sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

"SE" não faz história














Esta expressão sempre serviu para quando alguém começa a dizer “mas se aquela bola tivesse entrado”… De fato, como o fato não aconteceu, o que a história vai registrar é a bola que entrou, a jogada que deu certo, e não os “SE”que podiam ter virado realidade. Mesmo assim, não hesito em dizer que : SE aquele jogador tivesse sido expulso (na verdade foi, mas o juiz acreditou no que os jogadores do Botafogo falaram e voltou atrás) ; SE o Vagner Love tivesse acertado pelo menos aquela bola de dentro da pequena area; SE o Pacheco (melhor em campo, considerando o jogo todo) tivesse ficado em campo quando o Pet entrou; SE os nossos jogadores não tivessem todos a Síndrome do Deixa Que Eu Vou Fazer Tudo Sozinho; SE o Fabrício tivesse jogado; SE o Andrade escalasse o time de acordo com o adversário ; SE o Maldonado estivesse de volta e jogando o que sabe; SE os jogadores estivessem em boa forma depois do feriado; teríamos ganho o jogo.
Mas o que vai ficar para a história é a decisão da TAÇA GB entre a cachorrada e o bacalhau. No fundo, é claro que qualquer rubronegro está de mau humor hoje e queria ter ganho o jogo. Mas arrisco a dizer, que isso pode ser bom para o Flamengo. Esse negócio de “desde 20 de agosto que não perde no Maracanã”, “desde 29 de outubro que não perde um jogo” já estava virando secação pura. Li muita coisa de torcedor falando sobre o time do Vasco (eu mesmo fiz isso) quando o jogo contra o Botafogo nem tinha começado. A rigor, podíamos perder esse jogo. Não queria que tivesse acontecido, mas podíamos. Desde que isso sirva como lição. Lição de que não somos imbatíveis coisa nenhuma. Lição de que com essa defesa, armada desse jeito, não passamos nem da primeira fase. E lição de que o “futebol bonito”, que eu tanto defendo, talvez não seja a melhor maneira de ganhar uma Libertadores.
Nós não conseguimos ganhar o jogo mais fácil do ano. Se revermos o jogo, o Botafogo chegou duas vezes nos primeiros dois minutos e depois deu um sufoco nos 5 minutos finais do primeiro tempo. Só deu Flamengo no jogo. Só que o ataque não funcionou (faltou pernas ?) e a defesa entregou o jogo em duas oportunidades. Foi o bastante para fazer história. Estou escrevendo isso aqui porque ninguém mais vai falar disso. Ninguém vai lembrar as boas jogadas que fizemos.
Mas eu espero que o Andrade, os jogadores e a diretoria, pelo menos, não esqueçam desse jogo. Que aprendam com ele, que “caia a ficha”…
O Flamengo só perde para ele mesmo. O Zé tinha razão !