terça-feira, 6 de julho de 2010

Renovação no futebol brasileiro e no Flamengo

Temos ouvido muitas reclamações sobre a seleção brasileira. Aliás, sempre ouvimos, porque, num país de quase 200 milhões de habitantes, não dá para agradar a todos. E uma das maiores reclamações é a falta de jogadores novos, de jovens talentos na seleção brasileira. Só tínhamos um jogador que se encaixava nesse perfil, o Ramires, com 23 anos. Vou tirar o Nilmar e o Thiago Silva porque ambos já tem 26 anos. Ricardo Teixeira, ontem, reconheceu que a seleção brasileira precisa de renovação e falou que o novo técnico terá essa missão. Enquanto isso, a gente olha para as outras seleções e vê a Alemanha com um time bem jovem jogando barbaridades na Copa, Espanha idem. Gana jogou com quase todo o time sub-23 e foi a seleção africana que mais chegou longe nessa Copa, Uruguai também tem uns três garotos e está nas semi-finais.

Então, é necessário fazer essa renovação e dar experiência aos garotos. Jovens como Neymar, Ganso, André, Lucas, Denílson (Arsenal), Carlos Eduardo, Rafael, Anderson e outros são talentosos e devem estar nessa nova era que chega no futebol brasileiro.

E o que isso tem a ver com o Flamengo? Tudo! O Flamengo, antes, se orgulhava da frase "craque, o Flamengo faz em casa". Num passado não muito distante, revelamos nomes como Djalminha, Marcelinho, Paulo Nunes, Júnior Baiano, Sávio, Zinho. Depois, vieram Adriano, Juan, Júlio César, Felipe Melo. Por fim, Renato Augusto e Ibson. Não vou nem falar de Zico, Leandro, Júnior, Aldair, Adílio, Andrade e outros, vou ficar somente nos últimos 20 anos. Cada vez menos temos revelado bons jogadores. Por que? O trabalho de peneira está sendo mal feito? Os olheiros não estão com "olhos" afiados? Os treinamentos da garotada estão deixando a desejar? O aproveitamento dos mais talentosos na equipe principal acontece de forma errada? Espero muito que Zico consiga dar um jeito nisso e que as categorias de base ganhem um cuidado maior. Não só pelo prazer de vermos uma cria nossa jogando bem vestindo o manto e indo longe no futebol (sim, eu me orgulho do fato do Júlio César ser considerado o melhor do mundo, por exemplo), como também por causa do dinheiro que podem render numa futura venda.

________________________________________________________________

Agora, vamos brincar de fazer listinhas... A Copa está acabando, é a última semana e acredito que ninguém vai se destacar tanto assim. Então, vamos aos melhores e piores e semana que vem, a gente revê as listas e vê se houve modificações.

1 - as três melhores seleções
2 - as três piores seleções
3 - os três melhores jogadores
4 - os três jogadores que mais decepcionaram
5 - a maior revelação
6 - o melhor técnico
7 - o pior técnico
8 - qual seleção merece ser a campeã

Bom dia a todos e SRN!