terça-feira, 9 de março de 2010

Libertadores - O Primeiro Jogo Fora de Casa



Bom dia, amigos do Buteco. Enquanto não chega essa quarta-feira tão esperada, acredito que devamos dar um tempo de assuntos relacionados com indisciplina de jogadores, Barraco da Chatuba ou qualquer outra coisa da mesma natureza. Eu acho que afasta a sorte falar de outra coisa em dia de jogo, ainda mais de Libertadores. Então, proponho que comecemos a concentração para o jogo de amanhã, na véspera mesmo!


É o primeiro jogo fora de casa. Acho que a Libertadores, por suas características, acaba por começar de vez mesmo no primeiro jogo como visitante. Não sei se já disse isso por aqui antes, mas devo confessar a vocês que é a minha competição favorita, de longe. Eu inclusive costumo largar as competições locais (exceto jogos do Flamengo, é claro) e acompanhá-la mesmo quando o Flamengo não a disputa. Acho um barato esse confronto entre as culturas, o modo como o Brasil é escanteado pelos "hermanos"; a classificação para um jogo nobre contra o campeão europeu (é evidente que não levo a sério africanos, australianos, neozelandeses, japoneses, coreanos e mesmo os mexicanos no Mundial). Tudo isso motiva demais e eu realmente entro no clima quando o Flamengo disputa a Libertadores.
As partidas fora de casa têm mais evidenciado, normalmente, o aspecto da guerra, da batalha. Jogamos no campo do inimigo, com sua torcida apoiando-o e nos hostilizando. É o tipo de situação em que o time que quer ganhar essa competição tem que mostrar, primeiramente, o espírito guerreiro, o coração na ponta da chuteira, a valentia, ou, em uma palavra, R A Ç A. Isso não pode jamais ser problema para o Flamengo com toda a sua tradição de time guerreiro.
É o mínimo que esperamos para a partida de amanhã.
Agora, o adversário.


Mês passado eu fiz a prévia de cada adversário, de modo que, hoje, vou tentar traçar como está o Caracas atualmente. Convenhamos não dá para fazer muito mais do que isso, pois estamos falando do futebol venezuelano. Já disse que isso não quer dizer que teremos uma galinha morta pela frente; ao contrário, a campanha do Caracas ano passado, quando nas quartas-de-final empatou duas partidas contra o Grêmio, nos obriga a respeitar muito o adversário. O que posso dizer é que ganharam fora de casa, no domingo, pelo campeonato venezuelano do Aragua por 1x0, com gol de Rodrigo Prieto.
Jogou com a seguinte escalação: Toyo, Camacho, Bustamante, Bautista, Perez, Piñango, Ramirez, C Gonzalez (Valoyes), A Gonzalez (Lucena), Prieto (Novoa) and Aristeguieta.
Conhecem alguém? Eu também não. Amanhã a gente fica sabendo se é o time titular. O que posso dizer é que teremos casa cheia, conforme está noticiado no sítio oficial deles, contra o primeiro colocado do campeonato venezuelano. Os ingressos foram esgotados com um dia e meio. Rápido, né? Sinal de que teremos um adversário empolgado. Então podem esperar marcação dura, correria, torcida gritando, etc.
A nossa escalação
Quem acompanha esse blog sabe o quanto sou fã do futebol do Petkovic. Só que me vejo obrigado a perguntar: será que no Flamengo é tudo oito ou oitenta? Não dá para as coisas fluirem naturalmente? Pois o Gringo amanhã será titular, amigos! Depois do ostracismo, ele entrou aos quinze minutos do segundo tempo contra o Resende e de repente será titular do jogo da Libertadores, o que é anuciado no mesmo dia em que divulgam também o início das negociações para a renovação de seu contrato. O que será que mudou? O Andrade mudou de opinião tão rápido, da noite para o dia? E o Braz? Houve intervenção?
A mim, sem prejuízo de que tenha ocorrido uma intervenção, significa, quando menos, que o pessoal lá do Departamento de Futebol, depois do Barraco da Chatuba, resolveu que seria uma boa ideia começar a dividir responsabilidades, se é que vocês me entendem...
De minha parte, acho que teria sido muito melhor que ele tivesse entrando aos poucos, pois, convenhamos, essa volta dele ao time vinha a passos de tartaruga e de repente foi acelerada de forma abrupta. Só que os craques costumam se superar em situações adversas e eu espero que seja isso que aconteça com o Petkovic amanhã.
Bom, como o post já está longo e hoje à noite, espero, o meu amigo Ricardo Perez Fernandes posta a sua tão esperada coluna de quarta-feira, vou me despedindo dos amigos do Buteco, dessa querida COMUNIDADE BUTEQUIANA, com SAUDAÇÕES RUBRO-NEGRAS ansiosas pela partida de amanhã.