sexta-feira, 18 de junho de 2010

O ataque, cardíaco !


A brincadeira não é minha e já foi usada várias vezes, em diversas ocasiões. Hoje mesmo li isso em um comentário. Mas a confirmação da volta de Paulo Sérgio e Fabiano Oliveira parece um filme de terror, daqueles “A Volta III". Tenho escrito sempre que devemos ter paciência, que o Zico acabou de chegar e que ele não é mágico (embora em campo tenha sido), enfim, que a hora é de apoiar, apoiar e apoiar.

Tenho defendido que as contratações sejam feitas com critérios, para evitar trazer um alto salário que não seja útil. Temos exemplos “vivos” deste tipo de negociação e de sua consequencia para o clube.

Vinha vendo com bons olhos o esforço de manter o Love, um jogador que apesar de errar muitos lances, sempre acaba deixando o seu. Não acho que valha 33 milhões de reais que eu vi anunciarem hoje, mas se o Flamengo conseguir uma negociação justa, vou ficar feliz de mante-lo no time.

E também tenho sido um defensor das nossas revelações da base. Torço muito e acredito que pelo menos Galhardo, Jorbison e Camacho acabem sendo muito úteis ao time, se consagrando no clube, ou pelo menos rendendo de volta o que o clube investiu em sua formação.

Mas se o nosso time ficar com 4 atacantes, dos quais 3 são o Diego, o Paulo e o Fabiano, não vai dar para segurar a revolta. Não quero ser injusto com ninguém, e muito menos queimar o filme de nosso “patrimônio”. Portanto, desafio aqui aos amigos do Buteco que me falem um jogo, basta um, em que viram o Fabiano Oliveira ou o Paulo Sérgio jogar bem. Do Diego Maurício eu nem quero falar, pois o garoto acabou de chegar no profissional, tem um bom porte físico e eu até gostei do que vi em campo. Não me pareceu nenhum craque, mas pode ser muito útil e ser um bom reserva, amadurecendo com o tempo. Mas os outros dois, me digam um jogo que seja em que eles tenham jogado bem com a camisa do Flamengo. E aí, se formos analisar o que o Flamengo teve de bom este ano (se é que podemos falar isso depois de perder o Carioca e a LA), foi o seu ataque. O Império do Amor, com todas as confusões e ausências, mal ou bem, deixou pelo menos um gol em 99% (tá na moda falar esse percentual) das partidas. Mesmo na fase da defesa instável, o ataque funcionava e o time saía com a vitória ou pelo com um empate. Mas com um ataque desse quilate, vai ficar muito, mas muito difícil mesmo. Não sonho com Drogba, Forlan, Messi ou outro craque internacional. Imagino que o primeiro ano de Zico vai ser de por a casa em ordem, e isso implica em ter um time dentro da realidade financeira do clube. Mas não me façam ter outro ataque cardíaco ! Já basta ter que concordar com a efetivação do estagiário, que acaba de virar trainee…