quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Do tijolo à reformulação do futebol

A Boa-Nova de ontem foi o lançamento da "Campanha do Tijolinho", que pode ser vista em www.flamengo.com.br, visando mais um up-grade na construção do Centro de Treinamentos do Flamengo, em Vargem Grande, e, melhor ainda, com o comparecimento e apoio do futuro presidente (Ave!) Zico, que pronunciou as seguintes palavras durante o evento: "Fiquei muito orgulhoso em receber o tijolinho número 10. Ele está incluso nos 20 que eu comprei para o clã Antunes. E o meu não é o mais importante deles. Sem dúvida é o do velho Antunes, que começou toda saga Flamengo na família", disse o Galinho.

Estou nessa e, novamente, apoio mais uma iniciativa para estruturar o Flamengo acrescentando um CT ao seu patrimônio. Muitos torcedores não apoiam a campanha em virtude de tudo o que aconteceu envolvendo o Zico, em decorrência de sua passagem pelo cargo de executivo de futebol do clube, porém, se o próprio dá o seu aval à campanha, colocando o Flamengo acima do seu próprio nome, desmontam-se os argumentos daqueles que se opõe ao movimento que, já nas primeiras sete horas, foi um sucesso absoluto com mais de 500 tijolos vendidos, o que dá mais de uma peça comprada por minuto( http://bit.ly/dbf2K4 ). Que bom!

Enquanto isso, Papai Noel mal começa a aparecer nos retrovisores de nossas vidas e o botão "start" das especulações para 2011 é acionado, com a torcida rubro-negra viajando nos caminhos a serem trilhados no próximo ano.

Para início de conversa, a atitude mais natural de um ser humano minimamente dotado de boa vontade com o clube, desarmado de subterfúgios e tocaias por trás das palavras, é reconhecer a sucessão de erros cometidos ao longo deste ano, aprender ou reaprender com eles, e tratar de providenciar uma implosão dos modelos de gestão adotados e fracassados, que levaram o Mais-Querido a vexames nacionais e internacionais em todas as competições das quais o Flamengo participou.

Em relação ao elenco, numa hipotética lista de dispensas, não podem deixar de constar nomes que, um dia, podem ter dado o que falar dentro dos campos pelo Brasil e mundo afora mas, atualmente, não passam de meros figurantes no grupo, tais como: Juan, Klebérson, R11, Deivid, Diogo, Val Baiano, Fernando, Fierro e outros menos cotados;

Na ainda modesta lista acima, devem ser incluídos os grandes Petkovic e Ronaldo Angelim, mas estes considero patrimônios do clube, assim como do sumido ex-xerife Fábio Luciano, os quais poderiam ser aproveitados em outras funções do departamento de futebol, dos juvenis aos profissionais, onde seriam de muita importância trabalhando ao lado dos atletas do clube, onde tem muito o que fazer e os três muito a contribuir.

Quanto ao departamento de futebol, da presidente do Flamengo ao quero-quero que habita as laterais dos campos do CT, todos estão fartos de saber que urge uma mudança drástica no modelo de gerir o setor, profissionalizando-o para ganhar em autonomia de vida própria e agilidade nas iniciativas relativas às contratações para que não se repitam casos semelhantes ao da contratação de Deivid, feita nas últimas horas da madrugada do último dia permitido para tal.

Será que muda em 2011?

SRN!