sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Vida dura de torcedor, entre o amor e o ódio



Meus amigos do Buteco, ontem foi mais um dia de sofrimento para a Nação Rubronegra. Aqui mesmo no Buteco o pau quebrou, antagonizando os que entendem que o Zico está cometendo erros como dirigente e os que entendem que mesmo com os erros o Zico está sendo hostilizado com segundas intenções.
Nesse assunto não existe verdade absoluta e portanto este texto não vai agradar a todos. Mas algumas premissas podem ser assumidas, e acho que temos a obrigação de colocar o dedo na ferida.
1) O Zico é uma pessoa inatacável, como pessoa, como cidadão, e como ídolo do Flamengo.
2) Nem por isso qualquer erro dele como dirigente deve ser relevado. Se existem erros, é nosso dever apontá-los, dentro das regras de convivência saudável e democrática. Me lembro do próprio Zico, nas entrevistas iniciais, dizendo que sabia que estava em uma posição que seria alvo de críticas e que elas eram naturais.
3) Não podemos confundir as críticas ao trabalho de dirigente com as insinuações pútridas oriundas de pessoas que nem merecem ter seus nomes citados. Associar o nome do Zico à qualquer menção de negociatas ou jogadas excusas não deve ser aceito por nenhum rubronegro decente.
Com estas considerações iniciais estabelecidas, vamos em frente. O episódio Jean X Silas apenas demonstra a real incapacidade deste boleiro de dirigir um time como o Flamengo. O time está entrando em campo mal escalado, com volantes demais, com uma preocupação defensiva que não se justifica quando só a vitória nos interessa e sempre, eu disse SEMPRE contra a vontade da torcida. Tá certo que a torcida é passional, que nem sempre temos todas as informações para formar um juízo correto, mas nos nove jogos, eu não li nem ouvi, em momento nenhum, alguém dizer “este é o time que eu escalaria”. O time consegue ser uma unanimidade do “não gostei”. Para piorar, quando há uma substituição, ela é incompreensível, e não muda a partida a nosso favor. E a impressão que dá é que o time que acaba jogando nunca treinou junto, tanto são os erros de passes.
Já vi muitas sugestões aqui, inclusive uma que me agrada muito, que é repetir o esquema do ano passado, simplesmente arrumando um substituto para o Airton, outro para o Ze Roberto e outro para o Adriano, mas parece que vivemos em um outro planeta, inaudível que são os nossos gritos para o comando técnico da Gávea. Mas algumas coisas são gritantes, ainda que ninguém esteja escutando :
O Diego Maurício entra, faz gol e não merece estar no time ? Cadê o aproveitamento dos jovens ? Além do Diego, porque não colocar o Galhardo em campo ? O Wellington é pior que o Jean ? Até para preservar o Jean, que se meteu (involuntariamente, é verdade) em polêmica e vem jogando mal , porque não testar (treinando antes, claro) uma zaga com David e Wellington ? Será que não é evidente que o futebol que vem sendo jogado neste campeonato é muito corrido e que colocar dois jogadores veteranos no meio campo (escolhendo entre Renato, Kleberson e Pet) é assinar a sentença de morte frente a times “corredores” ?
O fato é que isso tudo pode levar a um desgaste tal que o Zico pode acabar pedindo o boné e indo embora. E com ele iriam as nossas esperanças de que o Flamengo tenha um futuro de time grande e de probidade administrativa.
Pessoalmente eu só demitiria um técnico se pudesse ter outro contratado, mas a demora em fazer esta nova contratação pode nos custar pontos preciosos neste momento. Nunca quis fritar técnicos e já fui complacente com muitos desses figuraços que passaram pelo Flamengo. Mas definitivamente o Silas não parece ser capaz, competente, informado, atento e comedido o suficiente para ser nosso treinador. Assim sendo, que venha o quarto técnico de 2010.
E, seja o que for que aconteça, que o Zico esteja conosco em 2011, mais experiente e escaldado, suportado pela imensa nação rubronegra e com tempo suficiente para fazer um planejamento que não foi possível fazer este ano.