segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Amigos São Paulinos.



Para mim o futebol só tem graça quando podemos encarnar nos torcedores adversários. É essa gozação, essa brincadeira não ofensiva mas feroz, que dá a graça. Por isso, inclusive, que eu não consigo entender quando se diz que os campeonatos regionais tem que acabar. Segue abaixo o email que mandei para todos os são paulinos do meu arquivo de endereços eletrônicos. Estou esperando as respostas, porque algumas virão, com certeza.....



Amigos São Paulinos,


Alguns jogadores e o técnico do São Paulo saíram de campo reclamando da arbitragem. Me uno a eles neste protesto. O São Paulo devia ter acabado o jogo com 9 em campo. Duas faltas eram para expulsão imediata, sem direito ao intermediário cartão amarelo ! O penalty foi um bico na panturrilha do jogador rubronegro. Deve ter doído muito, e a falta foi clara. Dentro da área, penalty . Na TV, reprisada centenas de vezes, o Ceni está um passo gigantesco a frente da linha antes do Pet tocar na bola. Tinha que voltar mesmo. Lindo foi ver a torcida gritando o nome do Pet antes da segunda cobrança. O esquisito é que estes lances vinham acontecendo sempre contra o Flamengo. Hoje, beneficiaram o time da Gávea. Vamos torcer para que os são paulinos não se transformem nos botafoguenses chorões da época do Cuca e do Bebeto de Freitas. O que aconteceu em campo foi um banho de bola, do futebol de habilidade e voltado para o ataque contra um time acovardado e faltoso. Acho até que entre o empate do Flamengo e o segundo gol o São Paulo equilibrou o jogo, que se transformou de novo em um bom espetáculo. Depois do segundo gol, só deu Flamengo de novo, porque o São Paulo estava desacostumado de jogar pra frente, e teve que sair para o ataque. Mesmo assim, foi devagar.
Curiosamente, pude assistir ao Brasil e Alemanha no Sub-20. O time não repetiu outras grandes atuações anteriores, mas jogou no ataque o tempo todo. E quase perdeu o jogo para uma Alemanha forte (ganhou tudo nas categorias de base européias com este time e esquema), mas que jogava com 9 atrás da linha da bola.
Mas os deuses do futebol estavam atentos ontem. Seria uma grande injustiça o Brasil ser derrotado ontem. Como seria se o Flamengo tivesse acabado o jogo em desvantagem. Perto do final do primeiro tempo (38”, se não me engano) o Flamengo tinha finalizado 12 vezes contra 2 do São Paulo. No final do segundo tempo o São Paulo tinha 7 faltas a mais que o time rubronegro. E eu precisei rever o jogo inteiro (eu gravo, revejo) para escrever este email. Que não é uma “encarnação”, simplesmente. É feito com a esperança de que, quem quer que ganhe o campeonato este ano, não seja com um futebol eficiente mas burocrático, e sim com um futebol destemido e ofensivo.

Ontem a cidade do Rio estava um caos com a chuva (uma verdadeira garoa paulista na hora do jogo), uma lamaçal tremendo perto do estádio, e mesmo assim compareceram mais de 60 mil torcedores. Incluindo um amigo São Paulino que ficava me mandando SMS durante o jogo. Deve ter gritado muito, porque depois emudeceu....

Abraço e Saudações Rubro Negras !

PS:Victor, manda pra nos o "direito de resposta" deles, se mandarem alguma e claro!

PS: So pra lembrar tambem, que o Maracana foi castigado pelas chuvas e deu um SHOW DE DRENAGEM.
CHUPA COLORADOS!