quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Crônica de Uma Morte Anunciada - O Perigo que Vinha das Alturas


Como na obra de Grabriel Garcia Marquez, em que nada pôde salvar Santiago de seu trágico destino, o Flamengo caminhou para derrota na final da Taça Guanabara como se tudo estivesse previamente anunciado.

Começando pelo evidente defeito da dificuldade da equipe no jogo aéreo, algo potencializado pela falta de reposição do Aírton e da péssima fase dos zagueiros, e passando pela folia irresponsável e anti-profissional no Carnaval, inclusive pelo oba-oba e o "já-ganhou", os sinais estavam ali pra todos verem. A verdade, então, é que todo o Departamento de Futebol do Flamengo, dos jogadores aos dirigentes, está com nota zero. Essa é a minha opinião.

O que mais intriga é que, se não era difícil prever que o perigo vinha do jogo aéreo, o que, aliás, o Angelim e o Andrade admitiram após a partida de ontem, então por que o Flamengo não conseguiu se defender dessa sabida arma do adversário?

Vejam, o fato de o Vagner Love e o Adriano parecerem estar ainda sob os efeitos da folia carnavalesca é uma coisa; a fragilidade do sistema defensivo, outra diferente. Ambas foram causas para a derrota de ontem. Só que o ataque a gente sabe que vai voltar a funcionar, sejamos francos.

Mas e a defesa? Parece ser um consenso no Blog que, com a defesa desse jeito, o Flamengo não avançará na Libertadores.

Então, o que fazer? Contratações de um primeiro volante e um zagueiro? Quem? Ainda é possível trazer alguém do exterior ou teremos que garimpar nos estaduais Brasil afora? Ao contrário, a solução é só treinamento e vergonha na cara?
Vamos lá, galera! Não desanimem. Quarta-feira que vem o Flamengo estreia na Libertadores e não podemos abaixar a cabeça.
Todos somos Flamengo e sabemos que a política estará em ebulição na Gávea nos próximos dias. Quero passar longe disso porque, para mim, agora, é um problema periférico. A estabilidade defensiva do time é muito mais importante agora e tem que ser a prioridade.
E agora, galera, o que fazer?
SRN a toda a Comunidade Butequiana!