segunda-feira, 7 de junho de 2010

Respeitem o Zico!

Foram 5 meses de inércia total da administração Patricia Amorim. Durante longos meses convivemos com brigas entre vice-presidente, treinador e jogador ídolo da torcida, com contratações completamente equivocadas, com jogadores desrespeitando a instituição Flamengo como jamais havíamos visto. A desconfiança era enorme, a pressão quase insuportável até que, no dia 30/05, surgiu a esperança. Zico confirmava através de seu twitter que aceitara o desafio de assumir a direção executiva do futebol do Flamengo.

2 dias depois a emoção tomava conta de todos nós na apresentação do galinho. Cada palavra dita, cada pequeno gesto nos remetia aos anos gloriosos da Era Zico. E passava a existir uma certeza: O Zico, como qualquer ser humano, pode errar, aliás, vai errar. Mas seriedade, honestidade, compromisso com o Flamengo, nada disso iria faltar.

Eis que dentre tantas citações importantíssimas pro nosso futuro, o Zico é perguntado sobre contratações e decreta: “O Flamengo vai contratar sim mas, daqui por diante, só se fala em jogador quando o contrato estiver assinado”. Perfeito, nada a contestar. E o que acontece no dia seguinte, o que acontece menos de 24 horas depois? Um tal Carlos Peixoto, um sujeito que até então nem eu nem ninguém jamais havíamos ouvido falar, desanda a falar sobre contratações. Supostamente alçado ao cargo de diretor de futebol, o novo dirigente rubro-negro (como assim, ele já é da equipe do Zico?) começa a proferir um monte de bobagens pelas rádios e jornais, a ponto de gerar um atrito com o Emerson, ex-jogador do clube e que quer sim voltar a vestir o manto sagrado. Pior, não satisfeito em declarar interesse em vários outros jogadores, postura exatamente oposta àquela exigida pelo novo diretor executivo do Flamengo, o Peixoto vem a público revelar o interesse em Riquelme e Ronaldinho Gaúcho.

Cala a boca, Peixoto! Cala a boca porque, se não trouxer os jogadores, você e o Flamengo serão ridicularizados! Cala a boca porque a cada entrevista que dá, você diminui as chances de contratações! E, principalmente, cala a boca em respeito ao Zico! Pouco importa que o início do trabalho do Zico está marcado pra daqui a 7 dias. É mais do que óbvio que uma pessoa com esta responsabilidade e que vai gerir um orçamento de quase R$ 100 milhões/ano está monitorando, mesmo à distância, como é que o Flamengo está gastando o seu dinheiro.

E o recado não é só pro Peixoto não. É pra qualquer um que ouse desrespeitar o maior ídolo da história do Flamengo. A maioria absoluta de nós está feliz, mas a chegada do Zico derruba do futebol do Flamengo gente que está lá há mais de 20 anos, sempre rondando, sempre negociando, sedentos por poder.

Atenção, presidenta Patricia Amorim, ao chegar ao Rio de Janeiro hoje a sua 1a providência deveria ser convocar uma coletiva e dizer que absolutamente ninguém está autorizado a falar em nome do futebol do Flamengo, somente o Zico. É claro que as negociações por contratações devem continuar em andamento. Mas só podem falar pelo futebol a Sra. ou o Zico. E ninguém mais.