sexta-feira, 10 de setembro de 2010

O 11 de Setembro Rubro-Negro?

Bom dia, Buteco. Um mês atrás, eu escrevia uma coluna de uma sexta-feira 13 em agosto. Achei, na época, que não haveria data pior, mas é claro que essas previsões sempre se mostram erradas depois (ainda que o sábado 14 tenha sido a última vitória do Flamengo, contra o Ceará). 1 mês atrás estava no comando do time o Rogerio "Fofão" Lourenço, o Deivid e o Diogo não tinham chegado ainda, o Maldonado e o David ainda não tinha resolvido seus contratos. De lá pra cá, tudo isso mudou! Mandamos o estagiário embora, aos 45 minutos do segundo tempo contratamos dois bons reforços e renovamos contratos com jogadores importantes. Há pouco tempo o Gustavo também alertou para o início da Maratona de 42 pontos que disputaríamos em um curtíssimo intervalo de tempo e que seriam determinantes para o nosso destino. A confiança estava em alta, mesmo com o retrospecto ruim. Título eram poucos que ainda acreditavam, mas a Libertadores 2011 (que nunca foi tão fácil conseguir, como o Patrick já explicou aqui no Buteco também) era totalmente possível e provável, até então.

Bom, já percorremos mais de um terço da maratona, foram 15 entre os 42 pontos. E o que foi que aconteceu, joagando 2 vezes em casa e 3 fora? Empatamos os 2 jodos de casa em 0x0 e perdemos todos os que jogamos fora. Vejam abaixo:

26/8 (quinta) - Atlético/MG (c) - 0 x 0
29/8 (domingo) - Guarani (f) - Fla 1 x 2
1/9 (quarta) - Cruzeiro (f) - Fla 0 x 1
5/9 (domingo) - Santos (c) - 0 x 0
8/9 (quarta) - São Paulo (f) - Fla 0 x 2

Perder fora para Cruzeiro e São Paulo (de quem somos clientes VIP, aliás...) é normal. Perder pro Guarani fora é uma coisa pra se aborrecer, mas uma vez ou outra acontece. Agora não ganhar do Patético-MG, que vai cair, e do Santos totalmente desfalcado foi uma tragédia que vai nos prejudicar na frente. Esses 4 pontos desperdiçados já nos colocariam em 9º lugar (ficaríamos com 7 vitórias e passaríamos o Vasco) e estaríamos a apenas 3 pontos do "G-6" (esses 3 pontos deveriam ter vindo contra o Guarani, mas deixa pra lá).

Eu fiz análises puramente matemáticas. Não pretendo explorar hoje as questões táticas e técnicas porque já foi falado muito disso nas colunas e nos comentários. A questão agora é: amanhã, 11 de Setembro, continuaremos a maratona em busca de reabilitação e redenção. Estrearemos nossa provável casa até o fim do campeonato, porque incrivelmente não estão se coçando como deveriam para jogarmos no Engenhão, e temos que torcer pra ganhar. O adversário é o Vitória da BA. Empate não nos interessa, o que precisamos é de uma vitória (com v minúsculo) em cima do Vitória (com V maiúsculo). Torço pra que barremos o Renato e o Pet entre no meio-fim do segundo tempo, torço para entrem os meninos com potencial, torço para que o Deivid desencante e que o Silas não se mostre uma aposta furada. Torço muito para que daqui a pouco tempo eu não ouça a torcida arco-íris fazendo gracinhas do tipo "O Flamengo foi contratar um novo técnico, mas Silascô..."

Torço também para que a torcida encare a Dutra e invada o Raulino. Eu não farei isso, mas estarei torcendo a favor, como sempre, durante os 90 minutos.

Saudações Rubro-Negras e bom fim de semana a todos!