quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Um Drink no Inferno


Como no filme do excelente diretor norteamericano Quentin Tarantino, o Flamengo flerta e parece que quer tomar umas lá na terra do Coisa-Ruim. O problema é que os incautos parecem imaginar que encontrarão a Salma Hayek, quando na verdade darão de cara é com o "Lulu da Pomerânia" ali debaixo...

Por que eu estou dizendo isso? Como estamos em período eleitoral, eu diria que tudo no Flamengo é adiado até o "limite da irresponsabilidade". Tudo devagar, lento. Nem parece que sábado tem jogo contra o Botafogo; um jogo no qual o clube tem chances reais e concretas de entrar na Zona do Rebaixamento. Então eu leio nos jornais, na Internet, inacreditáveis "Ainda não li; vou decidir com calma"; "Vou me reunir com ele e decidir".


Zico, numa boa, sábado tem jogo. Você NÃO PODE deixar o Silas dirigir o Flamengo nesse jogo porque ele PERDEU O COMANDO DO ELENCO. Um treinador que expõe os jogadores como ele fez com aquelas desastradas declarações após o empate contra o Goiás não consegue manter o respeito de um grupo. Não tem jeito. E o Flamengo jogará contra um time, hoje, melhor armado e jogando suas últimas chances de disputar o título e a vaga na Libertadores, porque está se distanciando perigosamente do G3. Será que é tão difícil entender isso?


Claro, não estou pedindo para o Luxemburgo dirigir o time no sábado, claro que não. Coloque o cara dos juniores; o Petkovic; o Maldonado; o Patrick; a Lívia; o Babão. Qualquer um, Zico! Os jogadores correrão por QUALQUER UM deles. ELES SÓ NÃO CORRERÃO PELO SILAS, deu pra entender? Então, Zico, seja quem for o treinador, o ideal é que tenha um ou dois dias a mais para trabalhar com o elenco. Sherlock Holmes diria a Watson que é elementar... O que você acha?


Aliás, Zico, o nome da Lívia me parece ser uma excelente ideia. Por ela eles correriam muito, muito mais, além dela entender muito mais de futebol do que o Silas. Alguém duvida?


Falando em filmes...



Passou um pela minha cabeça. Patrícia não tinha plano nenhum para o futebol, tanto que manteve Braz, que por sua vez não tinha nada de útil na cabeça e... deixa pra lá. Veio o Zico, que nunca havia desempenhado a função na vida e deveria ser aproveitado em outra, mas não jogado aos Leões, afinal de contas presidenta deveria ter estratégia, o tal plano que anunciara (se tivesse, hahahahaha, se tivesse, o Braz teria saído no começo do ano, ou será que alguém teria achado ruim sua substituição pelo Zico, hein?).



A esse filme você daria que nome? O Destino do Poseidon? Titanic?


Que nada! Temos que ter fé. Somos rubro-negros. Tem que ser um no qual tudo dá errado no começo mas se acerta no final. Que tal Dias de Trovão ou Fuga Para a Vitória (esse tem até o Pelé!)? Campo aberto para sugestões, desde que sejam otimistas.


Luxemburgo



Eu tenho certeza de que, a curto prazo, daria certo, simplesmente porque não foi ele que montou o elenco e teria que ser apenas treinador, tarefa na qual poucos podem a ele se comparar.


E a médio e longo prazos? Depende do acordo, depende de Luxemburgo aceitar rever seus conceitos. Não, amigos, não estou ficando inocente. Luxemburgo já declarou que tem pretensões políticas no Flamengo. Ele certamente virá e não pretenderá sair. Talvez, para atingir esse objetivo, aceite colocar de lado interesses que poderiam colidir com os do clube, enquanto seu empregador na função de treinador da equipe de futebol profissional. Eu só não acredito é em técnico-empresário a longo prazo.


Em um primeiro plano, é assim que vejo sua contratação. Aguardemos.


Last, but not least...





Para finalizar, e já que a coluna falou tanto em filmes, vou lembrar daquele seriado americano dos dinossauros, no qual o divertidíssimo Babyssauro diria a respeito desse sujeito aí de cima que "Não é a Salma Hayek! Não é a Salma Hayek!"

Precisa desenhar, pessoal do Flamengo?

Bom dia e SRN a todos!