terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

PAPO DE ANJO !



Sentados em uma confortável nuvem na quarta de cinzas, assistiam ao jogo meu pai, Mitchell, Cláudio Coutinho e São Judas Tadeu. Vinte e poucos minutos do primeiro tempo e Adriano leva a sua marcação para um lado, Wagner Love segura a dele do outro, e Vinicius Pacheco entra livre pelo meio para fazer 1 X 0.
Euforia TOTAL!
Com um sorriso de orelha a orelha, Coutinho já prevê:
-Eles agora vão ter que se abrir e nós vamos atropelar!
Mas, de repente, encosta uma nuvem Maior ainda e um, dentre os Deuses do Futebol, pede licença para falar:

- Irmãos, Cristo nos ensinou que devemos dividir o pão e que cabe a nós dividirmos também as alegrias entre os povos. As humilhações que vocês já impuseram a este outro time ultrapassaram de todos os limites. Eles também possuem crianças entre seus torcedores e estas vêm sendo sistematicamente infernizadas por seus coleguinhas. Há DOIS ANOS eles não os vencem, e nos últimos 30 jogos, só ganharam TRÊS! Se permitirmos que as bolas de vocês continuem entrando hoje, vai ser mais um massacre. E eles já foram massacrados recentemente por aquele outro time que vocês também não se cansam de tripudiar.
Esperamos que vocês compreendam, mas, dessa vez, nós seremos obrigados a não permitir mais um trauma psicológico nos seus, já tão poucos, simpatizantes.
Está decidido! Hoje a bola de vocês não entra mais e quem vai decidir esta taça são aqueles que habitualmente perdem para vocês em finais.

Com a cabeça baixa, demonstrando todo seu respeito, mas com consciência tranquila de quem está falando a verdade, meu pai argumenta:
- Mas SENHOR, nós somos INFINITAMENTE superiores a eles.
Mitchell endossa:
- Eles perderam até do São Raimundo, SENHOR. E o SENHOR sabe muito bem que o forte do irmão São Raimundo não é o futebol, né?
- O time deles joga feio e só tem uma jogada, SENHOR, acrescenta Coutinho.
São Judas toma a palavra e intercede a favor dos irmãos rubronegros:
- SENHOR, penso que, agradando à maioria, estamos fazendo o Bem para o maior número de pessoas possível, já que só pode haver um Campeão.
Mas o líder dos Deuses do Futebol parece irredutível:
- Seus jogadores já se divertiram muito no carnaval e seus torcedores ainda vivem o EXTASE do tal HEXA que nós lhes concedemos. Aliás, eu fiz questão de trazer aqui uma lista do que já proporcionamos a vocês nos últimos anos:
1999 - FLAMENGO CAMPEÃO ESTADUAL (VASCO VICE)
1999 - FLAMENGO CAMPEÃO DA MERCOSUL (PALMEIRAS VICE)
2000 - FLAMENGO CAMPEÃO ESTADUAL (VASCO VICE)
2001 - FLAMENGO CAMPEÃO ESTADUAL (VASCO VICE)
2001 - FLAMENGO CAMPEÃO DA COPA DOS CAMPEÕES (SÃO PAULO VICE)
2004 - FLAMENGO CAMPEÃO ESTADUAL (VASCO VICE)
2006 - FLAMENGO CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL (VASCO VICE)
2007 - FLAMENGO CAMPEÃO ESTADUAL (BOTAFOGO VICE)
2008 - FLAMENGO CAMPEÃO ESTADUAL (BOTAFOGO VICE)
2009 – FLAMENGO CAMPEÃO ESTADUAL (BOTAFOGO VICE)
2009 - FLAMENGO CAMPEÃO BRASILEIRO DE FUTEBOL (INTERNACIONAL VICE)

Senhores, esta lista demonstra que o que não tem faltado para todos vocês são alegrias e comemorações. Não será apenas a perda de uma Taça Guanabara, que vocês já ganharam quase vinte vezes, que os fará infelizes.
Principalmente, porque isso não os exclui definitivamente da Competição e sei que vocês desejam algo ainda MAIOR que o Hexa. E saibam que não será nada fácil convencer o HOMEM lá de cima disso, hein?

Interrompido unissonamente pelos quatro (como se tivessem ensaiado por horas) o líder ouve a pergunta:
- O SENHOR ACHA QUE DÁ ?
- Dá o quê? Responde ele.
Os três amigos deixam São Judas com a palavra, já que é o mais influente:
-PARA NOS CONCEDER NOVAMENTE ESSA GRAÇA. Já faz TANTO tempo, SENHOR. O Zico já é até avô.

Diante desse argumento, o líder dos Deuses do Futebol foi obrigado a, com um leve sorriso, demonstrar que era simpático a este apelo.
- Tudo Bem! Vou falar com ELE. Mas vocês precisam dar um jeito naquela defesa e de convencer aquele grandalhão de cabeça raspada e o de trancinhas a se empenharem como todos os demais. Caso contrário, não poderei ajudar em absolutamente nada.
Rapidamente os quatro se calam resignados com a perda da Taça e se comprometem a tentar cumprir suas obrigações de anjos do elenco, fazendo de tudo para que nada desagrade a seu Superior.

Mas, levantando o dedo para pedir a palavra, meu pai quebra o silencio com um último pedido:
- SENHOR, se não fosse pedir muito, será que haveria alguma possibilidade de nos concederem também o BI do Brasileiro este ano?
Demonstrando certa irritação o líder dos Deuses do Futebol responde sem pestanejar:
- Seria pedir muito, sim. Aliás, o senhor é o Rei dos pedidos impossíveis. Se eu fosse atender a todos, bastaria que seus jogadores tirassem a camisa do Flamengo e vestissem a da Seleção. Até pelo Obina o senhor já teve a coragem de pedir! Vamos com calma. Sobre o Brasileirão a gente conversa depois.

Dirigindo-se para os outros Deuses que se limitavam a ouvir, o líder desabafa:
- Ainda bem que a conquista dessa Libertadores, se acontecer, só se dará em agosto. Não gostaria nem de imaginar aqueles QUARENTA MILHÕES iniciando um outro carnaval, quando ainda mal se encerrou este.

Quando a nuvem dos Deuses já iniciava a partida, Mitchell não perde a oportunidade:
- SENHOR, convencer os dirigentes a baixar o preço dos ingressos da Libertadores está na sua alçada? Porque o preço que vão cobrar nos nossos jogos vai afastar o povão.
Já demonstrando impaciência o líder responde:
- Convencer dirigente a baixar preço de ingresso? O senhor acabou de chegar aqui e já me vem com um pedido desses? O problema de vocês está BEM longe de ser presença de seus torcedores no estádio. Perdoe-me, mas temos mais o que fazer.
E saiu apressado antes que lhe pedissem algo mais.
Com indisfarçável otimismo, os quatro se entreolham sorridentes. Confiantes como nunca, sentam-se novamente na nuvem para orar e esperar pela nossa estréia com um só pensamento.

PRA CIMA DELES, MENGÃO !!!