segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O Manager vai salvando o péssimo trabalho do Treinador

Barcelona

Valdez
Dani Alves – Puyol - Piqué - Abidal
Busquets
Xavi – Iniesta
Messi (direita) – Villa – Pedro (esquerda)

Real Madrid

Casillas
S. Ramos – Pepe – R. Carvalho – Marcelo
Khedira – Xabi Alonso
Ozil
Di Maria (direita) – Higuain – C. Ronaldo (esquerda)

Inter de Milão (campeã da Champions League)

Júlio César
Maicon – Lúcio – Samuel – Chivu
Cambiasso – Zanetti
Snejder
Pandev (direita) – Milito – Eto’o (esquerda)

Corinthians (Campeão Paulista e da Copa do Brasil 2009)

Felipe
Alessandro – Chicão – William – André Santos
Cristian – Elias
Douglas
Dentinho – Ronaldo – Jorge Henrique

Santos (Campeão da Copa do Brasil 2010)

Rafael
Pará – Edu Dracena – Durval – Léo
Arouca – Wesley
PH Ganso
Robinho – André - Neymar

Vejam vocês que eu listei acima a escalação de 5 times que tem ou tiveram sucesso recente no futebol mundial. Logo de cara aparece aquele que é considerado hoje o melhor time do mundo, o Barcelona. Em seguida o badalado Real Madrid com seu bando de craques e um treinador super vitorioso, o mesmo que levou a Inter de Milão ao título da Champions League no ano passado. Pra não dizer que falei apenas de elencos caríssimos, citei os 2 últimos times brasileiros que me davam vontade de ver jogar, o Corinthians campeão paulista e da Copa do Brasil em 2009 e o Santos campeão da Copa do Brasil em 2010. Mas afinal, o que todos eles têm em comum?

Pelas escalações é fácil perceber que todos jogam ou jogavam exatamente com o mesmo esquema tático, uma espécie de 4-3-3 quando o time ataca, variando para um 4-2-3-1 ou um 4-4-2 (em duas linhas de 4) quando o time defende. Todos eles priorizavam os jogadores de ataque aos de defesa, todos eles valorizavam a posse de bola como forma de domínio da partida, nenhum deles tem um brucutu no meio-campo e NENHUM DELES formou o seu time a partir das deficiências do seu lateral-esquerdo, ou formou?

Alguém aqui sabia que o lateral-esquerdo titular do Barcelona é o Abidal? Ou de vez em quando o Maxwell? Quem é Chivu? André Santos não é aquele lateral que jogou 3 (REPITO TRÊS) anos aqui no Flamengo e saiu escorraçado como reserva do Juan e do ANDRÉ? E o Léo com 300 anos e 500 contusões foi quem fez a diferença no ótimo time do Santos? Ainda falando do Santos, o lateral-direito titular era o PARÁ!

Antes de continuar queria colocar aqui a escalação com a qual o Manchester United tem jogado 90% dos seus jogos na temporada atual:

Van der Sar
O’Shea (Rafael) – Ferdinand - Vidic – Evra
Fletcher – Anderson
Nani – Rooney – Berbatov – Giggs (Park)

Sim, o Manchester joga hoje num 4-2-4. São 2 jogadores abertos nas pontas e 2 centroavantes de área. Pra que se tenha uma idéia, o Ferguson foi muito criticado no sábado por ter tirado um dos centroavantes, o Berbatov, pra colocar um meia (Scholes) e voltar o time pro 4-3-3. E o que se vê aqui no Flamengo?

O Flamengo 2011 mudou. Acho que é perceptível pra qualquer um que sem o trabalho do Vanderlei Luxemburgo não teríamos hoje um grupo tão qualificado como temos, apesar de uma ou outra deficiência. Calma, gente, contratamos em quantidade e qualidade, era óbvio que ainda faltaria uma ou outra peça. Mas agora é bem mais fácil corrigir: um zagueiro aqui, um lateral ali e teremos, se não o melhor, um dos melhores elencos do Brasil. O trabalho do manager Luxemburgo foi bem feito até agora, mas dentro do campo o que se vê é um treinador antiquado, perdido e, como sempre, justificando sua incompetência pra resolver os problemas do time colocando a culpa nas costas dos jogadores. É ou não é isso que ele está fazendo quando muda o esquema tático todo jogo sob a alegação que precisa resolver o problema da lateral-esquerda? Ou quando diz que o Ronaldinho no Brasil tem que assumir a responsabilidade e jogar numa faixa de campo maior do que jogava na Europa?

Não, Vanderlei, o problema do time não é de jogadores. Claro que você como manager deve contratar pelo menos um lateral-esquerdo e um zagueiro pro brasileirão, mas o problema do Flamengo é tático. Você começou a temporada com um suposto 4-2-3-1 no qual 2 dos meias eram o Fierro e o Renato que não têm características para entrar dentro da área. Num determinado momento, com o Marquinhos aberto na DIREITA, o time fez sua melhor partida na competição simplesmente porque o Deivid tinha com quem dialogar na frente. Aí você inventou que tinha que arrumar um lugar pro Renato no time na lateral-esquerda e, pior ainda, que tinha que dar liberdade pro Thiago Neves e pro Ronaldinho. Que história é essa de liberdade, Vanderlei, isso é desculpa esfarrapada de treinador que não consegue determinar as funções que seus jogadores devem exercer numa partida. No Milan, há 2 meses atrás, o Ronaldinho jogava pela esquerda e voltava até o meio-campo pra fechar os espaços. Por que ele não pode fazer o mesmo no Flamengo? O Messi tem liberdade mas parte sempre de um determinado espaço de campo, função que foi dada a ele pelo excepcional Guardiola. O Eto'o cumpria as determinações do Mourinho, como o Cristiando Ronaldo também faz sem que eles percam sua força ofensiva, o Douglas e o Ganso lá eram grandes marcadores no Corinthians e Santos?

Agora, pra completar o péssimo trabalho feito neste início de ano, Vanderlei, você resolveu escalar o time num 3-5-2. Logo após a lamentável atuação de ontem, além de culpar o vento, você disse que tinha que pensar bem como escalar seu time porque o Botafogo joga com 2 (DOIS) atacantes. Ou seja, lá vem 3 zagueiros aí de novo!

O Barcelona ganha de todo mundo de 3, 5, 8, o Real Madrid faz 5 ou 6 todo jogo, a Inter foi campeã de tudo, o Manchester United é líder absluto do fortíssimo campeonato inglês e todos eles (excessão do United que joga com 4 atacantes) jogam com 1 meia clássico e 3 atacantes, será que não tá na hora de você deixar de ser petulante, arrogante, intragável, ser um pouco mais humilde, sentar na frente da televisão e reaprender sobre como se joga futebol com sucesso no mundo todo hoje?

É Vanderlei, tem muita gente que se engana com esses 100%. Provavelmente a torcida do Atlético Mineiro também ficou muito empolgada com o título mineiro de 2010, apesar do futebol feio que fez o time frequentar a zona do rebaixamento no início da competição (foram 6 pontos em 15). Eu não me engano. O Flamengo até agora fez jogos horrorosos nesta temporada, até agora não existe nenhuma formação definida e nenhuma perspectiva de melhora. Nos 2 próximos finais de semana estarei no Engenhão torcendo pela camisa rubro-negra como sempre faço, mas nem um eventual título conquistado numa jogada individual de um dos nossos craques mudará a minha convicção de que o caminho infelizmente está totalmente errado. Espero que você mude isso, mesmo que agora não haja tempo pra treinamento. Porque a grande verdade é que os bons jogadores que temos e a fragilidade do nosso estadual estão salvando o péssimo trabalho de campo que você tem feito até agora.

Humildade, Luxemburgo!

--------------------------------------------------------------------------------------

Vamos parar com essa palhaçada, vamos definir o Engenhão como nosso estádio para os próximos 2 anos e criar mecanismos pra que o torcedor compareça ao estádio. Você vai repetir o mesmo discurso do ano passado no Galo, Luxemburgo? Eu nunca vi o Dorival Junior reclamar de estádio desde que o substituiu e tirou o time da zona de rebaixamento...

--------------------------------------------------------------------------------------

Tira o chinelinho, argentino!

--------------------------------------------------------------------------------------

Patricia, a sua obrigação, caso a CBF e a Caixa entreguem a Taça de Bolinhas ao São Paulo, é romper com todo mundo, com a CBF, com o São Paulo e principalmente com o Clube dos 13. Aliás, aproveite e mande o Juvenal...

--------------------------------------------------------------------------------------

Termina hoje a carreira de um dos 3 maiores atacantes que eu vi jogar na minha vida. Ponto.

--------------------------------------------------------------------------------------

Felipe
Léo Moura – Wellinton – David - Angelim (ou qualquer poste que fique ali parado)
Maldonado – Willians
Thiago Neves
Diego Mauricio – Deivid – Ronaldinho

É com esse time que eu entraria pra jogar a semifinal contra o Botafogo.