quarta-feira, 2 de setembro de 2009

SEGUNDO TEMPO!



Vocês acreditaram que o Emerson iria ficar? Eu não! Gostaria muito que ele ficasse e cumprisse seu contrato até o final, mas não me iludi em nenhum capítulo dessa novela. Estava na cara que era mera questão de tempo. Sem falar que certamente sua família não lhe permitiria tamanho desprendimento. É evidente que fizeram pressão e confessaram que pelos 17 MILHÕES, em dois anos, estariam dispostos até a se converter ao Islamismo. No primeiro instante, a gente chama o cara de mercenário e passa a imaginar que todas aquelas declarações de amor pelo clube não passavam de uma forma de conquistar simpatia. Mas basta que reflitamos um pouquinho para deixarmos a hipocrisia de lado e entendermos o lado do jogador. Ele é um profissional e a oferta realmente foi irrecusável.

Emerson, enquanto esteve aqui, se dedicou como nenhum outro, foi de grande importância para a nossa equipe, e já promete até voltar em menos de dois anos. Portanto, merece todo o nosso respeito e portas abertas.

Sempre que nossos atletas se deslocam para as baixas temperaturas, tão comuns por lá, somos nós que sentimos friozinho em nossas barrigas por aqui.Exatamente por isso é que a espera por esta próxima partida contra o genérico sulista vai nos fazer ganhar mais alguns fios de cabelos brancos e afiar os dentes pelo atrito com as nossas unhas.

Mas dá pra ganhar. Se o time jogar com a dedicação, atenção e aplicação do último sábado, dá para ganhar. E, se ganhar, encosta de novo. O jogo seguinte é contra o Sport (que, se Deus quiser, ano que vem voltará ao lugar que lhe cabe no cenário Nacional) aqui no sábado, em mais uma partida de três pontos obrigatórios, possivelmente já com o Maraca abrigando mais de 40 mil.

Nossa defesa tem sido um problema, mas eles não se resumem apenas à defesa. Nosso problema maior são os desfalques de quem dava proteção a ela. Qual equipe deste Brasileiro poderia prescindir de jogadores com a importância e capacidade de marcação de um Toró, Kleberson (nisso ele é bom), Juan, Leo Moura, sem falar da perda definitiva do Ibson e das seguidas suspensões de Airton e Wiliams? Se ano passado sucumbimos quando nossos craques saíram pela tal janela, este ano estamos sofrendo porque eles caíram dela. Ficamos com mais de meio time no estaleiro.

E agora o Dunga nos priva do Adriano. E pior, o próprio Adriano nos priva do Adriano. Ao deliberadamente PROVOCAR aquele INJUSTIFICÁVEL cartão amarelo, deixou claro que seu interesse estava apenas na Seleção. Tão irresponsável e desnecessário como este último cartão do Leo Moura. Os dois mereciam multa e repreensão da diretoria, se tivéssemos uma, é claro.

Em compensação tivemos FINALMENTE a estréia do Zé Roberto e a confirmação do renascimento do Pet.Confesso que tinha sérias dúvidas quanto ao desempenho de um jogador de 36 anos e há seis meses sem jogar. Temi que isso não passasse de mais uma “engenharia financeira” e o Pet fosse apenas mais um ex-jogador que viria para se despedir. Me enganei, REDONDAMENTE !

Para quem ficou grande parte do primeiro turno contando os pontinhos que faltavam para entrarmos no G4 ou chegarmos à liderança é triste hoje em dia ver muitos de nós esperando apenas pelos 15 pontos que faltam para nos livrarmos, MAIS UMA VEZ, de um abismo com sotaque já tão Carioca. Não penso assim e continuo acreditando em algo melhor. Título realmente tem ficado cada vez mais distante, mas a campanha do São Paulo no ano passado nos mostra que é possível. Improvável, mas possível. Estamos a 7 pontos do G4. Nós mesmos já fizemos bem mais do que isso há dois anos atrás e com muitos destes mesmos jogadores que ainda estão por aqui. Me arrisco até a afirmar que, COMPLETA, esta equipe é ainda mais qualificada tecnicamente do que aquela. O que é preciso resgatar é a mesma UNIÃO e TESÃO que a outra demonstrava.

Por que então deixar de sonhar tão cedo? Desacreditar neste momento seria o mesmo que sairmos do estádio no intervalo diante de um placar adverso ou desligar a TV antes de começar o segundo tempo.
E em coração de RUBRONEGRO sempre vai existir aquela pontinha de esperança. Isto é inerente a todos nós. É aquela vozinha lá no fundo dizendo que ainda dá. Por mais improvável que pareça, ainda dá.
Foi assim em 2005 quando nos livramos de um rebaixamento que a arco-íris já dava como certo, foi assim em 2007 quando saímos da lanterna para conquistar a vaga na Libertadores e, seguindo a progressão aritmética, ainda podemos continuar esperando por mais em 2009.A um flamenguista não é dado o direito de desistir antes do final. A história mostra que não. Podemos (E DEVEMOS) cobrar mais empenho, mais seriedade, mais atenção, mais dedicação e profissionalismo. Desistir, NUNCA !!!

PRA CIMA DELES, MENGÃO !!!

E por falar em confiança vou deixar aqui um relato EMOCIONANTE e que serve de exemplo para todos nós:

Quando o MAIS QUERIDO joga, nos reunimos e vamos assistir na casa de nossos familiares, quando vencemos comemoramos até altas horas da noite cantando Toré e quando perde vamos cada um para sua casa triste, porém sem deixar a confiança abalada.Temos fome de vencer, somos unidos e venha o que vier enfrentaremos todos juntos. Nossa união é que faz a diferença. A cada passo que o Flamengo dá, nós estamos orando para que ele sempre vença todas as dificuldades, por isso estaremos sempre aqui torcendo de corpo e alma, se for possível até no outro mundo.
Carlos André – Aldeia Kariri Xocó (Porto Real do Colégio-AL)