quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Um Bom Começo


1) Goleiro não exigido.
2) Defesa segura.

3) Time focado os noventa minutos.

4) Jogadores empolgados.

5) Número razoável de chances criadas, mesmo com um jogador a menos.

O Universidad Católica parece ser um time que avançará na Libertadores? Não, definitivamente não; porém, a julgar pelas atuações da equipe na Taça Guanabara, contra equipes bem inferiores, a equipe demonstrou outra ATITUDE em campo. Para mim, esse, ao lado da visível melhora de posicionamento, e, por via de consequência, de rendimento da defesa, sem que isso tirasse o padrão de jogo e o poder ofensivo da equipe, foi o que mais me animou e deu esperanças para o restante da competição.

E isso tudo porque análise do comportamento da equipe ficou um tanto prejudicada por conta da prematura expullsão do Willians, o grande ponto negativo da noite. Willians, que é uma peça muito importante no nosso time, precisa, assim como os outros jogadores, ter um pouco mais de maturidade e malícia, compreendendo que essa competição é diferente e o nível de exigência não só técnico, como também da arbitragem, é superior, fora a tendência dos árbitros e da própria CONMEBOL de proteger os "hermanos" contra os brasileiros, os únicos no continente que falam português.

Vi o Fabrício dar mais uma prova de que está se tornando um excelente zagueiro; vi o Álvaro mais parecido com o Álvaro do Campeonato Brasileiro de 2009; vi o Kleberson bem, atento à partida o jogo inteiro; vi o Vinícius Pacheco manter o nível de atuações anteriores, mostrando regularidade e confiabilidade; vi o Vagner Love se sacrificar para suprir a perda de um homem; vi o Toró se entregar de corpo e alma à marcação e tentar jogar por ele e pelo Willians. Faltou o Juan aparecer mais.

Leonardo Moura

Gostaria de abrir um tópico especial para a atuação do Leonardo Moura. Foi exuberante. Se vocês puxarem pela memória, houve uma partida há muito tempo atrás em que ele atuou nesse nível, quando o Flamengo atropelou o Botafogo, em 2005, na Arena da Ilha do Governador. Vi o Leonardo Moura empolgado, com gana. Jogando assim, com a técnica acima da média que ele tem, é uma arma mortífera.

Será que o Leonardo Moura está interessado em elevar o nível do jogo dele e fazer apresentações como a de ontem rotineiramente?

Se ele fizer isso, e se o Juan entrar nessa onda, o nosso time ficará ainda mais forte.

Sistema Defensivo

Melhorou, gente, e muito. Com a volta do Maldonado melhorará ainda mais. Só que, para a segunda fase, será imperiosa a contratação de um bom primeiro volante, pois o nível dos nossos adversários será bem maior.

Bom dia e SRN a toda a Comunidade Butequiana!
(Foto) Pablo Lobo.