sexta-feira, 4 de março de 2011

Teoria da Conspiração

Há quem diga que tudo tem explicação. Tudo, incluindo as coisas inexplicáveis. O que difere uma coisa explicada de outra ainda não explicada é o conhecimento que se tem dessas coisas. Descomplicando, o que eu quero dizer é que as vezes existem razões que não são conhecidas por nós, e enquanto permanecerem assim, para nós, mortais ignorantes, continua sendo um mistério.

Todos nós vibramos muito com a conquista da Taça Guanabara, e me sinto um pouco canalha de estar fazendo críticas a um time que ainda não perdeu este ano e que vem conquistando as vitórias necessárias até aqui. Mas algumas coisas não podem ser esquecidas.

A primeira é que o Campeonato Carioca não serve de parâmetro para dizer que o time está no ponto. Precisa dizer isso ? Ou alguém aqui, em sã consciência, pode dizer que estamos prontos pra ganhar de qualquer time no Brasil ? Não vejo nenhum time papão até aqui, mas Cruzeiro e Santos seriam ossos duros de roer se cruzássemos com eles hoje. Ou seja, precisamos de muito mais futebol se quisermos fazer a Tríplice Coroa (Estadual, Copa do Brasil e Brasileirão).

Se o time ainda não está pronto, o que falta ? Além de definir a lateral esquerda e o comando do ataque, falta explicar o maior mistério do Mengão ao longo destes últimos anos : Porque o Renato não sai nunca desse time ? Vejam bem, eu não quero mal ao Renato, reconheço nele um jogador raçudo e que acerta bons chutes em cobranças de falta. Mas é só isso que é preciso para ser tão titular assim ? Sou grato a muitos gols que ele fez, gostava de vê-lo desfilar com a máscara de urubu, e até acredito que em determinados momentos ele pode ser útil ao elenco. Mas titular absoluto ? Neste elenco temos Negueba (que para mim é meia), temos Marquinhos, temos Vander, temos Botinelli... Mas o titular é o Renato. Quem se habilita a explicar o que se passa na cabeça do Luxa e nos técnicos que o antecederam quando o Renato estava no time ?

Nos técnicos anteriores, reconheço que nosso meio campo não estava tão bem servido assim , e que a opção pelo jogador podia ser uma questão de elenco fraco. Ou a necessidade de termos um bom cobrador de faltas, já que tantos jogos se ganham na bola parada. Mas e hoje ? R10 bate bem, Thiago Neves também, o próprio Leo Moura já fez gol de falta, Bottineli marcou um na sua estreia... Não deve ser por este motivo.

Bem, pensei, pode ser porque ele dá mais “consistência” ao meio campo. O que é consistência ? Bem, ele é um jogador tarimbado, acostumado a jogos difíceis, como joga pro lado não perde muito a bola.... Ele parece ser um jogador com o qual o técnico pode contar, porque joga sempre 90 minutos, mesmo quando cansa não se esconde do jogo. Será ?

Mas aí me veio uma inspiração, típica de uma autêntica teoria da conspiração : O Luxemburgo está com medo de “perder o controle do grupo”. ! Afinal, o Joel está balançando por causa de um nadica de nada, o Neymar mandou embora o segundo técnico do Santos em menos de um ano, a saída do Luxa do Atlético tinha todas as cores de uma rebelião de elenco...

Será possível, minha gente ? Não conheço os bastidores do Flamengo e do dia a dia dos jogadores para fazer esta afirmação de verdade, mas começo a acreditar que existe alguma coisa de podre no reino da Gávea. Será que só o Luxa não vê que este jogador é um volante improvisado no meio campo ? Que qualquer um dos que estão no banco, com uma sequencia de jogos (como estes da Taça Rio, em que o compromisso de ganhar pode ser suplantado por experiências válidas) pode se firmar no time e contribuir com mais passes certos e principalmente, com verticalidade na passagem da bola da defesa para o ataque ? Qual o mistério da escalação imutável do Renato no nosso meio campo ? Não é possível que a torcida quase toda veja um jogo e o Luxa outro ! Fui buscar as estatísticas, mas ela não justifica nada, este jogador não é excepcional em nada, nem em roubadas de bolas, nem em passes, nem em dribles... fez quatro assistências neste campeonato, mas seria isso o suficiente para garantir sua escalação ?

Que me perdoem os que gostam muito do Renato, e a esses (aliás, aos que não gostam também) faço um desafio : Qual a sua explicação para o Renato ser sempre titular e não sair nem quando o treinador precisa fazer uma substituição ?

Com a palavra, nossos milhares de técnicos-comentaristas... E sábado teremos mais Renato, titularíssimo, em campo.