segunda-feira, 21 de março de 2011

A hora da mudança!

Depois de muito tempo veremos o Flamengo no próximo domingo em campo sem o Renato. Surge, portanto, a grande chance de uma mudança nesse esquema tático burocrático que faz o Flamengo jogar de igual pra igual contra a Inter de Milão ou a Cabofriense, contra o Arsenal ou o Bangu. Mas o culpado é o Renato?

Admito que nunca fui fã do Renato, muito pelo contrário. Além de achá-lo um jogador apenas esforçado com mais defeitos do que qualidades, sempre me incomodou a postura adotada por ele, aquela coisa de dono do time, sabem como é, né? Sempre me irritei muito com a quantidade de enorme de confusões que ele causava com seus companheiros, muitas vezes jogando-os contra o torcedor. Este ano, porém, sinceramente não tenho como reclamar de nada disso, portanto minha análise se limita às 4 linhas. Individualmente ele vem cumprindo seu papel, vem fazendo aquilo que lhe é pedido, vem correndo como nunca, vem fazendo o que sabe fazer. Mas um time que quer jogar um futebol bonito, insinuante, incisivo, não pode ter o Renato como um dos seus articuladores de meio-campo.

Voltando ao jogo da próxima semana, a saída do Renato obrigará o Vanderlei a mexer na maneira como ele dispõe as peças. Hoje os jogadores do meio-campo pra frente do Flamengo jogam assim:

Defensivamente:

Maldonado – Willians – Renato
Thiago Neves – Ronaldinho
Wanderley

Ofensivamente:

Maldonado – Willians
Renato
Thiago Neves – Wanderley – Ronaldinho

Ou seja, o Renato compõe o lado esquerdo da linha de 3 ao lado de Maldonado e Willians quando o Flamengo é atacado e atua à frente dos 2 volantes e por trás dos 3 atacantes (com a ajuda dos 2 laterais) quando o Flamengo ataca.

Mas por que o Renato nunca sai do time? Simples, porque não há nenhum outro jogador no elenco capaz de fazer esta função. Como o Luxemburgo acredita que esta formação deu consistência defensiva ao time e os resultados, mesmo aos trancos e barrancos, tem aparecido, taí a explicação pra este grande mistério.

Domingo, entretanto, ele vai ter que mudar. No lugar do Willians eu me surpreenderei muito se ele não colocar o Fernando, mas eu tentaria o Muralha. E no lugar do Renato eu entraria com o Botinelli na sua verdadeira posição, mudando o esquema tático do time que jogaria assim:

Defensivamente:

Maldonado – Muralha
Thiago Neves – Bottinelli – Ronaldinho
Diego Maurício

Ofensivamente:

Maldonado
Muralha - Bottinelli
Thiago Neves - Diego Maurício – Ronaldinho

Se não funcionar, a outra opção é recuar o Thaigo Neves e entrar com o Negueba na direita, sacando o Bottinelli do time.

Vejamos o que fará o professor.

--------------------------------------------------------------------------------------

O Diego Maurício é disparado o melhor atacante do elenco atual do Flamengo. Gosto da raça do Wanderley, admiro sua dedicação e vontade, mas ao meu ver ele AINDA não tem condições de ser titular de um time de estrelas.

--------------------------------------------------------------------------------------

A jogada de mestre da Patrícia Amorim para entregar a camisa do Flamengo ao Obama foi simplesmente sensacional. Claro, alguns chatinhos, principalmente da imprensa, vão criticar, vão debochar, vão ironizar. O fato, entretanto, é que a imagem dele com a camisa do Mengão nas mãos já correu o mundo.

--------------------------------------------------------------------------------------

E lá vai o Flamengo jogar em Macaé pela milésima vez no ano... bem capaz de daqui a 3 ou 4 jogos o público ser menor do que o de Cardoso Moreira x CFZ.

--------------------------------------------------------------------------------------

Eu apostaria minhas fichas de que o Adriano vai jogar no Flamengo em 2011.