segunda-feira, 28 de março de 2011

Criticar não é torcer contra. Vaiar durante o jogo é!

Dando sequência ao post de hoje, vou aproveitar a coluna do brilhante colunista do GloboEsporte.com Arthur Muhlemberg pra dizer o que eu penso. Me sinto muito à vontade porque no estádio eu grito, xingo, reclamo, faço tudo o que qualquer torcedor comum faz na torcida pelo seu time. Mas vaiar durante o jogo, salvo raríssimas exceções, na minha opinião é estupidez SE, repito SE o cidadão foi ao estádio preocupado em apenas ver o Flamengo vencer. Se aquilo lá é um simples programa de fim de tarde de domingo que serve como motivo pra desabafar, afogar as mágoas ou lamentar as frustrações da vida, aí nada a comentar.

O Arthur no seu post começa de forma perfeita falando sobre o erro de confundir crítica com cornetagem. Como se alguém que acha que tudo está sempre uma maravilha fosse mais torcedor do que outro que enxerga acertos e erros, que faz considerações que possam melhorar o desempenho do time, que reclama quando percebe que erros básicos estão sendo cometidos. Desde o começo da temporada eu venho relatando aqui seríssimos problemas estruturais no meio-campo do Flamengo. Claro que temos problemas no elenco, mas quem não os tem? Agora, com os jogadores que temos em mãos apresentarmos o futebol medíocre, murrinha, chato de se ver jogar que fizemos em absolutamente todas as partidas do ano não dá pra aceitar. Não pra quem gosta de futebol. Não pra quem, como eu, se importa não somente com o resultado de uma partida de futebol.

É óbvio que eu não sou maluco de achar que em 2 meses o Flamengo se trasformaria no carrosel holandês. É claro que peças podem ser trocadas ao longo da temporada e que nada melhor do que este início de ano pra promover as mudanças necessárias pra acertar o time. O que eu critico - não corneto, critico! - é que o treinador em todas as suas entrevistas relata que o time está em evolução tática e, portanto, no caminho certo. Pois eu discordo veementemente desta visão, pra mim o time nunca jogou bem este ano, salvo 10 minutos aqui, 15 minutos ali. Pela maneira que entra em campo desde a Taça Guanabara, o time joga pra não perder e se possível fazer um gol e vencer. E isto não se justifica com a qualidade do nosso elenco. Isto não se justifica com o investimento altíssimo feito nesta Comissão Técnica, ESTE NÃO É O NOSSO FLAMENGO!

Agora, criticar é uma coisa, vaiar jogador no meio de uma partida é outra completamente diferente. Eu vou ao estádio torcer pro Flamengo, eu escrevo todos os dias aqui no blog porque sou apaixonado pelo Flamengo e garanto que com raras exceções tanto o jogador vaiado como o time perdem rendimento quando vaiados pela própria torcida. Se em 95% das vezes é assim seria burrice da minha parte vaiar. Mas claro, eu me importo com o Flamengo, eu não vou ao estádio, xingo e vaio em todas as jogadas e no próximo domingo vou ao cinema, à praia ou tomar sorvete no shopping na hora do jogo. Exceções existem, claro: em 2009 num jogo contra o Cruzeiro o goleiro Bruno havia falhado e começou a ser vaiado. Erro do torcedor que deveria apoiá-lo para que ganhasse confiança e seguíssemos buscando a vitória. Mas aí o marginal, mesmo com o time perdendo, resolveu demorar a bater os tiros de meta, a colocar a bola em jogo. Esse aí tinha que ser vaiado mesmo porque estava de sacanagem com a nossa cara.

Ainda nessa linha fico pensando aqui comigo: o que faz um sujeito sair da sua casa, ir ao estádio e com 15 ou 20 minutos de jogo começar a gritar por um jogador que está contratado por outro time? Qual é o intuito, exigir a demissão do treinador? Este suposto torcedor tem noção que muito por conta do treinador que temos o nosso elenco conta hoje como jogadores como o Thiago Neves e o RONALDINHO GAÚCHO? Ou alguém aqui acha que o Ronaldinho viria pro Flamengo ser treinado pelo Andrade ou pelo Julio César Leal? Será que esse pessoal percebe que o time do Flamengo hoje corre como nunca graças ao trabalho da Comissão Técnica? E a melhora nos passes do Willians é pura coincidência? Será que o torcedor percebe que graças a firmeza do treinador e às suas exigências contratuais temos agora ao menos uma estrutura provisória com alojamento e refeitório no nosso CT? Este mesmo torcedor está causando uma situação irreversível de embate com o único treinador de ponta que tivemos nos últimos 15 anos. Ele tem erros, claro que tem, eu critico sempre aqui a sua parte tática e exijo uma mudança de postura do Flamengo em campo. Mas isto não é suficiente pra que eu como torcedor alimente uma pressão desnecessária sobre um time que pode nos dar muitas alegrias, por conta da não contratação de um jogador beberrão que frequentou as páginas policiais dos nossos jornais quando jogou aqui há menos de 1 anos atrás e que zombou da minha, da sua, da nossa cara.

O que falta ao Flamengo hoje é um diretor executivo de futebol que saiba lidar com um sujeito como o Vanderlei Luxemburgo, um cara que faça-o ouvir e repensar sobre diversos aspectos de um jogo de futebol, da parte comportamental à parte tática. E não me venham com essa que isso jamais seria possível, há dezenas, centenas de casos de executivos muito mais complicados de lidar do que o Vanderlei que, com a liderança correta, evoluíram drasticamente. Mas está claro que este nome não é o do Veloso, o submisso, o banana de pijamas.

PS: No texto acima dei a minha visão sobre boa parte das questões que levantei abaixo. Na próxima semana falo sobre o que faltou, como por exemplo o investimento que eu faria mediante o adiantamento do contrato de TV que o Flamengo receberá nos próximos dias.

---------------------------------------------------------------------------------------

Perguntas:

Pensei mil vezes sobre o que escrever hoje. Eu poderia falar sobre a péssima atuação de ontem, sobre o mau aproveitamento dos meninos da base, sobre uma torcida da qual eu me orgulhava de fazer parte e que hoje me causa profunda tristeza, sobre a consternação em torno de um jogador que desrespeitou por meses e meses a camisa centenária do Flamengo. Desta vez, entretanto, vou fazer diferente e dividir o meu post em 2 partes. A primeira parte contém perguntas, só perguntas:

1) Você está satisfeito com o rendimento do time do Flamengo no ano? Por que?

2) Ao assistir um jogo do Flamengo o que importa é apenas o resultado final?

3) Você acha que o problema do Flamengo é de jogadores? Compare o elenco com o dos outros times brasileiros.

4) Você, quando o Flamengo joga na sua cidade, costuma ir ao estádio?

5) Se vai costuma vaiar que está jogando mal? O intuito da vaia, pra você, é fazer o time melhorar ou simplesmente demonstrar indignação com a atuação daquele jogador? Você acha que na maioria das vezes um jogador que é vaiado melhora ou piora?

6) Qual a sua reação ao ver o nome do Flamengo nas páginas policiais dos jornais?

7) Se, por hipótese, você fosse presidente do Flamengo e recebesse R$ 25 milhões à vista o que faria prioritariamente? E se fossem R$ 75 milhões?

8) Quantos reforços você acha que o Flamengo deveria contratar pra sequência da temporada? Se tivesse que escolher 3 nomes viáveis (nada de Kaká ou Cristiano Ronaldo), quais seriam?

Volto mais tarde. Boa semana a todos.