quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Coluna do Ricardo Perez



Final de Copa do Mundo, abertura e encerramento de uma Olimpíada no Maior e Mais FLAMENGUISTA de todos os palcos. A NOSSA CASA !!! PRO MUNDO INTEIRO.

Eles VÃO TER QUE esquecer os recalques, inveja, despeito e as manobras de propaganda enganosa que se habituaram a fazer e passar a falar dos eventos esportivos que se realizarão AQUI.
E quando se fala em esporte e Rio de Janeiro é absolutamente IMPOSSÏVEL deixar de se referir ao clube que ocupa o coração de 54% da população desse estado. É impossível deixar de falar em FLAMENGO ! Daqui pra frente o Brasil é Rio e o Rio é Flamengo.

Que ironia, não é mesmo?

Apesar de toda a propaganda que fazem dos de lá, as maiores festas da história do esporte no país se realizarão aqui. O MUNDO inteiro nos próximos sete anos estará olhando pra cá. Deve ter gente na “Argentina Brasileira” se rasgando de raiva.

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

E como as despesas com a Olimpíada serão monstruosas, queria deixar aqui uma sugestão que pode diminuir sensivelmente um desses gastos:

Para a festa de abertura poderíamos colocar o público sentadinho no gramado em cadeiras improvisadas e convocar a torcida do Flamengo para fazer sua festa nas arquibancadas. Sairia muito mais barato, não precisaria de ensaio e nada que se faça em matéria de festa seria tão impactante, sincronizado e bonito.


QUE ESPETÁCULO FANTÁSTICO !

e foram oitenta e dois mil no Maraca no último domingo, estejam certos de que cabem, pelo menos, mais cinquenta mil pessoas, além da carga máxima de ingressos normalmente disponibilizada. Enquanto nas áreas verde, amarela, azul e branca do nosso lado não se via nenhuma das quatro cores (apenas um IMENSO e uniforme tom RUBRONEGRO), do lado tricolor não havia mais do que cinco mil testemunhas do nosso passeio.

E o segundo tempo realmente foi um passeio. Poderia ter sido até de muito mais se o goleirinho deles não tivesse operado alguns milagres ou se o juiz não tivesse invalidado o nosso terceiro gol (que na realidade foi CONTRA), impedindo que mantivéssemos a nossa média de três das últimas rodadas.

Dentro da imprevisibilidade que caracteriza o futebol, não dá para se garantir nada, mas é inquestionável que estamos jogando um futebol digno de G4.

Leo Moura subiu MUITO de produção; Zé Roberto idem; o Pet deu seu toque de genialidade em um setor que se limitava à marcação; e o Adriano está feliz. E quando o Adriano joga feliz, amigos, normalmente a gente fica também.

E também nos deixa feliz perceber que FINALMENTE voltamos a ter um treinador que tem entendimento do que acontece dentro de campo no primeiro tempo para mudar no intervalo. E mudar pra melhor. MUITO melhor !

Nossa equipe começou jogando em um 4-3-3 clássico e o nosso meio de campo ficou restrito ao Maldonado e Aírton para a marcação. O tricolor se aproveitava disso e o jogo ficou equilibrado. Mas Andrade promoveu entrada do Wiliams, resolveu o problema e o jogo se tornou fácil. Simples assim ! Há quanto tempo não víamos isso acontecer? Acho que desde a época do Joel.


Sem falar na recuperação do Zé Roberto que é INDISCUTIVELMENTE mérito do nosso Tromba. O Flamengo, há bem pouco tempo, queria dar o Zé Roberto de graça e ninguém queria. Pois o Andrade, na base da conversa, o tem transformado em um jogador decisivo para a equipe.

Gostaria de chamar a atenção de vocês para um detalhe que me parece da maior importância. Em toda grande equipe que conquista títulos importantes, há jogadores que se destacam em determinada partida e na seguinte não vão tão bem assim. Mas, aí, aquele outro, que não tinha ido tão bem na partida anterior, joga muitíssimo bem na seguinte e a equipe mantém a eficiência. Estamos vivendo exatamente essa experiência neste momento.

Pet joga pra cacete em uma partida, na seguinte não aparece tanto, mas aí é a vez do Zé ser decisivo.

Everton tem jogado como quem está agarrado à camisa titular sem querer soltar, Maldonado tranqüilizou e humanizou nosso meio, Álvaro reacertou a defesa ( invicta há 6 jogos), Angelin voltou a jogar como antes, o banco tem muita gente boa querendo voltar (Juan, Toró, Wiliams) e as nossas esperanças começam a tomar forma. Principalmente quando somado a tudo isso vemos Adriano exibindo a forma que está.

Esse mesmo Adriano que o treinador da nossa Seleção resolveu nos privar em momento tão importante. Com o Brasil já classificado e o Brasileirão em sua reta final foi, no mínimo, falta de respeito aos clubes que contam e mantém esses jogadores.

Adriano é o artilheiro do Brasileirão e um dos maiores atacantes (a matada de canhota e a definição com a cega no segundo gol foram um colírio) do mundo. Vai fazer uma falta du cacete. Principalmente se o Denis Marques reeditar o que vem fazendo. Tá difícil de aturar !

Mas precisamos ter paciência e apoiar. Esses dois jogos serão FUNDAMENTAIS e vaiá-lo só vai fazer o efeito contrário ao que desejamos. Ele vai jogar em sua real posição, sem se sentir intimidado pela presença do nosso Imperador e talvez assim mostre alguma coisa parecida com o que já vimos dele na época que jogava no genérico paranaense. Vamos precisar muito de um bom desempenho seu nesses dois jogos que faremos desfalcados do nosso artilheiro.

Sem falar que o jogo de hoje deve ser escamado, tem um monte de jogador pendurado e não podemos nos dar ao luxo de perder mais ninguém para sábado, quando vamos encarar um concorrente direto como o São Paulo.

O nosso ano que vem vai depender MUITO do que vai acontecer nestas duas partidas e nossa equipe VAI TER QUE mostrar que é forte mesmo sem o seu melhor jogador. Se tiver personalidade bastante ( e eu acho que tem) para encarar esse desafio e se sair bem, aconselho aos frequentadores dos nossos jogos que comecem a procurar pelos ingressos das próximas rodadas assim que forem colocados a venda, sob pena de terem que acabar assistindo nossas partidas pela TV. O Maraca vai ficar pequenininho.

PRA CIMA DELES, MENGÃO !!!