domingo, 20 de junho de 2010

Leia, releia, reflita e responda.

Se o responsável pelo futebol do Flamengo hoje fosse o Carlos Peixoto, o Walter Oaquim, o Helio Ferraz, o Luis Velloso, o ginecologista, o Michel Assef Filho, o Marcos Braz, o Kleber Leite, o Plinio Serpa Pinto, o Anderson Barros, o Gerson Biscotto, o George Helal, o Gilmar Rinaldi, o Gilberto Cardoso Filho, o Paulo Dantas ou qualquer outro dirigente que, como todos os citados, tenham passado pelo futebol do Flamengo nos últimos 20 anos, eu estaria muito, mas muito preocupado. Porque no momento que deveríamos ter um elenco pronto para uma importantíssima intertemporada, sabemos que alguns jogadores não renovaram seus contratos, nenhum nome relevante foi contratado e estão retornando ao clube figuras que nada acrescentarão a um time com pretensões de título brasileiro.

Mas há uma novidade neste processo. Uma novidade não, A NOVIDADE! O maior ídolo da história do Flamengo assumiu a direção do futebol do clube. O simples anúncio da contratação do Zico traz com ele credibilidade, seriedade, certeza de sucesso. Estou super à vontade pra falar do assunto, pois sempre fui contra que o Zico assumisse qualquer cargo executivo no Flamengo. Ele próprio, ou qualquer outro, podem dizer o contrário mas, em caso de fracasso, a imagem do ídolo sairá SIM arranhada. Eu sempre achei que a nossa última lembrança do Zico deveria ser com a camisa 10 do Mengão… mas se ele quis partir pra esse novo desafio, se ele se acha capaz, agora como dirigente, de conduzir o Flamengo pra uma nova era de vitórias, quem sou eu pra dizer o contrário?

E aí eu pergunto, quem suportou os Biscottos e Oaquins conduzindo os rumos do futebol do Flamengo nas últimas décadas não poderia esperar pelo menos 1 mês antes de começar a cobrar do Galinho? Será que, até por respeito à história dele na Gávea, não deveríamos aguardar pela formação definitiva do elenco para que pudéssemos fazer as primeiras críticas ao trabalho do Zico?

Que fique claro: sou eternamente grato ao Zico mas, antes de tudo, eu sou Flamengo. Tenham certeza, se ao fim do período de contratações formos a campo com Antonio e Lennon no meio-campo e Paulo Sergio e Fabiano Oliveira no ataque, eu também tecerei as minhas críticas aqui neste espaço. Mas eu esperei 20 anos pela volta ao Flamengo da minha maior referência no futebol, tenho certeza absoluta que consigo controlar a minha ansiedade por um período tão curto.

Amigos, faço aqui um pedido: antes de escrever qualquer comentário, antes de discordar do que está escrito (nada contra, faz parte do processo democrático a discordância), releia o texto, releia os nomes citados no 1o parágrafo, reflita e me diga: você tem certeza que não consegue esperar até o fim da Copa do Mundo pra, baseado em fatos e não em especulações de uma imprensa que precisa preencher espaço de sites e jornais num período sem notícias, julgar o novo departamento de futebol do Flamengo?

Zico, tô contigo, confio plenamente em você, tenho convicção de que o Flamengo terá um time competitivo para o restante do ano e, mais importante do que isso, que o Flamengo tem tudo pra se transformar pra muito melhor dentro e fora de campo a partir desta sua chegada. Vamos Flamengo, rumo ao hepta sim, mas também rumo à modernização, rumo a uma nova era!


PS: O Flamengo foi o 1o clube grande a se reapresentar. Na próxima semana serão 3 dias de treinos integrais. Alguma coisa mudou, não?

PS2: Minha coluna já estava publicada quando li o texto que o Zico escreveu para o site ZNR.com.br. Não preciso dizer mais nada.
http://www.ziconarede.com.br/portal/znr/colunas.php?pa=1479