sexta-feira, 26 de março de 2010

Olhando pro futuro

Teve uma época que eu ficava montando uma seleção na minha cabeça, só lembrando dos jogadores do Flamengo (isto é, oriundos do Flamengo) que estavam matando a pau nos outros times, principalmente no exterior. Lembro do Aldair e do Juan, do Marcelinho e do Djalminha, e por aí vai. Hoje, me recordo do próprio Juan, do Julio Cesar, Ibson, e se forçar um pouco vamos lembrar de mais jogadores. O Júlio César até que o Flamengo aproveitou bastante, quando saiu já tinha nos dado muitas alegrias.

Mas depois de um tempo, começamos a ver nossos jogadores saindo cada vez mais cedo, e pior, com o Flamengo ganhando muito pouco com estas transferências. Não sei dizer em que momento os empresários entraram neste jogo pesado, mas pela qualidade dos dirigentes que tivemos na década de 90, não tenho dúvidas de que este fenômeno não foi “natural” e sim o resultado de um orquestrado esquema comercial.

Pois agora, pela primeira vez em muitos anos, temos uma garotada que promete. Posso dizer, pelo que vi, que os dois laterais são muito bons. Esse Rafael Galhardo, pela direita, e o Jorbison pela esquerda, podem vir a ocupar o posto de titular em mais um ou dois anos. No meio, temos o Camacho (quem viu disse que ele jogou muito no amistoso em Brasília, esta semana), temos este Lennon (que eu pessoalmente ainda não vi jogar tão bem assim), temos um bom atacante, o Diego Maurício, temos um outro com o nome diferente que eu não sei reproduzir. Peço aos amigos do Buteco que completem os nomes porque não estou podendo pesquisar para colocar todos os nomes aqui. Mas são vários. E a pergunta é ? De quem são os passes desses moleques ? Será que já estão “fatiados”também ? Vejo surgir Neymar, André, Ganso e outros menos cotados, fazendo furor nesta temporada e fico pensando se podemos sonhar com um outro time jovem formado na Gávea ou se isso é só um sonho de torcedor.

Pelo que me lembro, o Andrade teve uma boa experiência com os jovens do Flamengo, assim como o Adílio. Espero que ele esteja pensando nisso, porque em algum momento as “estrelas” como Pet, Love e Adriano irão embora. E pelo jeito como foi tratado o caso Bruno Paulo, tenho sérias dúvidas de que conseguiremos manter os talentos em casa. Não vejo a hora de ver o Carlyle vestir o manto. Mesmo formado na “filial”, tenho muita esperança que ele vire um verdadeiro “flamengo”e nos dê muitas alegrias.

Está lançado o tema. Quem, entre as nossas jovens promessas, vocês acham que vão “arrebentar’no Mengão nestes próximos anos ?