também. Para mim, isso é sinal de grossura. Entre os atacantes, Deivid com 4 faltas é o que menos parece incomodar as defesas adversárias. Tirando o Botafogo, o Flamengo é quem mais fez faltas entre os grandes.

Conclusão

As vezes, quando comentamos os jogos, parece que estamos criticando por criticar. Quando olhamos estes números, e existem muitos detalhes que eu não coloquei aqui por falta de espaço, chegamos a conclusão de que não é a toa que fazemos críticas ao time e ao desempenho de nossos atacantes e dos nossos meias. Espero que o material coletado possa inspirar bons debates, mas desde já me desculpo se o texto ficar meio chato ou incompreensível, com tantos números.

E vamos para cima do tricolor ! Prá cima deles, Mengão ! SRN !