sábado, 6 de março de 2010

DESCARTABILIDADE

Bom dia Buteco!
E, vão me desculpando pelo lazaronês do título, mas não pude resistir!
No futebol atual impressiona a rotatividade dos jogadores, o beijar de vários escudos nas camisas, as juras de amor, e no primeiro balançar de moedas faz-se a partida, claro, sem esquecer das promessas de volta! Como se a ambição pudesse se acalmar no íntimo do ser humano insaciável.
Um dos assuntos que vem rondando as páginas dos jornais, as resenhas esportivas, e as mesas do nosso querido Buteco, é a situação do nosso grande jogador e ego, Petkovic! Sinceramente, cá entre nós, alguém achava que o Pet teria vida longa no Flamengo, devido ao seu temperamento? O Pet, justificando e inspirando-se no seu apelido, para voltar a um grande clube, no caso o Flamengo, usou das qualidades desse material, reciclou-se, adotou uma forma mais humilde, renegociou a dívida do clube com ele e passou a treinar com afinco. Ainda desacreditado pela maioria, sentava-se no banco, e torcia como nós, bem diferente daquele jogador que bocejava no banco na final da Taça Guanabara! Enfim, como o material, derreteu-se, perdeu a forma antiga, não a forma física e técnica, mas a forma humana, e adotou uma outra, mais simpática e mortal, como os seres humanos comuns. Quando voltou ao time titular, disposto, e como jogador de futebol monstruoso que é, foi uma das alavancas mais importantes que moveram o time na conquista do Brasileiro, tão sonhado e perseguido pela Nação há vários anos! Foi um monstro de técnica na sua volta ao clube!
Aí vem o seu filme, já no final, que foi a volta após as férias, e a apresentação ao período de preparação para temporada, adiado devido às festas natalinas do seu país. Quando voltou, sem que a maioria percebesse, imediatamente, voltou um Pet na forma que a maioria conhece, vazio de conteúdo, e sendo assim, faz com que ele não tenha muita utilidade, a não ser é claro para fins artesanais!
Fora de forma, rabugento, tornou-se questionador, também, das regalias do Adriano, de quem ele babava até os óvulos da personal trainer! Bateu de frente com o Bafo, só essa vez da evasão do estádio? Será? O que acontecia nos bastidores do clube? Se alguém disser que sabe dos mistérios que existem entre a Gávea e os gramados onde o time se apresenta, eu desconfio.
Enfim, o Pet mostrou-se, mais uma vez, descartável, tendo até no seu passado ido ao lixo direto, como foram as suas passagens pelo bacalhau e laranjeiras! Só no Flamengo ele sabia que poderia se reciclar e voltar a ser aquele jogador imprescindível para as grandes conquistas! Mas, agora, o ambiente não lhe é favorável, nem ele parece estar disposto a mudar o seu redor. Faz-se de injustiçado, como qualquer rebelde de merda! E, provoca a reação de alguns torcedores, não me perguntem a porcentagem, pois não sou nenhum PVC, Rei das Estatísticas de um canal esportivo! Vou abrir uma pausa, uma digressão, aqui, porque eu me divirto muito com os comentários do PVC. Se um jogador vai bater uma falta, ele comenta que o cara já bateu tantas faltas daquele lugar, soltou um peido antes de bater a penúltima, e aí vai a gente escutando o cientista estatístico dos fatos esportivos! A estatística é muito engraçada, afirma que se uma pessoa comeu dois pães em um dia, e a outra nenhum, quer nos fazer acreditar que cada pessoa consome, em média, um pão por dia!
Já que a pausa abriu, vou fechar este post, que já se alonga, levantando também a descartabilidade do Imperador. O Adriano vem, nesta temporada, revelando-se descartável no Flamengo devido ao seu comportamento fora da Gávea, ao contrário do Pet. Seu empresário levanta a hipótese, a todo o momento do seu retorno à Europa, e aqui, eu me inspiro em um comentário do meu irmão, Gustavo Brasília, típico de uma relação de namoradinhos em que um ameça terminar a relação, se o outro não aceitá-lo do jeito torto que ele é!
Eu, torcedor, estou pouco me lixando para quem vem, ou quem sai do Flamengo. O que eu quero é que quem venha, honre as tradições guerreiras do clube! Que tenha o compromisso de, a cada partida, cada treinamento, doar-se ao máximo para que possa representar bem o nosso Flamengo, com a humildade de quem está perante uma grandeza maior do que a dele! Esta seria a minha prioridade, para então serem levados outros itens em conta. SRN!
"O Flamengo só perde para ele mesmo!"
Fique com Deus, Zé!