sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Nem Ford nem sai de Simca



Cada um de nós tem os seus bordões de infância, frases que se diziam para caracterizar uma situação. Na minha infância, pelo menos, os palavrões eram ditos em ocasiões especiais, não eram pronunciados na novela das oito, por exemplo. Assim, para as situações em que lidávamos com um cidadão “empata”, por exemplo dizíamos que ele “nem Ford nem sai de Simca, porque o cidadão nem fazia nem saía de cima. Muito parecido com o atual “ou faz ou desocupa a moita”. (para quem não sabe o que era um Simca, veja a foto do charmoso “Simca Chambord - 1964" acima).

Pois foi exatamente isso que vimos neste circo armado nesta quinta feira em um dos locais mais tradicionais do Rio, que merecia espetáculo de maior conteúdo. Pareciam, como disse alguém, deputados se explicando. Disseram o óbvio (que o RG não ficaria mais no Milan) e não disseram o que todo mundo queria saber (prá que raios de time o dentuço vai). Da minha parte, como torcedor, confesso que seria muito legal ter o RG no time, pelo tanto de encarnação que isso ia render nos adversários, pela grandeza do movimento, totalmente compatível com a grandeza do Flamengo... Mas se o coração de torcedor tivesse um cérebro junto, pensaria que talvez seja melhor o Ronaldinho ir para qualquer lugar, menos para o Flamengo. Ele sabe muito de bola, isso nem se discute, mas o fato é que não mostra mais essa efetividade há muito tempo. Se o “projeto” do professor for sério mesmo, ele vai ser melhor executado sem esse jogador. Vale mais investir em um meio campo excepcional, com idade para render muito ainda e que acrescente ao meio campo rubro-negro a regularidade de acerto de passes e lançamentos que tanto precisamos. Nem preciso dizer de quem estou falando, e que o passado tricolor também é uma característica do próprio Flamengo, formado inicialmente por ex-jogadores do time das Laranjeiras.

Confesso que me senti “traído” quando o Fenômeno preferiu vir morar em São Paulo, mas do ponto de vista técnico, não sei se ele daria certo no Flamengo. Tenho sentimentos muito parecidos com relação ao Gaúcho. Ficamos assim, então. Se vier, será uma grande festa. Se não vier, vida que segue e vamos construir um Flamengo forte, capaz de ganhar no campo de qualquer time recheado de medalhões envelhecidos.

Quero abrir um tópico para discussão que não nega a minha grande paixão pelas nossas categorias de base. Vi o jogo do time do Flamengo contra o Mogi na Copa SP de Futebol Jr e gostei bastante. Não sei dizer se o time jogará sempre assim, e se o que vi não foi apenas fogo de palha, uma impressão precipitada como costumo ter (sempre positiva) quando vejo nossos garotos jogarem. Tirando o goleiro, que saiu perdido em pelo menos duas oportunidades, gostei do time inteiro. Os laterais, Alex e Anderson, sobem ao ataque e cruzam bem, mas também combatem quando o time perde a bola. O Negueba, que quando sofre uma falta parece que “desmonta”, só faltou fazer chover. Não consegui ver nele o atacante que o Luxa quer, mas ele conduz muito bem a bola, é atrevido e deve fazer sucesso no time principal. Ele deu um chapéu no zagueiro que foi tão escandaloso que o zagueiro respondeu com uma safanão no pescoço dele. Temos um jogador, Lorran, que tem personalidade e também parece ser uma boa promessa. O Rafinha entrou em campo e em 3 minutos chutou duas bolas ao gol adversário, se revelando rápido e bom de posicionamento. Os zagueiros me supreenderam. O Marlon, de quem sempre ouvi falar mal, não me pareceu pior que o Wellington. É o zagueiro-zagueiro. E o Frauche (eta nome esquisito!), injustamente expulso, se revelou uma grata surpresa : Marca bem, sabe sair com a bola e chuta pro gol. Pode ser um zagueirão mesmo no futuro. Além disso, vi um volante clássico, Vitor Hugo, que sai bem com a bola, e um jogador que me fez acreditar no olho experimentado do Luxa, que é o Muralha, recentemente incorporado aos profissionais. Habilidoso, passes certos, invade a área, lança e troca passes com muita precisão e rapidez. Não tenho muito para falar do camisa 9, Lucas, mas gostei muito do Adryan, um lourinho atrevido que fez algumas jogadas muito boas. Na verdade, o time, mesmo não conseguindo fazer o gol, lembrou um pouco o Santos do primeiro semestre de 2010, com muitas tabelas de um único toque, rápidas e de penetração certeira. Teve um pouco de “fomeagem” nas finalizações, mas eu prefiro ver isso pelo excesso de personalidade e autoconfiança. Enfim, posso cair do cavalo e este time ser eliminado dando vexame, mas se ele for bem trabalhado, teremos muitos jogadores para aproveitar em breve no time principal. Com certeza muito melhor do que as gerações que temos assisitido no Flamengo nestes últimos anos.

Quanto ao RG, a única coisa que eu posso dizer é : Desocupe a moita !

Se for para continuar nesse “doce”, vamos largar mão desse sonho e cuidar do ano de 2011, que tem muito pra ser trabalhado para que a torcida tenha um ano digno e em conformidade com o tamanho do Flamengo.