sexta-feira, 25 de março de 2011

Feijoada sem pé, rabo e cabeça

(jabázinho sem compromisso que funciona como homenagem à Tia Surica, rubronegra e integrante histórica da Velha Guarda da Portela, e que segundo dizem faz uma das melhores feijoadas do Rio)


Na segunda parte da década de 80, existia um restaurante atrás da Cinelândia, chamado de “Só Feijão”, onde a especialidade era, claro, a tradicionalíssima feijoada carioca, que podia ser apreciada em qualquer dia da semana, e não só nas quartas e sábados, como é comum em todo o Brasil. Foi ali que eu fui apresentado à tal “Feijoada sem pé, cabeça e rabo”. Tratava-se de uma feijoada em que não entravam o rabinho, a orelha e o pé de porco. Hoje em dia já vi chamarem de “Feijoada Light”, e quase não se encontra mais a feijoada completa, com aqueles quase dois centímetros de gordura cobrindo o feijão... Mas na época era novidade para mim, e o melhor, só tinha as coisas que eu realmente gostava, como a linguiça, o paio, o lombo e a carne seca. Repare que, a despeito de pessoas que preferem o sabor acentuado da “completa”, a Feijoada sem pé, cabeça e rabo era MELHOR (pelo menos para mim) do que a tradicional.

Antes que entremos em uma discussão gastronômica sem fim, quero dizer que neste fim de semana, pela primeira vez, o Luxa terá que, obrigatoriamente, escalar o time sem Renato e sem Willians, e foi isso que me lembrou a tal feijoada, do tempo em que o Amarelinho não era fechado pela Saúde Pública nem vetava o showmício de presidente americano.

Portanto, temos uma grande oportunidade neste domingo. Quem sabe o Luxa, forçado pelas circunstâncias, não escala o time que muitos de nós considera o time ideal, e descobre que isso pode dar certo ?

Fazendo um rápido balanço sobre o tal “time ideal”. Não temos mais dúvidas de que o Felipe foi uma grande aposta que deu certo. Ponto para o Luxa que bancou a vinda do goleirão. Na lateral direita, Léo Moura continua intocável. Mesmo errando de vez em quando, as opções de ataque pela direita continuam sendo uma boa opção para o time. E o moicano é bom de bola, disso ninguém duvida, apesar da implicância de alguns amigos com o seu trote “gazelar”. Na zaga, estou convencido que temos uma boa dupla com David e Welington. Não são craques nem clássicos, mas são “zagueiros-zagueiro”, como gosta o Luxa. Ainda acho que precisamos de mais um bom zagueiro para o elenco, já que o Jean não nos passa confiança, mas o Angelim, quando entra, não tem comprometido. Na lateral esquerda, a primeira polêmica. De todas as sugestões que já vi aqui, testar o Galhardo por ali me parece a melhor, mas ainda prefiro o Egidio Faraó do que Alvim, Renato ou o próprio Angelim.

No meio, se for para jogar com dois volantes, minhas opções seriam o Maldonado e o Muralha. Como o Fernando parece ter sentido uma lesão, teríamos uma boa chance de ver o garoto estrear de verdade no time principal. Ele foi convocado pela seleção sub-18, mas como a apresentação é só em 5 de abril (junto com o César e o Lorran), bem que o Luxa podia atender a este clamor...

Daí para a frente, duas unanimidades (R10 e Thiago Neves), e muita discussão. Poderíamos entrar com mais um meio campo centralizado, o Bottinelli, ou com dois atacantes, um fixo, que seria o Who, e um flutuante, aproveitando os pontos fortes do Diego Maurício, nosso veloz “tanque”.

Embora eu também concorde que o Diego Maurício seja o nosso melhor atacante, tenho a sensação de que jogando como único centroavante avançado, perdemos força, por falta de alguém mais fixo na área, coisa que não parece ser o forte do nosso Drogbinha. Portanto, para mim o time entraria com dois atacantes, e com um ou dois volantes. Se dois, a dupla MM (Muralha e Maldonado). Ou poderíamos testar um volante só, arriscando a dar espetáculo e ficando mais vulnerável, com Maldonado, Bottineli, R10, TN, Who e Diego. Não acredito que o Luxa arrisque isso, mas seria, a meu ver, uma bela experiência, em um momento em que ainda podemos fazer este tipo de brincadeira, para acabar com este jejum de gols que já dura mais de 180 minutos oficiais.

Seja como for, temos uma grande oportunidade e eu espero um jogo bom e divertido. A menos que não seja a feijoada que fique sem cabeça e o Luxa resolva ressuscitar o Fernando, ou colocar o R10 de centroavante, mesmo tendo dois especialistas na posição. Prá cima deles, Mengão !