segunda-feira, 14 de março de 2011

Pofexô, me ajuda a te ajudar!

São 13 jogos oficiais no ano com 11 vitórias e 2 empates. No meio do caminho o título da Taça Guanabara e uma classificação para a 2a fase da Copa do Brasil. Em qualquer clube do mundo tudo estaria às mil maravilhas, mas no Flamengo não está. Pressão, pressão, pressão e a sensação de que uma única derrota pode instaurar na Gávea uma crise completamente desnecessária.

Ontem no Engenhão, logo após cantar os nomes dos 11 jogadores escalados para o clássico, a torcida do Flamengo gritou: "Ô, o imperador voltooou". Mais no fim da partida ouvia-se claramente o coro puxado pela Torcida Jovem pedindo a volta do Adriano. Todos que frequentam o Buteco sabem que eu concordo plenamente com o Luxemburgo, todo mundo sabe que eu prefiro a volta do Val Baiano do que ter o Adriano na Gávea, mas convenhamos: se o treinador escala o time sem centroavante pela 4a vez consecutiva, se o time com esta formação sofre muito pra fazer gols e se o artilheiro do campeonato de 2009 está querendo voltar pra Gávea é compreensível o insistente pedido dos torcedores. Principalmente daquele torcedor que pouco se importa com a imagem do clube desde que venham as vitórias, os gols, os títulos.

Por isso, utilizando uma frase que ficou muito conhecida no filme Tropa de Elite, eu peço, imploro: Pofexô, me ajuda a te ajudar! Para de inventar, para de querer aparecer mais do que todo mundo, faz o simples! De que adianta ter grandes jogadores como o Thiago Neves e o Ronaldinho no ataque se quem tem o dever de levar a bola até eles são o Willians e o Renato? O elenco do Flamengo tem 3 jogadores que podem ser escalados como centroavantes: o Diego Mauricio, que foi CENTROAVANTE em TODAS as categorias de base do clube, o Deivid que realmente não vinha bem e o Wanderley que, mesmo sem ter grande técnica, entrou bem sempre que foi solicitado. Se o Luxemburgo não acredita neles que contrate outro com a máxima urgência, o que não pode é continuar escalando o Ronaldinho ou o Thiago Neves como centroavantes desse time. Senão será inevitável o grito da torcida pelo Artilheiro da Chatuba... senão na 1a derrota, Vanderlei, você será cobrado como se fosse a última... senão ninguém vai conseguir te defender.

O Flamengo hoje vive um dilema: apesar de ter vários meias talentosos no elenco, com a insistência do Vanderlei em escalá-los no ataque, o meio-campo carece de qualidade, carece de jogadores que saibam lançar em profundidade, enfiar uma bola no meio da defesa, conduzir a bola até os atacantes. Só que a discussão acaba restrita ao centroavante porque isso salta mais aos olhos do torcedor à medida que o time tem enormes dificuldades de fazer os gols. E ganha força com a rescisão do contrato do Adriano com a Roma. Meu Deus, Vanderlei, custa trazer o Thiago Neves pro meio e colocar o Diego Maurício na frente? Ou simplesmente escalar o Bottinelli no lugar do "intocável" Renato?

--------------------------------------------------------------------------------------

Pra quem gosta de tática de jogo, o Flamengo começou a partida de ontem com 3 jogadores no ataque. Não importa se eles são zagueiros ou meias de formação, eles atuaram no ataque. No início o Negueba jogava pela direita, o Ronaldinho pela esquerda e o Thiago Neves COMO CENTROAVANTE. Depois eles foram se revezando nestas 3 posições da frente, mas sempre como atacantes.

Acontece que com os jogadores mais habilidosos do time jogando na frente, dependíamos de 5 jogadores pra que essa bola chegasse na frente: os laterais Léo Moura - que foi muito bem marcado pelo Marquinho - e Egídio, além dos nossos jogadores de meio-campo Maldonado, Willians e Renato. Precisa falar mais alguma coisa? Tá claro o porque do time não ter criado grandes chances de gol?

--------------------------------------------------------------------------------------

Ao fim da partida, na entrevista coletiva, o nosso treinador tentou comparar a forma de jogar do Flamengo com a do Barcelona. Era uma forma de justificar a escalação de um dos meias como centroavante, já que o Messi tem realmente jogado como atacante centralizado no Barça. O Luxemburgo só esqueceu de dizer (ou não conseguiu enxergar, o que é mais preocupante) que o Pedro e o Villa que completam o ataque dos caras são ATACANTES. E que os responsáveis por conduzir a bola à frente são o Xavi e o Iniesta. Será que depois de comparar o Fernando ao Rincón o nosso manager dirá que o Renato e o Iniesta fariam uma grande dupla?

--------------------------------------------------------------------------------------

Repetindo um comentário que fiz ontem:

O Egídio jogou imediatamente à minha frente no 2o tempo. É incrível como esse menino, apesar de habilidoso, NÃO TEM NENHUMA NOÇÃO DE MARCAÇÃO. Sorte nossa que as bolas não chegaram com qualidade ao Mariano.

--------------------------------------------------------------------------------------

E lá vai o Flamengo jogar de novo em Macaé. Mas que coisa mais insuportável!