quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Coluna do Ricardo Perez.


Intrigava-me, e acredito que também intrigava a grande maioria de vocês, olhar para o papel e perceber que, apesar de nosso elenco não dever nada a nenhum outro, o resultado prático disso não aparecer. Nossa oscilação na tabela e as atuações dentro de campo teimavam em nos mostrar o contrário. O time não decolava.
Isso se dava porque nosso time tinha cabeça, tronco e membros, mas lhe faltava CORAÇÃO.
MAS, AGORA, ELE TEM!
O nosso treinador, que conviveu anos com o que já houve de melhor em matéria de Flamengo, soube unir o grupo e lhe devolver o batimento cardíaco. Trouxe de volta aquela vocação pelo ataque, a característica da luta e a busca incessante da vitória.Se o Flamengo ainda está em sexto, não é por culpa do Andrade nem dos jogadores, mas daqueles que mantiveram um outro treinador sem a menor identificação com o clube e com um péssimo relacionamento com a maior parte do elenco. Hoje em dia, parece claro que, se o Tromba estivesse desde o início no comando da equipe, estaríamos muito mais próximos da conquista desse caneco.
É evidente que as chegadas do Maldonado e do Álvaro foram determinantes para dar o equilíbrio que faltava à equipe. Somado a isso, o Adriano resolveu entrar na linha, o Zé Roberto finalmente estreou (e tem corrido como se fosse o Toró) e o Pet tem dado o exemplo de profissionalismo que os mais jovens precisavam. Se ele, aos 37, corre e até exerce marcação durante os noventa minutos, todos os outros tem que correr e marcar igual. E o Gringo tem simplesmente desequilibrado. É um dos grandes responsáveis, senão o maior, por exibirmos hoje o MELHOR futebol da competição. Sim, amigos, esse Flamengo de hoje joga o MELHOR futebol da competição. E parece que a nossa torcida já percebeu isso.
Mesmo com o Rio vivendo uma semana inteira de clima paulista com frio e chuva, no momento que entrei pelo túnel do estádio com o jogo já começado (uns dez minutos) pelo atraso da equipe de fotógrafos que havia combinado encontro comigo, o que vi foi aquela MASSA ensandecida em vermelho e preto lotando arquibas e cadeiras, sem fugir da chuva. E, dentro de campo, o que havia era um São Paulo acuado, medroso e que pouquíssimas vezes conseguiu chegar até a nossa área. Tomamos o gol num bico dado pro alto que acabou dando certo, no único ataque dos caras, em um primeiro tempo que dominamos amplamente.
Mas, quando veio o segundo, viramos o placar com a autoridade, a naturalidade e a justiça de quem foi superior o JOGO INTEIRO. Táxi de ida e volta: R$ 50,00; copo de mate Leão: R$ 3,00. Ganhar do SP, de virada, com eles chiando por causa da arbitragem e com um gol de pênalti, em que o juiz manda voltar a cobrança, punindo uma irregularidade (que ele comete em TODAS as cobranças) do Rogério Ceni, NÃO TEM PREÇO!
E agora chegou a hora de encararmos o líder. O “escolhido” da vez. O poderoso “Parmera” do treinador tri brasileiro. Jogo difícil? Com certeza! Mas este Flamengo que temos tido o prazer de assistir vai para lá pensando em vitória. E vai pensando em vitória porque sabe que é capaz de trazê-la. Tem personalidade e qualidade para consegui-la.
Se perdemos o BRAVO Everton, temos um jogador com a qualidade e experiência do Juan para substituí-lo. Se o Álvaro não tiver condições para esse jogo, podemos recuar o Airton e fazer entrar o Toró. E tenho muitas esperanças que o nosso Imperador tenha condições de jogo para domingo. Vontade de jogar estou certo que não lhe falta.
No ano passado, nossos adversários nos deram TODAS as chances possíveis para que terminássemos a competição dentro do G4 e nos recusamos a aceitá-las. Este ano, não podemos e NÃO VAMOS cometer os mesmos erros.
Os resultados da última rodada nos foram totalmente favoráveis e ficaram todos eles ao alcance das nossas mãos. Até mesmo para o líder a distância pode ser reduzida a seis pontos, faltando ainda nove rodadas para o fim.
SERÁ QUE AINDA TEM ALGUÉM QUE OUSA DUVIDAR?
Para esse Flamengo das últimas rodadas tudo é possível. Afinal, amigos, o “Time da Moda” agora, SOMOS NÓS!
PRA CIMA DELES, MENGÃO!!!
PS: Fiquem atentos para as promoções do nosso novo patrocinador ALE no site http://www2.ale.com.br/dale-mengao/index.jsp. Vale a pena conferir e ainda serão distribuídos prêmios.