sexta-feira, 6 de novembro de 2009

To Mala, Or Not To Mala?


















.
.
.
Lembro muito bem desse dia. Conversando com a minha mãe, eu disse a seguinte frase:
_Meu avô, seu pai, chegou a me pegar no colo, mas eu não lembro, porque, ainda era bebê. Pois, à exceção dele, eu e meus irmão temos todos os parentes vivos.
_Dê graças a Deus por isso. (Respondeu-me a mãe)

Eram os fabulosos “Anos 80”, de que não me canso de falar e também de agradecer por tê-los vivido. Época em que parávamos as nossas motos, nas calçadas e, de segurança, bastava a simples e frágil trava de direção, de fábrica. Entrávamos nos bares e, se havia alguém tocando um violão, todos respeitavam e cantavam juntos, em harmonia, músicas cujas letras falavam de coisas que nós entendíamos, em bom português, claro, correto, explícito e, para melhor harmonizar as frases, era comum se usar uma tal de rima, dando ao fim das frases, a mesma terminação sonora, entre os substantivos, entre os verbos, em todos os seus tempos, modos e pessoas e não nos diminutivos abaianados de hoje em dia, ou nas afunkalhadas, tais como: “Ão ão ão, essi mâno é çangue bão...”

Um dia, a porra do destino deixou de ser “çangue bão” e começou a foder a nossa mariola. Começamos a devolver à terra aquilo que, realmente, a ela pertence. Primeiro devolvemos o corpo de meu avô e padrinho, Mário Caetano, depois, um sobrinho recém nascido, um tio, uma tia, minha avó e madrinha, Carmem, minha outra avó, meu Pai, mais uma tia, outro tio, um cunhado....e assim, vimos, um por um, voltando ao pó de onde todos viemos.

Todos Flamenguistas.......bem,....menos meu cunhado, que era bostafoguense, mas, deixou dois filhos com sangue Rubro-Negro, o que comprova as teorias, sobre a evolução da espécie, de Darwin e da doutrina espírita, sobre a evolução do espírito.

Eu casei, comprei minha própria casa, mas, a vida é uma caixinha de surpresas (Caraaaaiooooo!!!)....e a porra do destino, que não é nada “ÇB”, levou minha sogra e depois levou meu sogro, mais dois Flamenguistas e que também me adoravam. E foi no enterro do cabeçudo meu sogro, o Genival Paraíba, meu amigo, que eu chamava de “Cabeça de Bater Bife”, que a Nil chegou pra mim e disse:
_É, Sérgio,....em matéria de “pai”,....é o segundo que você perde!

Sabem porque eu escrevo muito e, às vezes, passo por outros assuntos? Pra dar a verdadeira noção do meu sentimento e do que aprendi com a vida.
Quando o Petkovic abandonar o futebol, o que não deve demorar, eu vou me sentir ouvindo esta mesma frase:
_É, Sérgio,....em matéria de “Zico”,....é o segundo que você perde!

E olha que, quando eu perdi o primeiro pai, eu não imaginava que a vida me ofereceria outra pessoa, que me despertasse novamente o sentimento de ser filho. Mas aconteceu.
Quando eu perdi o primeiro Zico, foi a mesma coisa. Eu não imaginava que a vida me ofereceria outra pessoa, que me despertasse novamente o sentimento de ser fã. E mais uma vez, aconteceu.

No jogo contra o parmêras, eu voltei a ser o mesmo Serginho da viola, motoqueiro, dos anos 80. Pela televisão, eu via o Galinho, que não era o Galinho, mas que estava fazendo em campo todas as mesmas galinhagens, que o Galinho fazia e tanto fazia se era no seu terreiro, ou no terreiro dos outros.
Fantástico, extraordinário! Os caras fecharam a entrada esquerda da área, com quatro jumentinos acavalados, mas, o “Galinho de Majdanpek” resolveu resolver a parada e tocou a bola pra Juan, já se posicionando mais à frente, para receber, fintar os suínos e, com um belo arremesso de três pontos, colocar a redonda de chuá, na cesta inimiga.
Fazer o que, cambada de porcos? Era o PetkoZico!!!!.....Vocês tinham que derruba-lo, que coiçá-lo, que esmurrá-lo, que esfaqueá-lo, que tê-lo acertado com um míssil teleguiado, antes que ele destilasse sua genialidade em gol.
Mas, pobre seria o futebol, se não fossem esses gênios, a fazerem com a bola aquilo que, um jogadorzinho merdeléte e furinguéte só vê, quando se passa na sua frente, sem que ele consiga evitar e depois revendo o vídeo em casa, na sua TV.

Amigos, bróderis e bróderas; Eu estou achando que o sumpaulo vai pegar uma verdadeira moleza, nesse final de campeonato. Vejamos:

O Flamengo pega o Caldo Knorr Mineiro, fora de casa. Eu, particularmente, acho que da pra meter uns 2x0 neles, com mais uma bela atuação do “Galinho de Majdanpek” e mais uma atropelada do nosso Adriano Itajara. Depois o Naufrago (fora), dá pra passar o carro neles também. Aí vem o Boiás (em casa) e eu também acredito numa sarrafada. Depois o Mengão pega o gambá, que é freguês de caderno, mas, o jogo é lá e, por causa do travesnaldo, eles não vão deixar ingressos pra Nação e vão querer jogar tudo. Vai ser uma foda no cu,....digo,....na mariola de Creuza, mas, dá pra ganhar! E por fim, fechamos o caixão em casa, contra os machos pelotenses do “Sueli”. (Time do “sul eliminado”).
Eu acredito que vamos ganhar todos os 15 pontos a serem disputados, mas, temos que analisar o outro lado do disco. O lado “B” (o lado Bambi).

Elas, com cinco pontos a nossa frente, pegam na trolha baiana do Vitória (em casa), sentam na guemba do bostafogo (fora), agasalham o quibe do Goiás (fora) e por último, empanam a salsicha do Sport (em casa). mas, sinceramente: Dá pra acreditar que alguma dessas quatro mariolas possa tirar pontos dos bambis?
É como acreditar que burrinho burrichello vá ser campeão do mundo,......digo,....vá ser vice campeão do mund......digo,.....é como acreditar que ele seja “piloto”, mesmo que de formula gordini, ou que o Maguila seja campeão mundial na categoria “Peso Bacon”.

Pois é. Eu detestaria ter que ouvir aquela frase uma terceira vez:
_É, Sérgio,....em matéria de “Hexa”,....é o segundo que você perde!

Mas, se eu fosse o presidente do Mengão, ao invés de ficar falando merda e querendo denunciar, eu procurava o “Malaquias”, este ilustre funcionário padrão, cuja carteira de trabalho comprova que já teve vínculos trabalhistas com todos os clubes do Brasil e lhe confiava uma outra mala branca, preta, azul, ou de outra cor qualquer (menos rosa, que é a “mala do bambi”), cheia da mais limpa grana suja, que é a moeda corrente no meio futebolístico e bancava suas visitas, às cidades, dos clubes que ainda vão enfrentar os nossos rivais ao título e aplicava-lhes uma over dose de doping financeiro. Pronto,...estava resolvido!
É aquele ditado: “Quem com mariola fode, com mariola será fodido!”
Vai lá e diz pro “Zé Roscófi”, que joga no time que vai enfrentar os rivais:
_Ganha o jogo que eu te dou uma grana forte e ano que vem, te levo pro Flamengo!!

Depois leva porra nenhuma!........Ou leva, pra fazer companhia aos Fernandinhos e ao Ives.
Lembram quando o florminenC contratou dois jogadores do Volta Redonda, antes da final do estadual contra eles? Um, foi o goleiro Lugão. Depois alegaram que o cara tinha problemas no coração e deram-lhe um pé na bunda.
Todo mundo sabe que a bateria da escola toca assim, então, pega a porra do bumbo, pega a porra da maceta, bate na porra do ritmo e não atravessa a porra da marcação na porra da avenida!!

Afinal de contas, o que é uma “Mala”??
Uma “Mala”, pode ser um presidente que abre a boca na hora errada. Pode ser um time de bambis que, por anos, é ajudado pela árbitrairagem e quando não é, reclama. Pode ser um time que, traz seu próprio juiz para o jogo e vê o goleiro adversário defender dois pênaltis marcados por ele. Uma “Mala”, pode ser até a mulher de qualquer um, de acordo com o que ouvimos do padre em todos os casamento:
“_Senhor fulano,....o senhor promete “a mala” respeita-la até que a morte os separe?”

Pra terminar; Tem uma coisa que vai me deixar muito triste. Vai ser quando meu segundo Zico parar de jogar.
Então, já era pra diretoria estar pensando num terceiro Zico (guardadas as devidas proporções), um novo Ídolo. É preciso descobrir a nova encarnação do Dalai Lama e levá-lo ao trono, pra que os “os filhos deste solo Rubro-Negro”, não fiquem por muito tempo órfãos de gênio.

Observações:
-Em final de temporada, o parmêra já contratou o Valdívia e o gambá contratou o FedorentoFrederico. Os Bambis já estão de olho em Marmelinho Paraíba. Quer dizer: Já possuem um camisa 10 para 2010. E nós? Acho que ainda teremos um Camisa 10=43 em 2010,......mas e em 2011???
-As melhores zagas, só têm jumentinos acavalados, com mais de 1,90, de razoável técnica, mas que, da gengiva pra baixo, acham que tudo é canela.
-Os times de melhores ataques e campanhas, jogam com um bom camisa 10 e um camisa 9.
-Cadê os nossos olheiros?
______________________________

Este texto teve o patrocínio de
-----Detergente Çangue Bão-------
Tira qualquer mancha da camisa...
menos a mancha da segunda divisão!