domingo, 28 de novembro de 2010

2010, o ano que finalmente acabou. Mas atenção na montagem do elenco pra 2011!

Quero deixar claro que vou me referir aqui exclusivamente ao futebol profissional do Flamengo. Não me cobrem posições sobre a Patricia Amorim, o Hélio Ferraz ou qualquer outro dirigente do clube, eu mesmo já cansei de escrever aqui o quanto eles fazem ou fizeram mal ao Flamengo.

Minha vontade era começar falando sobre futuro, mas algumas lições devem ser aprendidas com o que foi feito em 2010 para que não cometamos novamente os mesmos erros. Qualquer rubro-negro concorda que é hora de reformular, mas todo mundo sabia também que na parada pra Copa do Mundo o Flamengo precisava de reforços. De Junho a Setembro deste ano foram contratados 10, repito, 10 jogadores: Vinicius, Jean, UENDEL (sim, Uendel!), Correa, Renato, Val Baiano, Borja, Diogo, Devid e Leandro Amaral. Gastou-se como nunca na história do clube e o resultado final foi esse que todos viram, um time fraco, cheio de pontos fracos e dependendo dos outros pra se manter na 1a divisão.

Claro, os erros não se limitaram às contratações de jogadores, mas já critiquei demais o que foi feito pela direção do futebol profissional do clube e o intuito agora é apontar o porque dos erros previsíveis nas contratações, alertando para o que virá por aí nos próximos 40 dias.

Quem chegou ao Flamengo no 2o semestre?

Vinicius e Leandro Amaral– Um eu não conheço, portanto não posso opinar se foi uma contratação bem feita ou não. Quanto ao outro prefiro me calar.

Jean – Nos últimos 7 anos havia sido reserva em TODOS os clubes que passou. Meu Deus, o que se passou na cabeça de quem contratou esta lesma desengonçada? Lição pra 2011: jogador que tem 30 anos e nunca se firmou como titular em lugar nenhum NÃO PODE ser contratado.

Uendel – Era reserva do Eltinho no Avaí. Depois era o 3o da posição no Grêmio. Como é que este cidadão poderia ter dado certo no Flamengo?

Correa – Até acho um bom jogador pra composição de elenco, portanto pra mim foi uma boa contratação se os valores envolvidos não foram elevados.

Borja – Atenção pra 2011! Este tipo de erro NÃO PODE ser cometido novamente. Devem ter visto meia dúzia de DVDs do cara e foram buscá-lo no Caxias, onde ele havia sido RESERVA em boa parte do Gauchão. Jogador tem que ser observado em 5 ou 6 jogos INTEIROS, é fundamental ver a atuação dele NOS 90 MINUTOS. E o profissional responsável pelo futebol PRECISA ACREDITAR que a contratação tem mais chances de dar certo do que errado, simplesmente aceitar uma indicação do treinador é o 1o passo pra dar errado.

Val Baiano – foi contratado porque foi um dos artilheiros do brasileiro passado. Quem o contratou não procurou saber sua história, não assistiu 5 jogos inteiros dele, apenas o trouxe por causa da artilharia. O Val Baiano foi mandado embora do Santos, foi mandado embora do México e só conseguiu fazer seus golzinhos em times pequenos. Contratação obviamente equivocada e típica de dirigentes amadores. O problema é que ele foi contratado por um profissional. Atenção pra 2011: tem que pesquisar, assistir jogos, não pode-se deixar levar por uma ou outra situação momentânea, o Dimba e o Souza também foram contratados assim...

Renato – contratação que é a cara do Flamengo. O cara de uma forma ou outra foi ídolo aqui mais pela sua dedicação do que pelo seu futebol, aí existe a obrigação do Flamengo de trazê-lo a qualquer custo. O Renato aos 32 anos ganha o DOBRO do que ganha o Montillo, isso faz algum sentido? Atenção para 2011, contratem se acharem que o jogador é realmente importante pro time, esqueçam o que ele fez no passado. Senão daqui a pouco um gênio pedirá a volta do Sávio...

Deivid – Quem o contratou a peso de ouro não procurou saber em nenhum momento a situação atual do jogador. O Deivid veio como salvador da pátria estando sem jogar há exatos 8 meses. E pior, por opção do treinador de seu ex-time. Eu apostaria nele pro início de 2011 (até pelo longo contrato), mas que fique a lição de não contratar jogador pelo que ele fez no passado. Atenção para 2011, contratem jogador pelo que ele joga NO MOMENTO.

Diogo – Jogador jovem e com bom potencial, era uma boa aposta. O erro, o mesmo ocorrido com o Deivid, foi trazê-lo tão tarde. Quem dirige o futebol do Flamengo daqui pra frente tem que entender que o fechamento da janela é apenas uma data e que as contratações tem que ser feitas com antecedência.

Eu e você como torcedores podemos palpitar e querer o Diogo, o Deivid, o Alex, o Figo, o Beckenbauer ou o Julinho Botelho. Nós temos nossa atividade profissional e não temos tempo pra estudar o futebol profundamente para sabermos quem o Flamengo deve trazer para seu elenco. Mas quem é profissional e ganha um salario estratosférico pra dirigir o clube tem que saber muito mais do que todos nós juntos e tem a obrigação de acertar mais do que errar. Errar todas ou quase todas é inaceitável, portanto agora é com vocês Veloso e Luxemburgo!

---------------------------------------------------------------------------------------

Curtinhas:


. Pro time titular precisamos de pelo menos 1 goleiro, 1 grande zagueiro, 1 lateral-esquerdo e 2 meias.

. Pra disputar posição precisamos ainda de mais 1 zagueiro, outro lateral-esquerdo, 1 volante e 1 atacante. Mas Luxa, 23 jogadores em 8 meses não!

. Espero que o Luxa inicie o ano de 2011 no esquema que ele escalou o time ontem. O time estava bem distribuído em campo no 4-2-3-1, mas com aqueles jogadores...

. Sobre o elenco pra 2011 eu falo semana que vem, mas temo que uma boa atuação de um ou outro jogador contra o Santos interfira na sua permanência pro próximo ano.

. Importantíssimo: se quer o jogador, então pegue o avião e vá atrás do cara! Jogar a culpa nos outros é mais fácil, claro, mas a hora é de ação e não de lamentação.

. E não é que a pé-fria conseguiu perder mais um título no basquete? Cimento na piscina!

. O próximo compromisso do Flamengo deveria ser a festa de despedida do Pet.