quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A Hora do Urubu Voar Alto



Bom dia, meus caros amigos do Buteco. Após a enorme decepção do último sábado, em Sete Lagoas/MG, o jogo contra o Guarani no Engenhão, no próximo sabado, vai se aproximando e o nível de expectativa aumentando. Bem, o que dizer desse ano, né? Poderíamos esperar várias coisas, menos que, ao final dele, após o sexto título brasileiro em 2009, estaríamos lutando contra o rebaixamento em 2010.

Como disse o Mouta ontem, o momento não é propício para distribuir as cotas de responsabilidade, e como o Patrick bem abordou na segunda-feira, o Luxemburgo não pode ser responsabilizado pelo que está ocorrendo, pois não montou o elenco no início do ano, não manteve o Estagiário durante a paralisação no período de intervalo para a Copa do Mundo e nem o autor das contratações às vésperas do fechamento da janela. Ok. Tudo certo. Entretanto, o nosso treinador poderia tentar deixar as coisas um pouco menos difíceis, venhamos e convenhamos.

Sabem, eu compreendo a angústia do Luxemburgo por escalar um time com mais experiência num momento de pressão como esse; contudo, creio que ele não pode deixar de enxergar os fatos e quanto antes ele perceber que escalar um meio com três volantes e o imprevisível e ectoplásmico Kleberson nos custará provavelmente preciosos quarenta e cinco minutos, melhor. Mas se a nossa realidade, hoje, é o Marquinhos apresentando o que de melhor, ou menos limitado, como preferirem, o Flamengo possui, então por que insistir com uma formação como essa?

As diversas alterações no meio de campo eu até certo ponto compreendo, pois o erro absurdo na montagem do elenco e não contratação de um substituto a altura para o Petkovic, cometido no início do ano, foi também repetido absurdamente no meio do ano, com o não aproveitamento da janela de transferências internacionais, e hoje o Flamengo paga o preço dessa inércia, de tal modo que, repito, compreendo até certo ponto a dificuldade do treinador em encontrar a formação ideal no meio. Porém, será que tanta indefinição e tantas mudanças eram mesmo necessárias no ataque? Nessa proporção que temos visto?

Esses questionamentos, porém, ficam apenas para ensejar alguma reflexão por todos nós, bem longe de sequer pretenderem constituir verdades absolutas ou definitivas. Tampouco representam questionamento à qualidade do treinador, o qual eu espero que esteja à frente da montagem do elenco para 2011 e tenha tranquilidade para trabalhar dentro do clube.

Da mesma forma, vou tentar esquecer o que, ao meu ver, representa uma das maiores trapalhadas que já vi em toda a história do clube, que foi o lançamento de uma campanha para construção do CT, que depende do apoio da torcida, em um momento de crise no Departamento de Futebol profissional, seja de ordem técnica, pela ridícula performance no campeonato brasileiro, seja política, pelas circunstâncias da saída do ídolo maior do clube da direção desse departamento.

Vou também tentar esquecer o lançamento da pedra fundamental do museu rubro-negro na semana desse jogo decisivo, como se houvesse motivo para festejos dessa natureza, numa demonstração preocupante de autismo político por parte da direção do clube.

Na verdade, o que importa, agora, é vencer o Guarani, nem que por 1x0, seja com gol de quem tiver que ser, seja com a escalação que tiver que entrar em campo. Todos os corações rubro-negros do mundo devem estar no Engenhão. Claro que nem todos conseguirão se fazer presentes, afinal somos uma nação com mais de trinta milhões espalhados pelo mundo inteiro, mas então que os sentimentos, os corações de todos os rubro-negros do mundo estejam sábado no Engenhão, carregando o time para a tão necessária vitória.

Aos que, como eu, torcerão de longe, podendo acompanhar os resultados pela televisão, segue algumas considerações para tentar ajudá-los a escolher por quem torcer para ajudar o nosso Flamengo:

Avaí x Atlético/GO - confronto direto entre dois adversários perigosos na luta contra a ZR. O Avaí obteve uma vitória inesperada no último final de semana e terá pela frente dois jogos em casa, contra os goianos, que somam o incrível número de 11 (onze) derrotas fora de casa, e o Santos, que tem o mesmo número de derrotas fora de casa que o Flamengo. A possibilidade de que o Avaí chegue a 43 (quarenta e três) pontos com 11 (onze) vitórias é muito, não podendo ser desprezada, ainda, a possibilidade de jogar a última fora de casa contra o Atlético/PR contra um adversário desmotivado, já sem qualquer chance para obter a vaga na Libertadores. Por sua vez, o Atlético/GO jogará em casa contra o São Paulo já sem chances de conseguir a vaga na Libertadores e na última rodada pegará o Vitória fora de casa, sendo bastante razoável a possibilidade de que chegue a 43 pontos com 12 (vitórias).

Ao meu ver, o melhor resultado é o empate, eis que impedirá o avanço do Avaí e também segurará o Atlético/GO, o qual não sabemos se conseguirá vencer o "chato" time do São Paulo - eu parto da premissa de que, quanto mais times atrás do Flamengo na tabela, nossas chances de rebaixamento serão sempre menores.

Vitória x Corinthians - lamento informá-los, mas é melhor que o Corinthians vença, por motivos óbvios...

Goiás x Santos - os goianos estão praticamente rebaixados. A vitória, porém, pode ser um importante fator de motivação e preservação da autoestima, que poderão ser importantes na rodada seguinte, contra o Atlético/MG, em Sete Lagoas. E o final de semana nos recordou do jogo contra o Goiás ano passado, no Maracanã, ou seja, o quanto eles podem ser inconvenientes, especialmente quando não têm nada a perder.

Palmeiras x Atlético/MG - o Palmeiras entrará com o time reserva, em razão da semifinal da Sul-Americana. Apesar disso, o Atlético/MG, fora de casa, está mais para galinha do que para galo, valendo lembrar que os reservas do Felipão venceram o Guarani, não sendo, portanto, impossível que compliquem a vida dos mineiros.

Cruzeiro x Vasco - infelizmente, amigos, é melhor torcermos pelo nosso rival carioca, pois o quanto antes o Cruzeiro perder as esperanças de título, maiores serão nossas chances ao enfrentá-los na 37ª Rodada. Vale lembrar que, em razão do nosso diminuto número de vitórias, não são poucas as chances de termos que somar 44 ou até 45 pontos para afastar o rebaixamento.

Grêmio x Atlético/PR - aqui reside um grande dilema, pois um jogo que aparentemente nada tem a ver com o Flamengo, na verdade tudo tem, eis que o perdedor muito provavelmente dará adeus às chances de vaga na Libertadores da América e ambas as equipes enfrentarão adversários diretos do Flamengo na luta contra o rebaixamento - o Grêmio jogará contra o Guarani em Campinas pela 37ª Rodada e o Atlético/PR jogará contra o Avaí em Curitiba na última rodada. Então, a depender dos resultados dessa e da próxima rodada, o Flamengo poderá precisar de um desses dois resultados ou mesmo de dois deles. Fiquem a vontade para calcular as hipóteses mais prováveis e escolher por quem torcer. Detalhe importante: o Botafogo não pode disparar à frente de nenhum dos dois, senão a motivação desaparece.

Agora é esperar pelo sábado e torcer.

Voa alto, Urubu, e leve pra longe toda essa agonia!

SRN a todos.