segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Meu elenco pra 2011...

O que o Flu 2010, o Fla 2009 e o São Paulo tri 2006/2007/2008 têm em comum? Todos eles mantiveram a base do ano anterior, contrataram reforços de qualidade e conseguiram o título brasileiro. Será que na era dos pontos corridos é necessário manter a base pra prosperar? Será que o Corinthians/MSI de 2005 é apenas a exceção que confirma a regra?

Continuo acreditando que não adianta mudar tudo. Pro Flamengo ter sucesso em 2011 parte do grupo tem que ficar, principalmente 4 ou 5 peças do time titular. Mas é chegada a hora de uma reformulação mais ampla e espero que o todo poderoso Vanderlei Luxemburgo consiga fazê-la com calma e critério, tudo que ele mesmo não conseguiu em seus últimos trabalhos no Santos, no Palmeiras e principalmente no Atlético-MG.

Nomes cada um tem os seus, preferências cada um tem as suas, eu faria o seguinte pra 2011.

Goleiros:

É fato que precisamos de um goleiro para ser titular da equipe. Eu buscaria investidores e tentaria contratar o Neto, goleiro do Atlético-PR. A minha 2a preferencia seria pelo Diego Cavalieri, mas não acredito que ele venha porque qualquer clube que disputar jogador com o Fluminense perderá. Como não dá pra mudar todo mundo, o Lomba ficaria e esse Paulo Victor, que é fraquíssimo, eu dispensaria - assim como o Vinícius que conseguiu ficar atrás dele neste final de ano.

Laterais-Direitos:

Eu ficaria com o Léo Moura sem nenhuma dúvida. Dá mais 50 pratas pra ele e pronto. Ou vão deixar ele sair por causa de um valor irrisório pros meios do futebol como fizeram com o Emerson e depois vão buscar um Diogo da vida pagando fortunas quando a vaca já tá indo pro brejo? Além dele eu traria o Everton Silva de volta, pois ainda não tenho certeza que o Galhardo esteja preparado para assumir um lugar nesta posição. Durante o ano de 2010 assisti a 4 ou 5 apresentações do menino, todas as vezes que ele entrou no meio-campo pelo lado direito ele jogou muito bem, todas as vezes que entrou na lateral ele foi muito mal. Como o potencial dele é enorme, eu usaria o 1o semestre pra observá-lo nos treinamentos para que no brasileirão ele assumisse de vez uma posição no elenco como meia ou lateral.

Laterais-esquerdos:

Não há mais clima pro Juan no Flamengo, apesar de que se trouxerem algum dos especulados na semana passada temo que sintamos muitas saudades dele. Eu tentaria trazer dois, o André Santos (ex-Fla) que está na reserva na Turquia e o Everton.

Zagueiros:

Eu manteria no elenco o Welinton, o David e o Angelim, que pra mim fez um bom 2o turno e poderia tranquilamente fazer parte do grupo por mais 1 ano. Minha zaga titular, entretanto, teria um dos dois meninos ao lado de um zagueiro experiente. Meu sonho é o Juan, mas acho o Victorino da LaU um bom nome. PS: calma, é claro que eu jamais escalaria Juan e Angelim juntos!

Volantes:

O Maldonado pra mim é craque nesta posição e seria o 1o titular do meu time pra 2011. Do grupo atual eu ainda manteria o Willians, o que não quer dizer que ele seria titular, e o Correa. O meu sonho pra compor esse grupo seria a volta do Airton, que não é titular do Benfica.

Meias

Aqui é necessário fazer uma revolução. Meu camisa 10 seria o Alex do Fenerbhace. É um nome polêmico, já tem 3.000 anos, mas todo dia leio uma notícia de um gol dele lá na Turquia. Eu o traria sem nenhuma dúvida, pois sou fã número 1 do futebol dele e porque acho que ele teve pouquíssimo tempo pra mostrar seu jogo aqui no Flamengo. Pra jogar ao lado dele eu buscaria um daqueles “10” argentinos da 1a divisão. O Buonanotte do River jogava demais, mas sofreu um acidente com vítimas em 2009 e parece nunca mais ter atuado no mesmo nível. Falam muito bem do Formica, do Newells Old Boys e ainda tem o Damian Diaz que joga na Universidad Católica do Chile (de onde vieram Conca e Montillo). Pro banco eu apostaria no crescimento do Camacho neste início de ano, mas sempre com a ressalva que caso ele não corresponda precisaríamos de um novo nome pro brasileirão. Meu 4o jogador pra este setor seria o Fierro, que pra mim é bom jogador pra compor elenco, caso o Maldonado consiga sua naturalização. Caso não consiga, eu tentaria trazer o Elkesson, recém rebaixado com o Vitória. PS: Bom lembrar que o Galhardo e o Everton também poderiam ser aproveitados nas meias.

Atacantes:

Temos um estadual e fases iniciais da Copa do Brasil até Abril/Maio. Se jogássemos a Libertadores seria diferente, mas como os compromissos são mais simples, eu manteria o Diogo e o Deivid ao lado do Diego Mauricio no nosso elenco de atacantes. Além deles eu traria mais 2 jogadores: um pra mexer de fato com a torcida, outro pra compor elenco. Minhas sugestões: pede a ajuda da Olympikus e vai atrás do Luis Fabiano, que passou boa parte da temporada no banco do Sevilla e cansou de dizer que gostaria de jogar no Flamengo. Pra compor o elenco eu tentaria o Muriqui que se não me engano está lá na China.

No meu elenco pra 2011 não ficariam o Jean, o Juan, o Alvin, o Fernando (que infelizmente já ficou), o Renato, o Kleberson, o Petkovic, o Michael, o Marquinhos e o Val Baiano.

Ainda bem que 2010 ficou pra trás, torçamos agora pra que tenhamos um 2011 bem melhor.

--------------------------------------------------------------------------------------

O Renato está há 4 meses no Flamengo. Neste período ele já se envolveu em 3 confusões em treinos. Taí um jogador que cria um ambiente ótimo pro desenvolvimento do trabalho de dia-a-dia.

--------------------------------------------------------------------------------------

Feliz 2011 pra todos nós!