segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Esse elenco pode nos levar ao G4. Agora só depende de você, Silas.

O Flamengo montou um elenco desequilibrado para 2010. Isso é fato e entra na conta da antiga gestão do futebol profissional do Flamengo. A nova diretoria de futebol, mesmo com atraso, corrigiu algumas das carências e deixou de acertar outras. Mas me digam, qual time brasileiro não tem deficiências em seus elencos?

A fase das lamentações, das lamúrias, das reclamações sobre o Flamengo do início de 2010 tem que ficar no passado. A hora é de dar apoio ao novo treinador para que ele tenha a tranquilidade necessária para mexer da melhor forma possível com as peças que ele dispõe. No encaixe dessas peças está o destino do futebol do Flamengo em 2010, estou cada vez mais convencido de que com o material humano que dispomos podemos chegar ao G4 ou cair para a Série B. E, queiram ou não, as escolhas do Silas definirão para onde iremos neste brasileirão.

Cada um enxerga um jogo de futebol de uma forma, eu tenho meu ponto de vista sobre os assuntos relacionados ao Flamengo, você e o Silas têm todo direito de pensar completamente diferente de mim. Aliás, esse é o bacana do futebol, eu posso achar que o Petkovic deveria se aposentar, você pode achar que ele ainda é importante numa falta lateral ou num passe decisivo, eu posso achar o Kleberson útil, você pode achar que ele não tem a “cara” do Flamengo, eu posso achar o Renato um jogador superdimensionado, você pode tê-lo como ídolo. Mas acho que é unânime entre qualquer rubro-negro que com esse meio-campo de veteranos o Flamengo passará por seríssimos apuros.

Mas e agora? Terá o Silas coragem pra fazer o que deve ser feito? Terá o Silas coragem pra barrar um ou todos os medalhões em prol do time sabendo que, por exemplo, o Petkovic boicotava claramente o trabalho do Andrade no 1o semestre deste ano simpelsmente porque era colocado no banco de reservas? Vejam bem, não discuto os motivos, talvez ele tivesse plena razão por ver a bandalha em que o Flamengo se transformara, mas a forma era totalmente errada, será que isso não vai se repetir? E o Renato, intocável desde os tempos de Ney Franco, entenderia não estar passando por um bom momento e aceitaria uma possível barração?

Silas, meu caro, não conheço bem o seu trabalho pra julgar se você é bom ou mau treinador. Mas daquela região chamada meio-campo você conhece, e conhece bem. Você foi um ótimo meia, um organizador de time, um dos pilares daquele São Paulo que encantou o Brasil em meados da década de 80. Saiu do país, teve mais altos do que baixos na sua carreira atuando em clubes de Portugal e Itália e, já perto dos 30 anos, tornou-se ídolo do San Lorenzo da Argentina. Mas a volta ao futebol brasileiro não foi como você esperava, não é Silas? Um jogador da sua categoria não merecia terminar a carreira em times do interior de São Paulo, mas as pernas já não acompanhavam o cérebro, não é mesmo? Tome a sua história como ponto de partida na montagem deste novo Flamengo, os “velhinhos”ainda podem ser úteis mas não podem ser intocáveis, não caia na besteira de agradar a todos ou você ficará marcado negativamente na história do maior clube do Brasil.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Sobre o time, dadas as dificuldades para revolucionar a maneira de jogar de um time brasileiro neste período de maratona de jogos, eu trabalharia inicialmente num 4-4-2 clássico, como foi feito pelo Andrade no ano passado. E claro, utilizando poucos veteranos num mesmo time.

Lomba, Léo Moura, Wellinton ou David, Angelin e Juan seria a minha linha de zaga, com laterais jogando como laterais numa linha de 4, e o Jean sendo a última opção da zaga.

Meu meio-campo seria dividido em 2 setores:

. Volantes: Maldonado seria titular com o Toró como seu reserva imediato. Pra 2a posição de volante poderiam ser utilizados o Willians, o Correa ou o Kleberson. O posicionamento seria ao lado do Maldonado, saindo mais pro jogo. Meu preferido é o Kleberson, mas é mero gosto pessoal, no meu time ele teria oportunidade nesta posição por 3 ou 4 jogos.

. Meias: pela direita Fierro ou Galhardo, eu iniciaria com o Fierro. Pela esquerda Camacho ou Renato, meu preferido é o Camacho. O Petkovic seria uma opção no banco pra mudar uma partida.

Já o ataque teria, é claro, Diogo e Deivid, com Leandro Amaral e Diego Maurício como opções. Eu ainda tentaria buscar o Willian do Figueirense.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Mas e o culpado da vez? Quando o Flamengo anunciou a vinda do Val Baiano minha primeira reação, através de um comentário no blog, foi a de que tratava-se da contratação de mais um bonde. Um jogador de 29 anos, que não deu certo em lugar nenhum, teve passagens ridículas no Monterrey do México e no Santos de Diego e Robinho, daria certo na Gávea por que? O fato é que o Val Baiano não tem nível pra jogar no Flamengo, a opção pelo seu futebol foi um grande equívoco da administração Zico. Apostar no Borja é uma coisa, trazer o Val Baiano como solução pagando a ele R$ 185 mil por mês é outra completamente diferente. Mas quem foi o dirigente que nunca errou? Que esta experiência sirva de lição pro futuro, não se contrata jogador pelo que se ouviu falar dele, é necessário assistir pelo menos uns 5 jogos inteiros do atleta para saber se ele é de fato bom ou ruim.

Ainda sobre o Val baiano, pra mim ele não é culpado de nada. Ontem ele perdeu 1 gol feito, como num outro dia o Angelin vai falhar na zaga ou o Petkovic vai perder um penalti. O time perdeu porque merecia perder, porque se acovardou, porque não pode jogar 90 minutos com um meio-campo de masters impunemente.